terça-feira, 22 de julho de 2014

Dia Nacional do Motociclista tem o foco na segurança

“Hoje somente o capacete no Brasil é exigido por lei."

Fonte: Engenharia de Comunicação
Apesar da paixão pelo veículo duas rodas, todo motociclista sabe dos altos riscos de transitar nas movimentadas estradas e ruas do país. Por isso, no Dia Nacional do Motociclista comemorado em 27 de julho, o foco é segurança.
É certo que medidas de segurança não aumentam na mesma proporção que a quantidade de motos no Estado do Paraná, por exemplo, que registra aumento anual média de 70 mil veículos nos últimos quatro anos (Abraciclo). Foi um aumento de 684% na última década.
No último levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, o Brasil teve 12.480 motociclistas mortos em 2012, 9% a mais que em 2011.
A falta de educação no trânsito já é conhecida de todos e consenso: é preciso investimentos. O que reduziria drasticamente os acidentes: a tal moto-faixa não é realidade na maior parte do Brasil.

Outro paradigma cuja mudança caminha a passos lentos no Brasil é a utilização de medidas de proteção individual pelos motociclistas. “Na Europa chega a ser incomum encontrar motociclistas que não estejam com jaqueta especial, luvas, e até botas no momento de pilotar. Estes são os EPIs do motociclista e é preciso que ele tome consciência disso”, conta Alexandre Wunderlich, Gerente de Marketing da Laquila Motopeças.

Jaquetas com air bag, luvas, calças com tecidos especiais ganham o mercado brasileiro a cada dia, mas ainda encontram resistência da maioria. “Hoje somente o capacete no Brasil é exigido por lei. Precisamos avançar neste ponto também”, conta Alexandre.
Amauri Dias dos Santos é motociclista há 25 anos, percorre 70 km por dia e para ele vestir os EPIs do motociclista é como colocar o cinto de segurança ao dirigir um carro. “Não abro mão desta proteção”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário