Fábrica será 1ª operada 100% pela BMW fora da Alemanha. Pode produzir até 10 mil motocicletas por ano.
A companhia alemã BMW Motorrad iniciou, ontem, as atividades da primeira fábrica de motocicletas 100% controlada pelo grupo fora da Alemanha. A unidade, inaugurada em Manaus, consumiu investimentos de € 10,5 milhões. A fábrica terá capacidade de produzir cerca de 10 mil motocicletas por ano e vai empregar, inicialmente, 175 trabalhadores.O presidente da BMW Motorrad, Stephan Schaller, diz que a fábrica será abastecida por 45 fornecedores locais, mas parte das peças será trazida da índia. Segundo o executivo, a fabricação das motos em Manaus vai atender ao mercado interno.
Apesar da forte recessão pela qual o País está passando, Schaller afirma que o Brasil continua a ser um mercado relevante para a BMW. Atualmente, o Brasil é o sétimo maior mercado para as motocicletas da marca, atrás de Alemanha, Estados Unidos, França, Itália, Espanha e Reino Unido.
No ano passado, as vendas da BMW Motorrad somaram 137 mil unidades em todo o mundo. O objetivo da empresa é atingir a marca de 200 mil motocicletas até 2020. A montadora alemã espera que o Brasil retome o crescimento nos próximos anos e que a expansão local supere a prevista para o mercado europeu, por exemplo. Outras áreas de crescimento mais forte, segundo a companhia, serão a América do Norte e a China.
Para a superintendente da Zona Franca de Manaus, Rebecca Garcia, a instalação da fábrica em Manaus poderá ser um "ímã" para outros investimentos semelhantes. "A BMW poderá atrair outros produtos, outros fabricantes de motos com o mesmo perfil da empresa", ressaltou a executiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário