sexta-feira, 26 de abril de 2019

Honda Talent Test: berçário de ases audazes

A cada ano, projeto seleciona jovens talentos do motociclismo nacional em diferentes modalidades
Matheus Klysman (dir)

Como escolher um novo piloto para uma equipe? A Honda incentiva o motociclismo nacional há mais de 40 anos e mantém o Honda Talent Test (HTT), projeto totalmente focado nos jovens talentos. O objetivo é investir na base do esporte e garimpar novos pilotos para as equipes da Honda Racing e para os times satélites da marca em diferentes modalidades do motociclismo.

Criado há dois anos no Brasil, o HTT reúne candidatos para uma bateria completa de testes, tanto físicos quanto práticos com moto, durante a pré-temporada. Uma comissão formada por chefe de equipe, instrutores, pilotos oficiais e representantes da Honda Racing avalia o desempenho para eleger os novos integrantes do time.

Em 2019, o foco do HTT ficou com o motocross e o selecionado para fazer parte da Honda Racing foi Matheus Klysman, de Anápolis (GO). O piloto de 20 anos representa a equipe na categoria MX2, com a moto CRF 250R, ao lado dos catarinenses Lucas Dunka e Leonardo Souza - também revelados pelo HTT, só que em 2018. O trio luta pelo título da classe no Brasileiro de Motocross e no Arena Cross.

“Confesso que fiquei bem ansioso durante os testes. Afinal, isso poderia decidir meu futuro. Na hora, eu só pensava em fazer o meu melhor. Foram sete concorrentes, todos muito bons e com chances de entrar. Felizmente, eu fui o escolhido”, conta Klysman. “Estou realizando meu sonho, que é estar em uma equipe grande, junto com os melhores”, completa.

Para quem comanda o time, o HTT é fundamental para encontrar os talentos no momento certo, como explica Cale Neto, chefe de equipe da Honda Racing de motocross. “Conhecemos os pilotos e sabemos quem eles são. Porém, o HTT serve para colocá-los sob pressão, já que ninguém chega em um teste tranquilo. Avaliamos não somente a atuação do candidato dentro da pista. Além da técnica e posicionamento, analisamos o comportamento e sociabilidade. Temos que pensar que o piloto também representará a marca Honda”, explica.

Outros dois participantes da seleção deste ano ganharam uma vaga na nova equipe satélite de motocross: a Circuit Honda. Reginaldo Ribeiro, o “Juninho”, também disputa as provas pela categoria MX2, enquanto Rafael Araújo, o “Bubinha”, defende o time na categoria MX2 Jr.

Motovelocidade - Selecionado pelo HTT em 2018, Pedro Sampaio é um dos destaques na motovelocidade. “Muitos pilotos sonham em estar na equipe Honda. Eu mesmo sonhei em ser um piloto Honda. O projeto é incrível para manter acesa essa chama e tudo que envolve o esporte. O HTT mudou completamente como eu corro de moto e como eu levo a vida. Com certeza é o maior marco da minha carreira”, ressalta.

O piloto gaúcho terminou a temporada passada na terceira colocação, na sua estreia na principal categoria do SuperBike Brasil, com a CBR 1000RR Fireblade SP.

terça-feira, 23 de abril de 2019

Prêmio Guidão de Ouro 2019: Honda Racing é a melhor equipe de Motocross

Em votação aberta ao público, time vermelho é novamente a melhor equipe de Motocross; Honda domina todas as categorias para motocicletas off-road
Tunico Maciel

A Honda Racing comemora grande destaque no Prêmio Guidão de Ouro 2019, cuja cerimônia de entrega de troféus foi realizada na noite desta segunda-feira (22), na capital paulista. Após três meses de votação aberta ao público, a equipe vermelha foi escolhida como a melhor do Motocross pelo segundo ano consecutivo.

Eric Granado, bicampeão da categoria Pro do SuperBike Brasil, principal campeonato da Motovelocidade nacional, conquistou novamente a preferência dos fãs na categoria “Piloto On-Road”. Recém-contratado pela equipe Honda Racing de Enduro FIM, Bruno Crivilin foi eleito o melhor “Piloto Off-Road”. Ele é o atual campeão brasileiro das classes E1 e Enduro GP, que reúne os mais rápidos do campeonato.

Outra conquista importante foi o domínio da Honda em todas as categorias direcionadas às motocicletas off-road. As escolhidas pelo público foram: Honda CRF 450R (Categoria Motocicleta MX), Honda CRF 250RX (Motocicleta Off-Road) e a nova Honda CRF 250F (Motocicleta Nacional).

“Por envolver uma votação aberta ao público, vencer o Prêmio Guidão de Ouro traz sempre muito orgulho e alegria”, disse Odair Dedicação Júnior, Gerente de Marketing da Moto Honda da Amazônia. “Este reconhecimento é gratificante, faz com que a gente siga trabalhando com ainda mais motivação para proporcionar as melhores experiências no segmento de duas rodas”, acrescentou.

O Prêmio Guidão de Ouro é promovido anualmente pela Adrenal Editora, responsável pelas revistas Dirt Action, Moto Action e Bike Action. Para eleger os vencedores, o público teve como base o desempenho de pilotos e produtos na temporada 2018.

BMW Rider Experience 2019 desembarca no Paraná, de 26 a 28/04.

Palestra e cursos de pilotagem estão na agenda de atividades em abril;  Programa oficial de experiências da BMW Motorrad é aberto ao público.

O BMW Rider Experience, programa oficial de experiências da BMW Motorrad, terá em abril uma programação especial de atividades nas cidades de Curitiba e São José dos Pinhais, no Paraná. Dedicado aos clientes da marca e amantes de motocicletas, o programa oferece atividades práticas e teóricas especialmente desenvolvidas por profissionais capacitados sob a supervisão do piloto Bruno Corano, tetracampeão brasileiro de SuperBikes e Presidente da Associação de Pilotos da Motovelocidade.

No dia 26/04, a palestra “Dicas de Pilotagem para Centros Urbanos” ocorre na cidade de Curitiba e oferece aos participantes dicas preciosas de condução em diferentes situações no circuito urbano, em várias condições climáticas e situações de emergência, entre outros.

Considerado uma referência em aprimoramento de pilotagem, o curso em pista “Rider Training On Road” ocorre no dia 27/04, em São José dos Pinhais (PR), e traz neste ano dois níveis inéditos de treinamento. No dia 28/04, o “Rider Training Off Road”, em Curitiba (PR), oferece aperfeiçoamento da pilotagem fora de estrada.

Serviço:
Para inscrição e informações detalhadas sobre as atividades, datas, horários e custos, acesse www.bmwriderexperience.com.br, envie um e-mail paracontato@bmwriderexperience.com.br ou ligue para (11) 4118-3158 e (11) 97617-3260.

Atividades:
- 26/04: Palestra – Dicas de Pilotagem para Centros Urbanos na Concessionária Star News – R. Des. Westphalen, 2469. Curitiba/PR
- 27/04: Rider - Training On Road, no Kartódromo – BR 376, 12455. São José dos Pinhais/PR.
- 28/04: Rider - Training Off Road, no CTLS - Curitiba/PR


quarta-feira, 17 de abril de 2019

Lolo Anton vence segunda etapa da Adventure Cup Baja 2019

Piloto KTM Sacramento dominou prova realizada em Araquari (SC) neste sábado, dia 13

Lolo Anton, da equipe KTM Sacramento, foi o mais rápido entre os 65 pilotos da categoria Motos na segunda etapa da Adventure Cup Baja 2019, disputada neste sábado, dia 13, em Araquari (SC).

O Super Prime, realizado as margens da BR 101, foi válido como Prólogo do evento e definiu a ordem de largada da prova principal. Depois, uma Super Especial de 22 quilômetros, mesclando trechos rápidos e travados, testou a habilidade dos competidores na areia. As dificuldades aumentaram a cada passagem dos veículos pelo percurso até a definição dos vencedores.

Além de liderar a disputa entre as motos, Lolo também superou os competidores de UTVs e Quadriciclos sendo coroado campeão geral da corrida. "Foram três voltas, uma prova bem legal na areia. Consegui a primeira colocação da categoria e também entre todos os pilotos", explicou o catarinense de Rio Negrinho que corre com a moto KTM 250 EXC-F.

A próxima etapa da Adventure Cup será realizada no dia 11 de maio na cidade de Balneário Rincão (SC). Lolo Anton conta com patrocínio da KTM Sacramento.

Resultado da segunda etapa da Adventure Cup Baja 2019
Motos:
1. Loandro Anton, 00:58:34.46 - KTM Sacramento
2. Jacson Keil, 00:59:20.19
3. Ricardo Martins, 01:02:02.29
4. Jeferson Keil, 01:04:46.44
5. Rafael Espindola, 01:05:04.05

segunda-feira, 15 de abril de 2019

Honda Racing inicia no pódio o Brasileiro de Enduro de Regularidade

                                Tunico Maciel

Tunico Maciel é o quarto colocado da categoria Master, seguido por Dário Júlio, no Enduro Costa das Baleias, em Prado (BA)

A equipe Honda Racing iniciou as disputas do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade no pódio da categoria Master. Após dois dias de prova na região de Prado (BA), no Enduro Costa das Baleias, o piloto Tunico Maciel confirmou neste domingo (14) o quarto lugar com a Honda CRF 450R. Dário Júlio foi o quinto colocado utilizando a nova motocicleta nacional CRF 250F.

Além do Enduro de Regularidade, Maciel é um forte nome das provas de Rally Cross Country - inclusive é o atual campeão das motos no Rally dos Sertões. “Senti um pouco de dificuldade em me adaptar à planilha do Enduro de Regularidade no primeiro dia, mas neste domingo já foi bem melhor. Teve muita trilha, areia e chuva, foi bem técnico, e eu ganhei a primeira parte das disputas do dia. Houve um erro na planilha, o que dificultou a minha navegação, mas o saldo final foi positivo. Consegui pontos importantes e vou com tudo para as próximas etapas”, garantiu o mineiro de Lavras.

O experiente Dário Júlio possui três títulos nacionais pela Master (2007, 2008 e 2009), sendo que em 2018 foi campeão nacional pela Over 40. A prova em solo baiano marcou o seu retorno à principal categoria do Brasileiro de Enduro de Regularidade. “Foram dois dias de prova bem distintos, o primeiro teve muita velocidade e pouca trilha. O domingo foi um dia bem mais técnico e completo, com diversos tipos de desafios. A motocicleta CRF 250F foi perfeita, me ajudou muito porque é extremamente fácil de pilotar”, concluiu o piloto, que também é lavrense.

A segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade está marcada para os dias 4 e 5 de maio em Três Rios (RJ).
Brasileiro de Enduro de Regularidade - 1ª etapa Enduro Costa das Baleias - Prado (BA)
Resultado
Categoria Master
1 - Jomar Grecco
2 - Luiz Felipe Zacarize
3 - Guilherme Trancoso
4 - Tunico Maciel - Honda CRF 450R
5 - Dário Júlio - Honda CRF 250F

sexta-feira, 12 de abril de 2019

Abraciclo revisa para cima projeções para 2019

A nova expectativa é que a produção atinja 1.100.000 unidades, elevação de 6,1% ante o resultado de 2018
Foto: Rafael Mioto

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo revisou suas projeções para este ano. A nova expectativa é que a produção atinja 1.100.000 unidades, elevação de 6,1% ante o resultado de 2018 (1.036.846 motocicletas). A estimativa anterior, apresentada em dezembro do ano passado, era de 1.080.000 unidades, alta de 4,2% ante 2018.
Também foram revisadas para cima as perspectivas de vendas no atacado e no varejo. No atacado, ou seja, no repasse de motocicletas das fábricas para as concessionárias, a nova estimativa é de 1.060.000 unidades, elevação de 10,7% ante 2018 (957.617 unidades). A estimativa inicial indicava 1.031.000, alta de 7,7%.
No varejo, ou seja, emplacamentos, a nova projeção é de 1.020.000 unidades, crescimento de 8,5% ante 2018 (940.108 motocicletas). Anteriormente a perspectiva era de 998.000 unidades, aumento de 6,2%.
Na avaliação de Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo, “a retomada do setor de motocicletas no mercado interno no primeiro trimestre superou as expectativas. A estabilidade das taxas de juros no menor patamar histórico e a ampliação da oferta de crédito pelos bancos têm contribuído para a recuperação mais acelerada do setor. Já em relação às exportações, o recuo está diretamente relacionado à redução dos embarques para a Argentina, principal destino das motocicletas fabricadas no Polo industrial de Manaus”.
No acumulado dos três primeiros meses do ano foram produzidas no Brasil 276.835 motocicletas, alta de 6,6% ante igual período de 2018 (259.587 unidades).
Em março foram produzidas 91.537 motocicletas, queda de 3,3% na comparação com março de 2018 (94.649 unidades) e de 9,6% ante fevereiro (101.292 unidades). “Tivemos 19 dias úteis em março, dois a menos que no mesmo mês do ano passado e um a menos que fevereiro”, explica Fermanian. 

Brasileiro de Regularidade: Abertura será na Bahia

Equipe Honda Racing está de olho na vitória com os pilotos Tunico Maciel e
Tunico Maciel
Dário Júlio; Prova será neste fim de semana (13 e 14) em Prado, Sul do Estado

A cidade de Prado, no Sul da Bahia, recebe as feras do Enduro de Regularidade para a abertura do Campeonato Brasileiro. De olho na vitória da categoria Master, a Honda Racing está pronta para encarar as trilhas neste fim de semana (13 e 14). A equipe será representada pelos pilotos Tunico Maciel, com a Honda CRF 450R, e Dário Júlio, que utiliza a nova motocicleta nacional CRF 250F.

Em sua sexta edição, o Enduro Costa das Baleias promete belas paisagens para começar as disputas da temporada 2019. A largada e a chegada da prova serão na Praça de Eventos de Prado. As trilhas passarão por trechos de Mata Atlântica, praias e estradas de terra, sendo que algumas vias pavimentadas também fazem parte do percurso.

O mineiro Tunico Maciel iniciou o ano com o tricampeonato no tradicional Rally Piocerá, em janeiro, que reuniu os principais pilotos que estarão presentes no Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade. “Ganhei o Piocerá e estou confiante de que também vou conseguir um bom desempenho na abertura do Brasileiro. Vou dar o máximo para sair de lá com um resultado positivo”, disse.

Além do Enduro de Regularidade, Maciel é um forte nome das provas de Rally Cross Country - inclusive é o atual campeão das motos no Rally dos Sertões. “Gosto muito de competir no Enduro de Regularidade, vou rever os amigos e focar nas disputas na Bahia. A prova terá trechos de mata e areia, gosto bastante desse tipo de terreno.”

A motocicleta Honda CRF 450R já nasceu pronta para o desafio. “Vou competir com a moto 100% original, apenas instalamos os aparelhos de navegação. As expectativas são as melhores possíveis”, afirmou Maciel.

Para o experiente Dário Júlio, a prova em solo baiano marca o retorno à categoria de elite do Brasileiro de Enduro de Regularidade. O mineiro já possui três títulos pela Master (2007, 2008 e 2009), sendo que em 2018 foi campeão nacional pela Over 40.

“Estou muito feliz em voltar para a Master e disputar com os principais pilotos do campeonato. O nível será muito alto e eu treinei bastante. Tenho boas expectativas para a prova, mesmo sendo mais velho que o pessoal da Master”, disse Dário Júlio, de 41 anos, com bom humor.

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Equipe KTM Sacramento acelera na 2ª etapa do Brasileiro de Enduro FIM

Nova Bréscia (RS) recebe rodada do campeonato neste fim de semana, dias 6 e 7

Loandro Anton, Felipe Legarrea, Vinicius Calafati e Fernando Spindler aceleram pela equipe KTM Sacramento neste fim de semana, dias 6 e 7, na segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM, em Nova Bréscia (RS). A competição na Serra Gaúcha terá a Praça da Matriz, no centro da cidade, como base de concentração das equipes, de onde os pilotos partem para três voltas por um percurso de 40 quilômetros. Em cada giro pelas trilhas estão previstas três especiais cronometradas.

Depois de um boa participação na abertura do campeonato, Lolo pela classe E1, Legarrea pela E2 e Calafati pela E3 partem atrás de mais pontos na temporada. Lolo e Calafati ocupam a terceira colocação em suas respectivas categorias, enquanto Legarrea é o quarto colocado.

Já para Fernando Spindler, piloto da E40, a prova representa a estreia no campeonato. "Como participei da organização da primeira etapa do Brasileiro e sou diretor de enduro do Campeonato Catarinense, que inclusive teve uma prova na semana passada, não andei de moto nos últimos 30 ou 40 dias. Venho para tentar ficar entre os cinco primeiros nesta corrida e depois treinar com mais tempo, porque o que eu tinha de prova pra organizar este ano já fiz. A expectativa é boa. Terreno mais liso (como costuma ser nas provas gaúchas) eu gosto mais do que seco", afirma o veterano.

Programação da 2ª etapa Campeonato Brasileiro de Enduro FIM - Nova Bréscia - RS
6 de abril (sábado)
Das 7h às 9h45 - Vistorias técnicas e condução das motos ao Parque Fechado
10h - Largada dos dois primeiros pilotos
16h - Previsão de chegada dos primeiros pilotos / Pré-finish
16h20 - Condução das motos ao Parque Fechado
20h - Divulgação dos resultados no Restaurante Bresciense (centro da cidade)

7 de abril (domingo)
8h - Largada dos dois primeiros pilotos
14h - Previsão de chegada dos primeiros pilotos
16h - Divulgação dos resultados e premiação

Yamaha fará transmissão do World Superbike pela Internet

Ton Kawakami

As transmissões das duas primeiras etapas do World Superbike na categoria Supersport 300acontecerão na página do Facebook da Yamaha Brasil e começarão já neste fim de semana

A Yamaha acaba de fechar um inédito acordo com Dorna, empresa que promove o World Superbike e o MotoGP, para a transmissão das duas primeiras etapas do Campeonato Mundial de SuperSport 300, ou WorldSSP300.

A primeira das transmissões, acontecerá no dia 7 de abril às 9:30 (horário de Brasília) no Facebook Yamaha motorwww.facebook.com/yamahamotorbrasil.

A categoria que teve a Yamaha como a campeã em 2017, ano de estreia da competição, terá ainda mais atrativos para a temporada 2019, principalmente para os fãs brasileiros da motovelocidade.

Além de do maior número de participantes, com mais de 50 inscritos de 16 diferentes países e 5 continentes – aumentando ainda mais as disputas e também as emoções –, será a primeira vez que um piloto brasileiro competirá na categoria.

Ton Kawakami, que é piloto da Yamaha Brasil, tem apenas 18 anos e já é tricampeão na Yamalube R3 Cup e atual campeão Brasileiro de Supersport 600. Seu novo e maior desafio será representar seu país nesta competição de altíssimo nível pilotando uma Yamaha YZF-R3 da Equipe MS Racing, que tem apoio oficial da Yamaha e é uma das mais competitivas da categoria.

Serviço:
Quando: dia 7 de abril de 2019
Onde: Facebook Yamaha motor www.facebook.com/yamahamotorbrasil.

quinta-feira, 4 de abril de 2019

Arena Cross 2019: temporada começa sábado, dia 6 em Botucatu-SP

                          Hector Assunção

Equipe Honda Racing tem Jetro Salazar e Hector Assunção na categoria Pró, além de Lucas Dunka, Leonardo Souza e Matheus Klysman na MX2 - classe que retorna à competição após dois anos

O Arena Cross chega à 21ª temporada com a abertura do campeonato neste sábado (6), a partir das 16h, na área de eventos do Shopping Botucatu (SP). Para disputar a competição, considerada um grande show ao público, a equipe Honda Racing conta com Hector Assunção e Jetro Salazar na categoria Pró. Pela classe MX2, que retorna ao torneio depois de dois anos, aceleram os pilotos Lucas Dunka, Leonardo Souza e Matheus Klysman - este último é novidade do time vermelho e faz a sua estreia oficial.

Tetracampeão do Arena Cross, o paulista Hector Assunção está na busca do primeiro título na Pró. “Desde 2017 estou batendo na trave. Quero começar a temporada com um resultado positivo para seguir firme e confiante até o final. Os treinos nas últimas semanas foram bem intensos e me sinto preparado para encarar o desafio”, destaca Assunção. Ele utiliza a Honda CRF 450R.

Com a mesma moto, o equatoriano Jetro Salazar explica o trabalho realizado pela equipe com foco na primeira prova oficial da temporada no Brasil. “Fizemos alguns treinos simulando a corrida, inclusive a largada. Ajustamos inclusive a preparação física, já que no Arena Cross a corrida é curta de muita explosão”, diz o destaque da categoria Pró.

A novidade deste ano na competição é a volta da classe MX2. “Isso nos deixou bem mais empolgados, porque é a nossa categoria e abre portas para novos pilotos”, comenta Lucas Dunka. “Sempre gostei muito do Arena Cross. Estou muito feliz com o retorno da MX2 e também com meu desempenho nos treinos. Vamos com foco total”, complementa Leonardo Souza. Os dois são catarinenses.

Quem chega neste ano no time, também na MX2, é o goiano Matheus Klysman - piloto selecionado por meio do HTT (Honda Talent Test), programa de incentivo a novos talentos do motociclismo nacional. “Toda equipe me acolheu muito bem e estou bastante ansioso para a estreia. Tenho melhorado nos treinos e espero trazer bons resultados”, conta. Os três pilotos da categoria MX2 vão acelerar a motocicleta CRF 250R.

Além do time vermelho oficial, o Arena Cross terá a participação da equipe satélite Circuit Honda, com o venezuelano Humberto Martin, na Pró, e Reginaldo Ribeiro e Rafael de Araújo, o Bubinha, na MX2.

Serviço: 
Arena Cross 2019 - 1ª etapa
Local: Shopping Botucatu - Área de Eventos
Endereço: Avenida Marginal 200, s/n

Programação 
16h - Abertura dos portões
16h30 - Treinos classificatórios
Das 17h30 às 18h30 - Visitação de box (HC Vip e Torcida Vip)
18h40 - Sessão de autógrafos (Arquibancada Geral)
19h15 - Abertura do evento
19h20 - Duelo 1x1 – Pró
19h30 - Abertura oficial
19h50 - Prova 50cc
20h10 - Prova 65cc
20h30 - Prova MX2
21h - Apresentação pilotos Pró
21h10 - 1ª bateria Pró
21h30 - Show de freestyle
22h00 - 2ª bateria Pró

Rally RN 1500, 2019: Jean Azevedo vence 1ª Etapa

Jean Azevedo

Honda Racing também sai na frente com Tunico Maciel e Júlio “Bissinho” Zavatti nas categorias Production Aberta e Rally Brasil, respectivamente

A abertura da edição 2019 do Rally RN 1500 teve a primeira posição para Jean Azevedo, da equipe Honda Racing. Hexacampeão da prova, o piloto foi o mais rápido na classificação geral das motos e na categoria Super Production nesta quinta-feira (4), no percurso entre São Miguel do Gostoso e Açu, no Rio Grande do Norte. Tunico Maciel e Júlio “Bissinho” Zavatti também foram destaques pela equipe vermelha e lideraram nas categorias Production Aberta e Rally Brasil, respectivamente.

A primeira etapa incluiu 168 km de especiais (trechos cronometrados), de 230 km no total, com muita areia, que exigiu bastante da navegação.

Também na Super Production, o gaúcho Gregorio Caselani fechou a primeira etapa com a terceira posição na categoria e o sexto lugar na geral.

Pela Production Aberta, Tunico Maciel venceu o dia, além de conquistar o segundo lugar na geral. “Fui bem cauteloso, mas sempre acelerando forte para encarar as areias e as poças d’água, (...)"  ressaltou Maciel, que também compete com a CRF 450RX.

Em sua primeira prova oficial com a nova motocicleta nacional Honda CRF 250F, Júlio “Bissinho” Zavatti faturou a etapa na categorial Rally Brasil, com impressionantes 21 minutos de vantagem sobre o segundo colocado da classe.

Nesta sexta-feira (5), o Rally RN 1500 realiza a segunda etapa, que terá largada e chegada em Açu (RN). Os participantes percorrerão 186 km, sendo 144 km contra o relógio.

Rally RN 1500 – 1ª etapa (resultados extraoficiais)
Classificação geral – Motos
1 – Jean Azevedo (#3) - 2:34:54 – Honda CRF 450RX
2 – Tunico Maciel (#5) - 2:35:18 – Honda CRF 450RX
3 – Luciano Gomes (#6) - 2:36:34
4 – Ricardo Martins (#2) - 2:36:58
5 – Túlio Malta (#4) - 2:37:03
6 – Gregório Caselani (#1) - 2:38:31 – Honda CRF 450RX

Categoria Super Production
1 – Jean Azevedo (#3) - 2:34:54 – Honda CRF 450RX
2 – Ricardo Martins (#2) - 2:36:58
3 – Gregório Caselani (#1) - 2:38:31 – Honda CRF 450RX
4 – Tiago Fantozzi (#13) - 2:52:41
5 – Ricardo Barbosa (#41) – 3:05:00

Categoria Production Aberta
1 – Tunico Maciel (#5) - 2:35:18 – Honda CRF 450RX
2 – Luciano Gomes (#6) - 2:36:34
3 – Túlio Malta (#4) - 2:37:03
4 – Mario Marchiori (#8) - 2:45:20
5 – John Monteath (#26) - 2:49:18

Categoria Rally Brasil
1 – Júlio “Bissinho” Zavatti (#7) – 2:57:52 – Honda CRF 250F
2 – Ysak Nascimento (#47) - 3:18:54
3 – Thiago Ferreira (#39) – 3:22:42
4 –​ Rodrigo Oliveira (#38) –​ 3:28:49
5 –​ Guilherme Bissotto (#37) –​ 3:36:31

Programação* do 21º Rally RN 1500
Sexta-feira (5/4)
2ª etapa - Açu / Açu (RN)
Percurso do dia: 186 km (144 km de trechos cronometrados)

Sábado (6/4)
3ª etapa - Açu / Currais Novos (RN)
Percurso do dia: 220 km (184 km de trechos cronometrados)

Domingo (7/4)
4ª etapa - Currais Novos / Currais Novos (RN)
Percurso do dia: 180 km (120 km de trechos cronometrados)
A partir das 14h: Divulgação de resultados e premiação

Total do percurso: 816 km
Total de trechos cronometrados: 598 km

terça-feira, 2 de abril de 2019

Rally RN 1500: Honda Racing defende títulos nas motos em 2019.

Jean Azevedo

Prova dá início às disputas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country no dia 4 de abril, em São Miguel do Gostoso (RN)

Vai ser dada a largada para o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. A prova de abertura do calendário 2019, o tradicional Rally RN 1500, terá início no dia 4 de abril em São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte. A equipe Honda Racing está pronta para defender os títulos da categoria para motocicletas no desafio potiguar e no Campeonato Brasileiro, com o atual campeão Gregorio Caselani, do Rio Grande do Sul.
A equipe vermelha divide o favoritismo com outros pilotos de renome. O paulista Jean Azevedo é a maior referência nacional da modalidade e possui nada menos do que seis títulos do RN 1500 e outros 10 na classificação geral do Brasileiro de Rally Cross Country. Tunico Maciel, de Minas Gerais, é o atual campeão do Rally dos Sertões. Assim como Caselani, eles aceleram a motocicleta Honda CRF 450RX.

Na categoria exclusiva para motocicletas nacionais, o paulista Júlio “Bissinho” Zavatti, atual campeão brasileiro da Rally Brasil, é o grande destaque. Ele será o responsável pela estreia na nova motocicleta Honda CRF 250F nas provas do calendário nacional de Rally Cross Country.

O 21º Rally RN 1500 inclui quatro dias de disputas, totalizando 816 quilômetros de percurso (598 deles de trechos cronometrados). A chegada será no dia 7 de abril em Currais Novos (RN). A prova também envolve categorias para quadriciclos, carros e UTVs.

Expectativas - O início da temporada nacional 2019 do Rally Cross Country envolve grandes expectativas. “Gosto muito de competir no Rally RN 1500, que é uma prova bastante completa”, contou o atual campeão das motos Gregorio Caselani. Ele também venceu a prova em 2016. “Na minha opinião, os maiores desafios serão os trechos de areia, principalmente nas dunas, e a navegação”, apontou o gaúcho.

Em busca da sétima vitória da carreira na prova potiguar, Jean Azevedo está pronto para largar. “Fiz uma preparação intensa na pré-temporada, tanto na parte física quanto nos treinos com a motocicleta. O primeiro dia de prova terá muita areia e o segundo, pedras e altas velocidades. As últimas etapas trarão desafios variados, como serras e trechos travados. Espero uma disputa intensa e equilibrada, com os pilotos mais rápidos brigando por cada segundo.”

Tunico Maciel, além da taça do Rally dos Sertões, comemorou em 2018 o título brasileiro da categoria Production Aberta. “Treinei bastante para chegar 100% no Rally RN 1500. A prova é a abertura do Campeonato Brasileiro, quero ser constante em todas as etapas do ano e mostrar que estou pronto para disputar o título nacional também na classificação geral das motos”, afirmou o mineiro.

Júlio “Bissinho” Zavatti, considerado o “Rei da CRF 230F” por conta do desempenho a bordo da motocicleta nacional fabricada pela Honda, ganhou mais cilindradas para a temporada 2019. “A Honda CRF 250F chegou forte no segmento off-road, preparada para qualquer desafio. Estou muito feliz e motivado por ter a oportunidade de acelerar a motocicleta em sua estreia no calendário nacional de Rally Cross Country”, concluiu.

Programação
21º Rally RN 1500
Quarta-feira (3/4)
São Miguel do Gostoso (RN) / Pousada Mar de Estrelas
9h30 - Abertura da secretaria de prova
Das 10h às 17h - Vistorias técnicas
19h - Coletiva de Imprensa.
20h – Briefing para os competidores.

Quinta-feira (4/4)
1ª etapa - São Miguel do Gostoso / Açu (RN)
Percurso do dia: 230 km (150 km de trechos cronometrados)

Sexta-feira (5/4)
2ª etapa - Açu / Açu (RN)
Percurso do dia: 186 km (144 km de trechos cronometrados)

Sábado (6/4)
3ª etapa - Açu / Currais Novos (RN)
Percurso do dia: 220 km (184 km de trechos cronometrados)

Domingo (7/4)
4ª etapa - Currais Novos / Currais Novos (RN)
Percurso do dia: 180 km (120 km de trechos cronometrados)
A partir das 14h: Divulgação de resultados e premiação

Total do percurso: 816 km
Total de trechos cronometrados: 598 km

Super Bike Brasil 2019: Fábio Pitta da SuperStock 1.000cc é 3º em Interlagos

Abertura de temporada positiva para as equipes Ello Double e F Racing

Aconteceu neste domingo (24), a primeira etapa do SuperBike Brasil, em Interlagos, São Paulo. O certame paulistano recebeu os pilotos da Ello Double F Racing para disputas emocionantes e garantia de bons pontos para o time.

Na categoria de base - a Escola 1.000, o piloto numeral #25, Fábio Queiroz, largou da segunda posição do grid e fez uma corrida conservadora.

"A primeira etapa para mim foi de muita evolução. Bati meu recorde pessoal e me senti confortável encima da moto. Sei que posso ser mais agressivo e ganhar melhores posições. Darei meu máximo nas próximas etapas para alcançar o mais alto do pódio. Agradeço todos meus patrocinadores por investirem e acreditarem em mim e a toda minha equipe pelo suporte no final de semana.", comenta Queiroz.

Fábio Pitta, da categoria SuperStock com motos de 1.000cc, largou da terceira posição do grid e manteve o posto até o final da corrida, subindo ao pódio e garantindo pontos para o campeonato.

"Mais um final de semana de muita superação e aprendizado. Tive alguns problemas mecânicos na moto durante todo o final de semana. Para a corrida conseguimos um acerto bom e fui para pista buscando melhorar minha posição. Estava brigando por posições a cada volta, porém tivemos a entrada do safety car, o que fez com que os pneus da moto esfriassem e o grip atrapalhasse na retomada da disputa. No final mantive o terceiro posto e garanti bons pontos para o campeonato.", comenta Pitta.

Para assistir as corridas na integra, acesse:
SuperBike Escola: https://www.youtube.com/watch?v=0sYje4EVuZQ
SuperBike Stock: https://www.youtube.com/watch?v=AuE-9hQjsa0

A próxima etapa do SuperBike Brasil, acontecerá dia 14 de abril, em Interlagos - SP. Mais informações e ingressos pelo site oficial do evento - www.superbike.com.br

CALENDÁRIO 2019
2ª etapa - 14 de abril (São Paulo)
3ª etapa - 26 de maio (São Paulo)
4ª etapa - 16 de junho (São Paulo)
5ª etapa - 21 de julho (São Paulo)
6ª etapa - 18 de agosto (São Paulo)
7ª etapa - 22 de setembro (Goiânia)
8ª etapa - 20 de outubro (Curitiba)*
9ª etapa - 10 de novembro (Londrina)*
10ª etapa - 8 de dezembro (São Paulo)

segunda-feira, 1 de abril de 2019

Valentino Rossi fica em segundo na 2ª Etapa do Moto GP 2019.

Em uma corrida brilhante, Rossi dá show de pilotagem e conquista importantes pontos para o campeonato.

A segunda etapa do mundial de MotoGP, que aconteceu no dia 31 de março, no Circuito Termas de Río Hondo, Argentina, teve dupla comemoração para Valentino Rossi, piloto da Equipe Yamaha Monster Energy MotoGP. Além de conquistar seu primeiro pódio da temporada 2019, o piloto comemorou o 23º aniversário de sua estreia no mundial de motovelocidade em 1996, na categoria de 125cc.
Rossi teve um bom começo de prova, largando em quarto no grid. O multicampeão da Yamaha manteve sua posição após a disputada primeira curva, subindo logo em seguida para a segunda colocação. Embora estivesse focado em se manter em segundo, Rossi sofreu forte pressão por parte de seus oponentes, o que o levou a recuar para o quinto lugar... Mas não por muito tempo. Graças a sua experiência e arrojo, Rossi voltou ao segundo lugar, fazendo vibrar a arquibancada, que o aplaudiu de pé!

Com o tempo perdido nas disputas, Marc Marquez abriu mais de 6s de vantagem à sua frente, tornando improvável um combate pela ponta. Sendo assim, o italiano se concentrou em defender sua posição contra o compatriota Andrea Dovizioso. Num forte ritmo, a disputa entre a dupla de pilotos italianos resultou em uma eletrizante alternância de posições e também um distanciamento dos outros pilotos.

Rossi fez juz ao seu apelido de “The Doctor”, O Doutor em inglês. Ele observou o estilo de pilotagem do seu rival e “sirurgicamente” escolheu o local e o momento para atacar. Na última volta, na curva 7, ele colocou a sua YZR-M1 por dentro, ultrapassou Dovizioso e venceu o duelo, conquistando o honroso segundo lugar no pódio, a 9.816s do primeiro.