domingo, 12 de setembro de 2010

Yamaha Stryker Star 1300 2011 - Pancadaria controlada


(Extraído do www.vrum.com.br)
A Yamaha apresentou, na última quarta-feira, a inédita e nova motocicleta Stryker 1300, já como versão 2011, tornando-se a mais nova integrante da família Star, que começa com motores de 250cm³, indo até 1.900cm³ e tem como representante no Brasil a Midnight Star 950. A nova motocicleta obedece aos padrões custom/cruiser, com grande distância entre-eixos e baixa altura do banco e do quadro em relação ao solo, além de posição de pilotagem com braços e pernas mais esticados. É a chamada categoria longa e baixa, que tanto agrada ao consumidor americano e para onde foi claramente direcionada pela marca japonesa, embora, também, vá atingir outros mercados.

A nova Stryker 1300 chega para combater o avanço de outra japonesa, a Honda, que lançou, em janeiro de 2009, o modelo Fury 1300, que rapidamente conquistou expressiva fatia no segmento. É uma briga nipônica (até como sugere o nome, Stryker, que significa algo como pancadaria), dentro do mais cobiçado mercado custom/cruiser do mundo, que também tem a Harley-Davidson como uma espécie de competidora principal, em que as outras se baseiam. Outra característica do novo modelo é que representa uma reação da marca frente à crise mundial, que reduziu as vendas e os lucros. A nova Stryker chega com o primeiro pacote de lançamentos, que inclui a Super Ténéré 1.200, já como modelo 2012, a R-1 e a FZ-8 como modelos 2011 no mercado americano.

Estrada Com dimensões avantajadas e nada menos que 293kg, a Stryker 1300 é um modelo projetado para as estradas. De preferência bem lisinhas e sem buracos, exatamente como as pistas americanas. Para pisos com imperfeições, piloto e motos vão sofrer assim como no trânsito lento e engarrafado dos grandes centros. O grande volume e o garfo mais inclinado dificultam a circulação, que só é amenizada pela baixa altura, com banco a 660mm do solo, permitindo colocar os dois pés no chão sem qualquer problema. Na estrada, o piloto também pode contar com assento anatômico, de dois níveis, e pedaleiras posicionadas mais para frente, oferecendo mais conforto.

O figurino obedece à mesma e consagrada fórmula do segmento, com muitos cromados e motor de dois cilindros em V. A concessão fica por conta das rodas, em liga leve, com apenas cinco raios na dianteira, que tem aro de nada menos que 19 polegadas de diâmetro e pneus de perfil mais baixos. Já o pneu traseiro tem largura de 210mm, maior do que muito automóvel considerado esportivo. Além disso, o motor tem refrigeração líquida, ausente na maioria das legítimas Harley-Davidson, em quem se espelham, mas com radiador camuflado entre as vigas do quadro, sem dispensar as aletas de refrigeração dos cilindros para compor o visual.

Trator O motor mantém a quase obrigatória arquitetura de dois cilindros em V, com inclinação a 60 graus. Na alimentação, injeção eletrônica e quatro válvulas por cilindro. Para reduzir os níveis de vibração, a Yamaha adotou dois balanceiros ou contrapesos internos. Os dados de potência não foram divulgados, mas não fazem tanta diferença para o consumidor, que se importa mesmo com os níveis de torque, que como nos modelos do segmento são vitaminados em detrimento da potência. Basta acelerar para obter resposta, evitando as constantes trocas de marcha. Para tanto, o câmbio tem somente cinco marchas, com transmissão final por correia em vez de corrente.

A suspensão dianteira é por garfo telescópico, com tubos de 41mm de diâmetro. A suspensão traseira é do tipo mono. O freio dianteiro tem disco de 320mm de diâmetro, enquanto o traseiro tem disco de 310mm. O quadro, em tubos de aço, proporciona uma distribuição de peso na base de 45% para a dianteira e 55% para a traseira, deixando o guidão ligeiramente mais leve. O painel é em estilo vintage ou retrô, com velocímetro analógico. O tanque, com decoração tribal, tem capacidade para 15,1 litros. O para-lamas traseiro é envolvente e tem lanterna com luzes LEDs. O farol com bojo redondo e os escapes com saída dupla são cromados.

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