sábado, 22 de setembro de 2012

Nordeste comemora vendas

Nordeste comemora vendas
Montadoras, motopeças, concessionárias e quem sobrevive do setor de duas rodas comemoram bons números. 
Segundo dados publicados recentemente, a região nordestina puxou alta das vendas seguida pela sudeste. São Paulo, o estado com a maior frota do Brasil também passa por bom momento em relação às vendas. 

A indústria brasileira de motos bateu marca histórica de 20 milhões de unidades produzidas no país. Boa parte dessas motocicletas está no Nordeste e em São Paulo. Isso se deve a aceleração das vendas de motos no país a partir de 2004 atingindo excelente resultado agora, em 2012. Além da precariedade dos serviços públicos de transporte e facilidades que os governos deram para o financiamento, como o federal através do Banco Central, que liberou soma alta de recursos para esse fim.

O Nordeste brasileiro, antes ignorado pela maioria das montadoras, agora é a menina dos olhos de qualquer executivo com intenções de vender motos no país. Facilidades na instalação de fábricas, redução de impostos e outros benefícios colaboram para o crescimento. Porém, São Paulo ainda detém a maior frota, as maiores negociações e praticamente todas as empresas do setor. Por muito tempo, o estado paulista ainda será referência no setor motociclístico.

Dados mostram que, de 2005 a 2010 a participação do Nordeste nas vendas de motos no Brasil cresceu quase 15 pontos percentuais, passando de 20,3% para 34,2%. Já o Sudeste mostrou desaceleração no volume de negócios de 39,8% em 2005 para 34,1%, porém dessa porcentagem, mais da metade do volume de venda concentra–se apenas em São Paulo, dando ao estado a primazia de vendas de moto no Brasil.

Setor motociclístico do país tende a subir
Devido ao grande número de montadoras atualmente presentes no Brasil e novos negócios, a indústria da motocicleta é uma das que mais emprega e gera rendas para os brasileiros. Isso se dá ao incrível potencial de crescimento. Em 2011, o setor quebrou todos os recordes de produção. Em 2012, números significativos continuam aparecendo e crescendo cada vez mais, com excelentes projeções para os anos posteriores. Prova disso é a vinda de montadoras que até então fechavam os olhos para investimentos em terras tupiniquins. A BMW, Triumph e outras de peso já anunciaram instalação de fábricas no parque industrial do Amazonas. Montadoras chinesas e indianas também já sinalizaram investimentos para os próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário