sábado, 25 de agosto de 2012

Roubos de Motocicletas: DNA Dot quer inibir ações de criminosos.

Apesar da retração do mercado, crimes permanecem em alta.
Segundo dados da Abraciclo (Associação Brasileira dos fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), o mercado de motocicletas apresentou uma queda de 17% no período de janeiro a julho, em relação ao mesmo período de 2011. Em contrapartida, a quantidade de roubos e furtos permanece em alta no setor.

De acordo com estatísticas da Polícia Militar, em todo o Estado de São Paulo cerca de 110 motos são roubadas todos os dias, número que cresce sobretudo entre os modelos de maior cilindrada.
Atraídos pelo bom asfalto, os motociclistas recorrem às rodovias para um passeio de fim de semana e são surpreendidos por quadrilhas especializadas nesse tipo de crime, que vem engordando as estatísticas. No caso das motocicletas premium, o alto valor e a raridade de suas peças é o que mais atrai os criminosos e impulsiona essa crescente onda de roubos.

Segundo a Divisão de Furtos e Roubos de Veículos e Cargas (Divecar), do Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic), o destino da maioria desses veículos são os desmanches.

De olho neste cenário, a DNA Security – empresa do Grupo DEKRA especialista em marcação de peças para o mercado automotivo – comercializa um sistema baseado na nanotecnologia que incide sobre um dos maiores motivadores de roubos e furtos de motocicletas no Brasil: a venda ilegal de peças.

O DNA Dot consiste na aplicação de até 7.000 micropontos em mais de 50 partes do veículo, o que torna sua remoção praticamente impossível. Cada um deles traz informações únicas sobre o bem marcado. Assim, a ferramenta reduz drasticamente a abordagem dos criminosos. “Quem rouba e furta motocicletas sabe que uma peça identificada é uma peça perdida, pois sua comercialização se torna economicamente inviável no mercado paralelo”, avalia Rosana Correia, gerente Comercial & Marketing do Grupo DEKRA Brasil.

Nos últimos anos, mais de 2.500 motos foram marcadas com os micropontos. Em uma média entre motos de alta e baixa cilindrada, esta quantidade representa cerca de R$ 17 milhões de bens protegidos pelo sistema da DNA Security. “Além disso, fazer um seguro para moto é muito caro e nem todos os proprietários podem arcar com esse custo. O DNA DOT tem o diferencial de ser uma opção de proteção a custo acessível”, completa Rosana.

O sistema é aplicado em forma de spray e garante a rastreabilidade do objeto marcado em qualquer parte do mundo. A identificação do legítimo proprietário é rápida, já que é feita por meio de um banco de dados disponível na internet. “Assim, o DNA Dot é uma ferramenta eficaz para inibir o roubo e inviabilizar a venda de peças no mercado clandestino. Além disso, os micropontos são invisíveis a olho nu, o que permite a marcação das peças mantendo sua originalidade”, conclui a executiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário