O primeiro modelo montado aqui foi a RD 50, com motor dois-tempos.
Fonte: Fenabrave.
Primeira fabricante de motocicletas a se instalar no Brasil, a Yamaha está atingindo a marca de 3 milhões de unidades produzidas. Automotive Business chegou a esse total na última semana, a partir de arquivos da fábrica e da Abraciclo, entidade que reúne fabricantes instaladas em Manaus. A Yamaha começou a produzir em 1974 em sua unidade de Guarulhos (SP), na Rodovia Presidente Dutra.O primeiro modelo montado aqui foi a RD 50 (moto azul nas fotos), com motor dois-tempos. Desde 1985, a empresa fabrica suas motos no Polo Industrial de Manaus. A capacidade instalada atual é de 400 mil motos por ano. A empresa ocupa um terreno de 491,2 mil metros quadrados e tem cerca de 125 mil m² de área construída. Aproximadamente 40 empresas locais fornecem componentes à Yamaha.
Embora seja a segunda colocada no Brasil e esteja distante da terceira, a Yamaha vem perdendo participação de mercado. Há cinco anos tinha mais de 13% do mercado e fechará 2012 com 10,5%. A produção anual (que inclui exportações) caiu ainda mais. Em 2008, o melhor ano para a Yamaha, ela montou 328.524 unidades. Em 2011, o melhor para o mercado brasileiro, ela fabricou aqui 275.354 unidades.
O volume de 2012 será de aproximadamente 155 mil unidades, resultando em queda de mais de 40% na comparação com o ano passado. A retração estimada para a produção de todo o setor é de 20%. Além de enfrentar a queda de vendas pela falta de crédito aos consumidores, a Yamaha padece também por não ter uma moto de 150 cc. Todas as suas concorrentes instaladas em Manaus têm pelo menos um modelo dessa cilindrada
Nenhum comentário:
Postar um comentário