domingo, 27 de julho de 2014

Davis Guimarães domina prova da MX3 na Copa MG de Motocross

Davis Guimarães

Escuderia X conquista cinco pódios no GP São Gonçalo do Rio Abaixo disputado neste fim de semana

Fonte: X Motos do Brasil
Os pilotos da Escuderia X conquistaram um lugar no pódio em cinco categorias do GP São Gonçalo do Rio Abaixo, válido pela terceira etapa da Copa Minas Gerais de Motocross e disputado neste fim de semana, 26 e 27 de julho. Com baterias marcadas pela chuva e o terreno pesado, o chefe de equipe, Cale Neto, avalia de forma positiva a participação da equipe nesta prova que serviu de preparação para a continuidade nos campeonatos nacionais. "Conseguimos alcançar nosso principal objetivo, que era quebrar esta período sem competições", afirma Cale Neto.
Davis Guimarães dominou a bateria da MX3 disputada na manhã de domingo, 27. O piloto da Escuderia X venceu a prova com uma vantagem de quase dois minutos para o segundo colocado, o mineiro Cirilo Gomes. "Este resultado demonstra que minha preparação neste período foi feita de maneira correta. O foco agora é reconquistar a liderança do Brasileiro de Motocross e, consequentemente, o título do campeonato", avalia o piloto.

Jetro Salazar terminou em quinto colocado na somatória das duas baterias da MX1. O piloto gostaria de ter alcançado uma posição melhor, mas comemora o término da etapa sem lesão e com os testes completos em sua moto. "Foi um fim de semana ruim para mim, mas o importante é que não me machuquei. Fiz os testes que precisava e serviu como um bom treino para os próximos compromissos no Arena Cross e no Brasileiro de Motocross", comenta. Jetro está em terceiro da classe Pró e em segundo na categoria MX1 destes campeonatos, respectivamente.

Pepê Bueno fez sua estreia na equipe da X Motos do Brasil conquistando o segundo lugar na classe Junior, em prova disputada no sábado, 26. No domingo, 27, pela MX2, Pepê largou bem, mas acabou abandonando ambas as baterias da categoria. Já Léo Almeida ficou com o segundo lugar na classe 85cc depois de uma prova que teve interrupção e seu tempo reduzido de 15 para 10 minutos devido às condições da pista. Na Intermediária, no sábado, Mauriti Junior terminou a prova na quarta colocação.

Dando sequência ao calendário de competições, os pilotos da Escuderia X disputarão a quarta etapa do Arena Cross em Jundiaí, São Paulo, em 9 de agosto, e a terceira etapa do Brasileiro de Motocross em Canelinha, Santa Catarina, na semana seguinte.

Resultados:

MX1
1º) Antonio Balbi Júnior
2º) Rafael Faria
3º) Jean Ramos
4º) Humberto Martin
5º) Jetro Salazar | Escuderia X Brasil

MX3
1º) Davis Guimarães | Escuderia X Brasil
2º) Silas Cirilo Gomes
3º) Tiago Bueno
4º) Alexsandro de Almeida
5º) Antônio Augusto

85cc
1º) Frederico Spagnol
2º) Leonardo de Almeida | Escuderia X Brasil
3º) Yuri Campelo
4º) Carlos Tavares
5º) João Henrique de Oliveira

Junior
1º) Fábio Aparecido
2º) Pepê Bueno | Escuderia X Brasil
3º) Gabriel Lucas
4º) Vitor Igor
5º) Carlos Antônio

Intermediária
1º) Otávio Pelegrino
2º) Renato Hermann
3º) Gustavo Beazim
4º) Mauriti Junior | Escuderia X Brasil
5º) Arthur Rodrigues

Guilherme Cascaes vai ao pódio pelo Brasileiro de Enduro de Regularidade

Emerson Lott

Piloto do Team Rinaldi confirma terceiro e quarto lugares em Santa Catarina; Emerson Loth “Bombadinho” é segundo colocado neste domingo

Fonte: Mundo Press.
Guilherme Cascaes foi ao pódio do Enduro das Neves, realizado neste final de semana pelo Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade para motocicletas em Braço do Norte (SC). O piloto do Team Rinaldi confirmou terceiro e quarto lugares, sendo que as provas foram válidas pela 11ª e 12ª etapas do calendário nacional. Emerson Loth, o Bombadinho, foi o segundo mais rápido na disputa deste domingo.
O percurso foi formado por 315 quilômetros (185 km no sábado e 130 no domingo). Competindo em casa, o catarinense Cascaes resumiu o final de semana. “Foi bastante puxado, com médias apertadas e muita trilha. No sábado, sofri algumas quedas e hoje a prova foi bem rápida, definida em detalhes”, relatou o piloto, destacando o evento como um dos mais técnicos do ano.

Bombadinho teve contratempos no sábado. “Eu estava andando forte e bastante concentrado, mas com pouco mais de uma hora de prova entrou um barbante no pinhão da moto, o que estourou o retentor e provocou o vazamento de quase todo óleo do motor. A embreagem derreteu e tive que abandonar. Fiquei bastante chateado”, lamentou o piloto. “Voltei para a disputa de hoje confiante e fiquei em segundo lugar na etapa. O final de semana teve médias altas e muita navegação”, concluiu.

A dupla utilizou pneus Rinaldi dos modelos SR 39 para a traseira e HE 40 para dianteira das motos. A 13ª e 14ª etapas do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade estão marcadas para os dias 27 e 28 de setembro, em São Paulo.

Gas Gas Racing Team segue firme na liderança do Mineiro de Enduro FIM

Ripi Galileu

Ripi Galileu é segundo colocado da E1 e Rigor Rico sobe no pódio da E2 em quarto lugar na sétima etapa, em Lavras

Fonte: Mundo Press
A Gas Gas Racing Team segue firme na liderança das principais classes do Campeonato Mineiro de Enduro FIM para motocicletas, cuja sétima etapa foi realizada neste domingo em Lavras (MG). Ripi Galileu foi o segundo mais rápido da corrida da E1, enquanto Rigor Rico subiu no pódio da E2 em quarto lugar. Os irmãos são os atuais campeões mineiros das respectivas categorias.
“As especiais estavam ótimas para acelerar, a prova teve bastante trilha e trechos rápidos. Andei muito solto e me senti bem na moto”, comentou Ripi Galileu, que pilota a motocicleta Gas Gas EC 300 dois tempos.
Rigor Rico competiu com a Gas Gas EC 250F e imprimiu forte ritmo, apesar de um contratempo. “Estava liderando a prova, mas na segunda volta tive problemas com o abastecimento da moto. O erro custou caro e fiquei sete minutos parado, consegui voltar e recuperar a quarta colocação. A moto estava 100% e, apesar do problema, foi uma das minhas melhores provas do ano em termos de desempenho”, finalizou o piloto.

O Campeonato Mineiro de Enduro FIM é formado por 12 etapas e a próxima está marcada para o dia 16 de agosto na cidade de Rio Acima. A Gas Gas Racing Team conta com o patrocínio de Rinaldi, ASW e Vedamotors e utiliza motocicletas das linhas de dois e quatro tempos nas competições. Para mais informações sobre as motos e a rede de revendedores Gas Gas no Brasil, onde é possível conferir de perto os modelos 2014, acesse o site oficial: www.gasgas.com.br .

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Escuderia X quebra jejum de provas em Copa Minas de MX

Time da X Motos do Brasil disputará a etapa em São Gonçalo do Rio Abaixo neste fim de semana

Fonte: X Motos do Brasil.
Os pilotos da Escuderia X voltam a disputar uma prova de motocross neste fim de semana, 26 e 27 de julho, em São Gonçalo do Rio Abaixo. O time da X Motos do Brasil fará da terceira etapa da Copa Minas Gerais de Motocross uma quebra na longa pausa de mais de 60 dias imposta no calendário dos campeonatos nacionais. "Seriam praticamente dois meses sem provas, o que eleva muito a ansiedade de pilotos e mecânicos. Como surgiu a oportunidade de disputarmos a Copa Minas, vamos aproveitar para colocar os pilotos na pista e testar as motos", diz Cale Neto, chefe de equipe.
A quebra no ritmo de competições, por outro lado, deu margem para o melhoramento no condicionamento dos atletas, auxiliando também nos acertos de equipamentos. "Teremos uma sequência exaustiva de provas em agosto e setembro. Portanto, este período, de certo modo, nos ajudou a fazer diversos acertos: físico e técnico", resume Davis Guimarães, coordenador técnico e piloto da MX3. "Como atleta, tive tempo para me preparar e isto aumenta a chance de vitória. Minha suspensão foi refeita pelo Serginho (Serginho Suspensão) e fiz alguns ajustes no motor", completa Guimarães.

Jetro Salazar e Juan Torres trabalharam no aprimoramento da moto de corrida e estão levando para Minas Gerais um set reestruturado. "É praticamente outra moto do que tínhamos até agora. Com o auxílio de Naveen (Dassanayake, especialista em Honda), mudamos o mapa do motor e montamos uma moto com muito torque", afirma Torres.

Para Jetro Salazar, testar este equipamento de corrida será a chance de fazer os ajustes antes da quarta etapa do Arena Cross, em Jundiaí, e a terceira do Brasileiro de Motocross, em Canelinha. "Os melhores pilotos classificados nos campeonatos nacionais estarão em São Gonçalo do Rio Abaixo. Por este motivo, considero que este será um excelente treino", avalia Salazar.

Pepê Bueno faz neste fim de semana sua primeira participação em competições como piloto da Escuderia X. Além de se readaptar a baterias longas, Pepê também precisa vencer a ansiedade gerada pelo longo tempo afastado das pistas brasileiras. "Preciso pegar ritmo e saber em qual nível me encontro. Ainda não estou 100% e preciso descobrir o quanto falta para eu completar duas baterias de 30 minutos sem cansar", explica. Para fazer uma largada extra e ter mais tempo para se adaptar ao terreno, Pepê disputará a prova na categoria Junior, no sábado, e as duas baterias da classe MX2, no domingo.

Mauriti Junior competirá na classe Intermediária e se diz pronto para a prova. Durante o intervalo no calendário de competições, o piloto trabalhou detalhes de sua preparação e nem a previsão de chuva para a região durante o fim de semana desanima o piloto. "Estou confiante e sei que tenho fôlego sobrando para esta prova", afirma.

Léo Almeida também se sente confiante na disputa da categoria Junior. Ele fez acertos na sua moto durante o último mês e segue para São Gonçalo do Rio Abaixo confiante em um bom resultado. "Será um treino de alto nível, com adversários competitivos e em uma pista muito bem construída", avalia o jovem piloto.

Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade entra na reta final

Emerson Loth 
 Team Rinaldi está na briga da categoria Master com Guilherme Cascaes e Emerson Loth “Bombadinho” nas etapas do final de semana em Santa Catarina
Fonte: Mundo Press
O Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade para motocicletas entra na reta final e o Team Rinaldi está na briga pelo título da categoria Master. O calendário inclui 16 etapas, sendo que as duas próximas, a 11ª e a 12ª, serão realizadas neste final de semana no Enduro das Neves, em Braço do Norte (SC). Guilherme Cascaes terá o apoio da torcida local, sendo que Emerson Loth, o Bombadinho, do Paraná, é outro forte candidato à vitória.

A dupla já separou pneus Rinaldi dos modelos SR 39 para a traseira e HE 40 para a dianteira das motos e tem um objetivo comum na prova: atacar. Bicampeão brasileiro da modalidade, Cascaes é o vice-líder da Master com 203 pontos, contra 222 do capixaba Jomar Grecco. Bombadinho, que defende o título nacional, ocupa a terceira posição (170 pontos).

“Agora é vencer ou vencer. Estamos na reta final do campeonato e é preciso descontar o máximo possível de pontos para chegar à liderança”, resumiu o catarinense Cascaes. “Correr em casa traz pontos positivos por estar perto da família e da torcida. Eu já competi em Braço do Norte, mas não na região onde será o enduro. Deve chover nos próximos dias e o final de semana pode ter piso liso”, continuou.

Bombadinho também não pensa em outro resultado diferente da vitória nos dois dias de prova, o que renderia mais 50 pontos na tabela. “Estou muito bem preparado e não tenho outra opção, preciso vencer para me recuperar ao máximo na classificação. Treinei bastante com moto e a parte física, espero que dê tudo certo no final de semana”, concluiu o piloto.

O Enduro das Neves ultrapassou a marca de 100 pilotos inscritos e inclui 315 quilômetros de percurso total (185 km no sábado e 130 no domingo). Para mais informações, o site oficial do evento é www.endurodasneves.com.br.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Leandro Basseto é destaque na terceira etapa do Mineiro de Trial

Leandro Basseto

A bordo da Gas Gas TXT Pro, piloto vai ao pódio em terceiro lugar em Belo Horizonte (MG)

Fonte: Mundo Press Comunicação.
Leandro Basseto foi destaque na terceira etapa do Campeonato Mineiro de Trial, realizada neste domingo em Belo Horizonte (MG). O piloto paranaense, que conta com o patrocínio da Eriton Motos, revendedora Gas Gas em Londrina e Maringá (PR), competiu a bordo da motocicleta TXT Pro e subiu no pódio em terceiro lugar pela categoria A.
O Mineiro da modalidade reúne pilotos de todo Brasil, inclusive um competidor do Japão, Ken Yonezawa, que também compete com o modelo da Gas Gas. A terceira etapa foi disputada no formato indoor, com obstáculos como manilhas de concreto, carretéis, caçamba e toras de madeira. “Foi um bom resultado, não sou tão experiente quanto os outros pilotos, mas consegui me destacar. Vou trabalhar para melhorar cada vez mais os resultados”, observou Basseto.

Para mais informações sobre as motos e a rede de revendedores Gas Gas no Brasil, onde é possível conferir de perto os modelos 2014, acesse o site oficial: www.gasgas.com.br .

terça-feira, 22 de julho de 2014

Brasilia Moto Capital número 11: Seja bem vindo e aproveite.

O XI Moto Capital começa amanhã com expectativa de público record. Veja aqui a Programação completa.

Andar de moto é um estilo de vida. É mais do que um comportamento despojado. É parte integrante da vida daqueles que gostam de viver com liberdade, emoção e aventura. Na verdade, os apaixonados por duas rodas adoram a sensação de “ter o rosto ao vento”. A adrenalina de dividir com a moto a emoção de se estar pela estrada é uma sensação indescritível, que só é alcançada por aqueles que se permitem experimentar o sabor da liberdade vivida.

O XI Brasília Motocapital, não se constitui apenas em mais uma edição, mas na consolidação de um trabalho, cujo resultado é produto de uma forte personalidade que se encontra inserida dentro de um dos mais sólidos eventos motociclísticos do Brasil e da América Latina.
Na estrada dessa história, o Brasília Motocapital tem reverenciado e acolhido todas as tribos e moto-clubes não só do cenário brasileiro, mas também dos mais diversos países. No baú de suas lembranças, encontram-se saborosas histórias, personagens e fatos que, unidos, traduzem a força com que foi construído e comandado.

Não seria assim caso todos os participantes, juntamente engajados na busca pela idealização do Evento, não apostassem e acreditassem que, mesmo diante de todas as adversidades, chegariam à 11ª edição com carisma e independência de gente grande que sabe o que faz e o objetivo pelo qual luta.
O Brasília Motocapital é um evento democrático que visa, em todas as suas relações, congregar ideias e pessoas dotadas de um espírito despojado. Um de seus maiores objetivos, é a soma de experiências vividas a cada ano de edição, de forma que possa, cada vez mais, proporcionar um cenário de excelência e de bons resultados a todos os seus participantes, parceiros e investidores que acreditam, cada um a sua maneira, no sucesso e seriedade do Evento.

O XI Brasília Motocapital acontecerá entre os dias 23 e 27 de julho de 2014, no Parque de Exposições da Granja do Torto em Brasília. A expectativa é de um público participante total de 400 mil pessoas. Para receber bem a todos, uma verdadeira cidade está sendo montada, em uma área de 150 mil m² dentro de dois mil e quinhentos metros lineares de fechamento em placas cegas, com praça de alimentação coberta, diversos pontos de bares espalhados por toda a extensão do evento, bar temático, boate, museu de Motos Clássicas e brinquedoteca para as crianças.
Tudo isso com muita segurança. Equipes estarão trabalhando 24 horas com câmeras de monitoramento espalhadas por todo o espaço do evento. Além de um posto policial, 03 postos médicos e dois postos de brigadistas.

Serão mais de 100 stands dos mais variados produtos motociclísticos, lava motos e concessionárias, que estarão presentes trazendo todas as novidades do mercado. O DETRAN, Polícia Rodoviária Federal e outros órgãos do Governo, estarão ministrando cursos sobre segurança nas rodovias e pilotagem segura.
Os cinco dias de evento trazem diversas atrações como globo da morte, luta livre performática, Exibições de Moto Trial, mias de 20 shows com bandas locais e nacionais incluindo Blitz, Matanza e Bando do Velho Jack, que animarão o público com o melhor do Rock e do Blues. Em diversos espaços do Evento os participantes poderão contar com caixas de som e painéis de LED de alta definição, para que tenham tenha o retorno audiovisual do palco e assim não percam nenhuma das atrações. Brasília Motocapital. Só vendo, só vindo!!

Irmãos Klaumann vivem expectativa para 7ª participação no Rally dos Sertões

Guto Klaumann

Ike e Guto, pilotos de motocicleta de Santa Catarina, estão com os preparativos em dia para o desafio mais duro da temporada, em agosto

Fonte: Mundo Press Comunicação
A pouco mais de um mês da largada do 22º Rally dos Sertões, os irmãos Ike e Guto Klaumann estão com os preparativos em dia e intensificaram os treinamentos com motocicleta na região de Rio Negrinho, em Santa Catarina. Os pilotos vivem a expectativa de participar pela sétima vez do desafio mais duro do calendário off-road nacional. A prova faz parte do Campeonato Mundial de Rally Cross Country e em 2014 será realizada de 24 a 30 de agosto, entre Goiânia (GO) e Belo Horizonte (MG).
O trajeto inclui 2.679 quilômetros, sendo 1.545 de especiais (trechos cronometrados). “Como o desafio é longo, estamos treinando com a motocicleta o máximo possível por estradas vicinais e trilhas. A ideia é rodar mais de 200 quilômetros por treino, quanto mais tempo em cima da moto, melhor para o desempenho no Sertões”, explicou Ike Klaumann. A dupla irá acelerar a Honda CRF 450X. “As motos estão 100% prontas para o Sertões, estamos bastante habituados com o equipamento. É só acelerar”, continuou.

Guto Klaumann resumiu a expectativa que envolve os dias anteriores à largada. “A ansiedade é grande, assim como a vontade de acelerar. O Rally dos Sertões é assim: a gente não vê a hora de começar, depois a gente não vê a hora de terminar”, disse, com bom humor.

O esperado dia está cada vez mais próximo, mas a bagagem adquirida na prova nos últimos anos trouxe mais planejamento e tranquilidade. “Fomos aprendendo a organizar todos os itens para o desafio e hoje estamos com tudo em dia, trabalhando para não ter nenhuma surpresa”, acrescentou.

“Vamos com uma equipe de apoio enxuta e totalmente entrosada, formada pelo nosso pai (Sérgio Klaumann), um motorista, um ajudante e dois mecânicos. A comunicação é bastante afiada e todo mundo já sabe o que fazer durante o Sertões”, concluiu Guto. O Klaumann Team tem patrocínio de Seka Transportes, ZG Estruturas, Honda e Rinaldi e apoio de IMS e M3 Racing.

Dia Nacional do Motociclista tem o foco na segurança

“Hoje somente o capacete no Brasil é exigido por lei."

Fonte: Engenharia de Comunicação
Apesar da paixão pelo veículo duas rodas, todo motociclista sabe dos altos riscos de transitar nas movimentadas estradas e ruas do país. Por isso, no Dia Nacional do Motociclista comemorado em 27 de julho, o foco é segurança.
É certo que medidas de segurança não aumentam na mesma proporção que a quantidade de motos no Estado do Paraná, por exemplo, que registra aumento anual média de 70 mil veículos nos últimos quatro anos (Abraciclo). Foi um aumento de 684% na última década.
No último levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, o Brasil teve 12.480 motociclistas mortos em 2012, 9% a mais que em 2011.
A falta de educação no trânsito já é conhecida de todos e consenso: é preciso investimentos. O que reduziria drasticamente os acidentes: a tal moto-faixa não é realidade na maior parte do Brasil.

Outro paradigma cuja mudança caminha a passos lentos no Brasil é a utilização de medidas de proteção individual pelos motociclistas. “Na Europa chega a ser incomum encontrar motociclistas que não estejam com jaqueta especial, luvas, e até botas no momento de pilotar. Estes são os EPIs do motociclista e é preciso que ele tome consciência disso”, conta Alexandre Wunderlich, Gerente de Marketing da Laquila Motopeças.

Jaquetas com air bag, luvas, calças com tecidos especiais ganham o mercado brasileiro a cada dia, mas ainda encontram resistência da maioria. “Hoje somente o capacete no Brasil é exigido por lei. Precisamos avançar neste ponto também”, conta Alexandre.
Amauri Dias dos Santos é motociclista há 25 anos, percorre 70 km por dia e para ele vestir os EPIs do motociclista é como colocar o cinto de segurança ao dirigir um carro. “Não abro mão desta proteção”.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Produção de motocicletas cai 8,4% no semestre, diz Abraciclo

Até junho, foram feitas 769.613 motos, contra 839.945 no período em 2013. Projeção para vendas no ano foi revista; é esperada queda de 3%.

Publicado no G1.com em 18/07/2014
A produção de motocicletas caiu 8,4% no primeiro semestre de 2014 em relação ao mesmo período do ano passado, divulgou a Abraciclo, a associação dos fabricantes do setor, nesta quarta-feira (16). Foram feitas 769.613 unidades, contra 839.945 motos nos seis primeiros meses de 2013.
Na comparação de junho com maio, a queda na produção é ainda maior, de 42,8%, passando de 135.950 motos para 77.788 unidades em junho. Segundo a entidade, as férias coletivas na fábricas durante a Copa do Mundo foram o maior motivador da queda.

A queda na produção pode ser justificada pelas vendas em baixa. Até junho, foram comercialidas 716.814 motocicletas, 12,2% a menos do que as 816.462 unidades nos seis primeiros meses de 2013.
Com a queda, a Abraciclo também fez uma revisão na projeção de produção e vendas para 2014. Agora, a entidade estima que o mercado sofrerá retração de 3%.

Na contramão das vendas no mercado interno, as exportações tiveram alta de 1,6% no primeiro semestre. Foram 45.479 unidades exportadas nos seis primeiros meses do ano, contra 44.777 motos no mesmo período do ano passado. Porém, em um cenário mais fechado, de junho em relação a maio, houve queda de 31,5%, com 4.840 unidades, ante 7.062 em maio.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Pilotos defendem lideranças na Copa EFX de Enduro FIM

Luis Oliveira

Team Rinaldi acelera em Guararema (SP) neste domingo, com destaque para os líderes Luis Oliveira (Elite), Júlio Ferreira (E2) e Bruno Martins (E3)

Fonte: Mundo Press
A expectativa é grande para a quarta etapa da Copa EFX de Enduro FIM, marcada para este domingo em Guararema, no interior paulista. Os pilotos do Team Rinaldi estão prontos para acelerar as motocicletas, com destaque para o português Luis Oliveira (Elite), o mineiro Júlio Ferreira (E2) e o paulista Bruno Martins (E3), líderes das respectivas categorias.
Oliveira e Ferreira irão defender ainda invencibilidade na competição. Os três líderes representam o Zanol Team, que utiliza os pneus Rinaldi SR 39 e HE 40 nos desafios. “A expectativa é ótima, estamos indo muito bem no campeonato e espero que continue assim”, comentou o multicampeão Felipe Zanol, chefe de equipe do Zanol Team e consultor técnico da Rinaldi. “A prova deve ser veloz e é importante que os pilotos deixem o ritmo fluir, sem cometer falhas. Confiamos bastante no equipamento e nos pneus”, continuou.

O Team Rinaldi terá mais dois representantes na categoria Elite, os irmãos Rigor Rico e Ripi Galileu, da Gas Gas Racing Team. Na classe Feminina, Tainá Aguiar já separou o par de pneus RW 33 para a traseira e HE 40 para a dianteira da moto. “Fiquei muito perto de vencer na última etapa da Copa EFX e a motivação é grande, já que estou em boa fase. Estou com expectativa de chegar ao lugar mais alto do pódio em Guararema”, concluiu a competidora, vice-líder da categoria.
Copa EFX de Enduro FIM 2014 – 4ª Etapa
Data: Domingo, 6 de julho
Local: Área de lazer do Bairro Nogueira, em Guararema (SP)
Programação: Parque fechado às 7h30; Largada da primeira moto às 9h
Mais informações: www.adrenatrilha.com.br

Venda de motos tem pior 1º semestre em 8 anos, diz Fenabrave

Setor comercializou 717.728 unidades no período, com queda de 4,08%. Em junho, vendas foram 16,91% inferiores ao mesmo mês de 2013.

Publicado no portal G1.com em 03/07/2014
O setor de motos fechou o 1º semestre de 2014 com o pior resultado em oito anos, divulgou a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), nesta quarta-feira (2).
De acordo com a entidade, 717.728 unidades foram emplacadas no período, o que representa queda de 4,08%, comparando às 748.272 unidades do semestre inicial de 2013.
As vendas de motos somaram 103.869 unidades no mês passado, uma queda de 18,03% na comparação com maio e queda de 16,91% ante junho de 2013.
Segundo a Fenabrave, o segmento de motos é o mais afetado pela menor oferta de crédito e maior dificuldade para conseguir um financiamento.

A Honda, líder com folga do mercado, respondeu por 80,36% das motos vendidas no semestre, à frente da Yamaha, que ficou com 12,56%.
A Honda CG150 ficou no topo do ranking das mais vendidas no semestre, com 169.511 unidades emplacadas. Na sequência estão a Honda Biz, com 113.302 motos, e Honda CG 125, com 90.765.

Em quarto lugar aparece a Honda NXR 150, com 81.984 unidades, seguida pela Honda POP 100, com 49.488, Yamaha YBR 125, com 26.491, e Yamaha YS150 Fazer, com 22.012.
As últimas três da lista são Honda XRE 300, com 18.502 motos emplacadas, a Honda CB 300 R, com 18.144, e a Yamaha Fazer 250, com 10.925.