Aventureira da Triumph se renova para combater nova BMW, mas preço irá subir 8% e estará disponível no mês que vem.
Publicado no portal G1 em 07/05/2018Brasil é o país que mais vende Tiger 800 no mundo, ficando à frente até mesmo da Inglaterra, país de origem da Triumph
Pela importância do mercado brasileiro para a motocicleta, a opinião do consumidor local foi levada em conta para a renovação da moto que, em seu modelo 2018, chega às lojas em junho.
Ainda sem o preço revelado, a nova Tiger 800 ficará em média 8% mais cara que a atual. O modelo varia de R$ 39.990 a R$ 52.990, ou seja, a linha 2018 deve ficar em uma faixa de preços entre R$ 43 mil e R$ 56 mil.
Apesar de não ter uma nova geração, já que manteve a base mecânica, a motocicleta passou por 200 modificações.
A Tiger é dividida entre as versões XR, mais voltada ao asfalto com roda de 19 polegadas na dianteira, e a XC, que é uma opção mais aventureira e com roda de 21 polegadas na dianteira.
A sopa de letrinhas continua com as divisões de pacotes em cada uma das versões: a XR tem as opções XR, XRx e XRt, enquanto a XC é formada por XC, XCx e XCa, sempre da ordem mais básica para a mais equipada.
Para o modelo 2018, a novidade é a chegada da XRt ao Brasil, que é a topo de linha da versão XR.
Veja as principais novidades da Tiger 800:1ª marcha mais curta; Motor revisto; Modo de condução "Off-road Pro" (versão XCa); Novo escapamento; Painel digital em TFT (exceto a versão de entrada XR); Luzes de LED (exceto a versão de entrada XR); Carenagens redesenhadas; Guidão recuado em 10 mm.
Os esforços em manter a Tiger 800 competitiva não são por acaso: a sua principal concorrente da BMW, a linha GS, acabou de ganhar uma nova geração no exterior e que deve chegar em breve ao Brasil.
F 700 GS e F 800 GS viraram F 750 GS e F 850 GS, para brigar, respectivamente, com Tiger 800 XR e Tiger 800 XC. Será uma concorrência mais dura para a Tiger, já que além de totalmente repaginada, a GS passa contar com suspensões eletrônicas, algo que a Triumph não tem.
Rodando no piso pedregoso e enlamaçado de Nant Helen, foi uma boa oportunidade para utilizar o novo modo de pilotagem "Off-Road Pro", exclusivo da XCa. Nele, controle de tração e ABS são desligados, e as acelerações mais contidas, para rodar com mais precisão na terra.
O efeito é realmente sentido e fica mais divertido para andar na terra, mas é válido apenas em situações mais extremas de off-road e para pilotas mais experientes. Caso queira apenas curtir um rolê na terra, é melhor deixar no modo Off-road, apenas, onde o controle de tração e ABS estão parcialmente ativados.
Equipada com suspensões reguláveis da WP, a XCa está bem preparada para rodar tanto em terrenos esburacados como no asfalto.
Líder do seu segmento no Brasil, das aventureiros de 800 cc, a Tiger 800 mudou em alguns pontos importantes, mas que não terão o impacto de uma nova geração. Seu motor foi refinado, porém, continua com a mesma potência.
Mas a investida da BMW com a nova geração das F 750 e 850 GS será forte, ainda mais com o motor de 2 cilindros totalmente reformulado que chega também aos 95 cavalos, porém, com maior toque que a Tiger.
Resta aguardar a chegada das nova BMW e, dependendo de como ela render, a Triumph pode pensar em uma nova geração completa da Tiger 800 em breve.
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