segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Novidades Honda para 2021: CBR 1000 RR-F Fireblade; Forza 350 e CRF 1100L África twin

Montadora informa que os novos lançamentos estarão disponíveis em breve. Ainda não falou sobre o preço, cores e outros detalhes.

Para a Honda, o ano de 2021 será marcado pela chegada de novos modelos. São elas: Forza 350, inédita no mercado brasileiro, CBR 1000RR-R Fireblade e CRF 1100L Africa Twin, modelos referências em suas diferentes categorias, que incorporam toda a experiência da fabricante nº 1 no Brasil e do mundo.

No que pese a imprevista dificuldade determinada pela pandemia em 2020, ainda em curso, a Honda não reduziu seu empenho no sentido de evoluir seus produtos e oferecê-los em seus principais mercados mundiais. A chegada destes modelos no Brasil acontece de maneira alinhada em relação ao lançamento mundial, símbolo inequívoco da importância do país para a Honda.

Honda Forza 350:
Ainda mais moderna, tecnológica e com um design sofisticado e elegante, a Forza 350 traz o inédito motor eSP+ (enhanced Smart Power Plus), com potência máxima e torque abundante, que em parceria com a consagrada transmissão CVT oferece uma performance sem concorrentes. Detalhe tecnológico importante é o controle de tração HSTC (Honda Selectable Traction Control), que pode ser desconectado através de tecla no punho esquerdo do guidão.
Na parte ciclística, se destaca o robusto chassi tubular de aço, com suspensão telescópica à frente e bichoque regulável atrás. Os freios a disco são dotados de sistema ABS de dois canais e as rodas tem 15 polegada na dianteira e 14 atrás, calçadas com pneus 120/70 e 140/70.

Do ponto de vista da praticidade, o compartimento sob o assento, capaz de abrigar dois capacetes integrais, além do para brisa no melhor estilo Honda Gold Wing, ou seja, com regulagem de altura por comando elétrico. Completa a cena tecnológica um computador de bordo pleno de informações, chave presencial Smart Key, iluminação full LED, a conectividade proporcionada pela tomada USB no compartimento à frente do condutor e o sistema Honda Smartphone Voice Control System, pelo qual o piloto - se equipado com capacete com fone de ouvido e microfone -, conseguirá fazer chamadas via telefone celular, gerenciar comandos de navegação e outras facilidades.

Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP:
Pensada para a pista, mas habilmente ajustada para uso em ruas e estradas, a Fireblade a ser lançada em 2021 é um concentrado de materiais nobres, cuja aplicação mirou a performance sem compromisso, e resultou em uma radical relação peso/potência. A nova Fireblade se destaca pela extrema agilidade, aceleração e velocidade máxima.
No painel, a tecnologia fica literalmente debaixo do nariz de quem terá o privilégio de assumir o guidão da nova CBR 1000RR-R Fireblade: uma tela TFT plena de informações, capaz de oferecer recursos para gestão da sofisticada eletrônica embarcada, que permite selecionar três modos de pilotagem, nove opções de controle de tração, três de "antiwheelie", amortecedor de direção, freio motor, "quickshifter" e muito mais, tudo isso comandável através de um joystick situado no punho esquerdo.

 Honda CRF 1100L Africa Twin:
O sucesso da tecnologia DCT em todo o mundo levou a Honda à oferecê-la nas Africa Twin 2021 vendidas no Brasil. O sistema celebra uma década de introdução em 2020, e foi a evolução constante e o refinamento que aperfeiçoou a suavidade nas trocas de marcha e a precisão do engate a conquistar os clientes, além de itens como o "botão G" para melhoria das capacidades em uso fora-de-estrada. A transmissão DCT representa uma impressionante evolução técnica que, progressivamente, vem conquistando adeptos em todo o mundo. Na Europa, desde o lançamento, já foram vendidas mais de 140.000 motos equipadas com DCT. No ano de 2019, 45% das Africa Twin, 52% das NC 750X e 67% das Goldwing vendidas eram dotadas de DCT.

Na CRF 1100L Africa Twin, potência e torque foram incrementados, o que fez delas máquinas superiores à já excelente antecessora. A distribuição de potência e torque no arco de rotações foi alterada, e a resposta do acelerador eletrônico desde as mais baixas rotações foi aperfeiçoada. Orquestrando tudo isso estão os "Riding Modes", com opção de quatro níveis de potência, três de freio-motor e nada menos que sete seleções para o controle de tração HSTC (Honda Selectable Traction Control).

A CRF 1100L Africa Twin tem um chassi tubular de aço novo, mais leve, e o mesmo vale para a balança de suspensão traseira, derivada da moto bicampeã mundial de motocross, a Honda CRF 450R. Suspensões de curso longo - 230mm na frente e 220mm atrás - fazem da maxitrail da Honda uma verdadeira aventureira, capaz de transpor os piores terrenos, inclusive por oferecer uma distância livre em relação ao solo de 250 mm. Mesmo assim, o assento (regulável) está 20 mm mais baixo que na versão anterior.

A montadora informa que oportunamente divulgará a previsão de chegada às concessionárias dos novos modelos 2021 apresentados, assim como detalhes à respeito de preços, opção de cores e opcionais disponíveis.

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