sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Colombiano explora estradas sul-americanas a bordo do Can-Am Spyder

No Brasil após cinco meses e 23 mil quilômetros de aventura, Wally Gil viaja sozinho com o modelo RS-S.
Fonte: Mundo Press.
O Can-Am Spyder RS-S do colombiano Wally Gil, 45 anos, contabiliza 23 mil quilômetros pelas estradas da América do Sul desde que o viajante solitário deixou a capital Bogotá, há cinco meses. Antes de chegar em São Paulo (SP), a máquina percorreu os caminhos do Equador, Peru, Chile, Argentina e Uruguai, totalizando cerca de 40 paradas. “Agora vou para o Paraguai, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia. Pretendo percorrer entre 35 e 40 mil quilômetros no total”, contou Wally Gil.

Quando viu pela primeira vez um roadster Can-Am Spyder, o colombiano teve a certeza de que poderia realizar um antigo desejo. “Eu tinha esse sonho há muito tempo e quando vi o Spyder fiquei encantado pela máquina e pelo fato dela ter três rodas. O veículo se comportou muito bem, todos os seus componentes são de muita qualidade e não tive nenhum problema na viagem. Nada é igual à realidade do Spyder, porque eu sinto a mesma emoção do motociclista – o vento, o ar, a chuva e o sol – com muito mais conforto e segurança”, explicou.
Em São Paulo, Wally Gil contou com o suporte de fábrica da Can-Am e fez a revisão completa em seu Spyder na concessionária Casarini. “A Can-Am me deu assistência permanente em todo o trajeto, nunca me deixou desamparado. Encontrei excelentes pessoas pelo caminho”, continuou.

Muito além dos quilômetros rodados, o aventureiro tem vivido experiências que jamais serão esquecidas. “Estou fazendo uma viagem ao meu interior, eu não me conhecia estando tanto tempo sozinho e aprendi bastante. Outra lição foi que todos os lugares têm algo especial, com pessoas lindas e dispostas e nos receber de braços abertos.”
Wally Gil planeja explorar outras regiões logo que chegar na Colômbia. “Pretendo descansar um mês para voltar à estrada. O destino será o Canadá, com mais 40 mil quilômetros de viagem, passando pelo México e Estados Unidos”, antecipou o viajante.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Comunidade Spyder vai para a estrada com destino a Pirenópolis-GO.

Grupos partem de Brasília-DF e de Goiânia-GO rumo à cidade tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Fonte: Mundo Press.
O sábado será dia da Comunidade Spyder ir para a estrada com destino a Pirenópolis, cidade de Goiás tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Os grupos partirão de Brasília-DF e de Goiânia-GO tendo no caminho a experiência única de pilotar o roadster da Can-Am.
“Este será o primeiro passeio do Spyder nas regiões e estamos muito animados”, contou Érico Bizzo, da Villa Náutica, concessionária dos produtos BRP em Brasília e Goiânia, a qual também conta com o suporte da Villa Motorsports na capital goiana. “As lojas de Goiânia e de Brasília estão unidas para a realização deste passeio. Pirenópolis é um ponto turístico e tem ares coloniais, com bastante artesanato e gastronomia de qualidade. Será uma ótima atração”, disse.

O grupo de Brasília percorrerá 170 quilômetros até Pirenópolis e o de Goiânia, 120 km. A programação inclui visita ao Museu Rodas do Tempo, além de almoço entre amigos. A organização solicita dois quilos de alimentos não perecíveis por participante, os quais serão doados a entidades assistenciais, e exige o uso dos equipamentos de segurança no evento. Para inscrições e mais informações, os contatos são os seguintes: Villa Náutica, em Brasília, no telefone 61 3223-0201; e Villa Motorsports, em Goiânia, no telefone 62 3225-1575.

Horex VR6 Classic: para recordar dias de glória da marca alemã.

Com motor de seis cilindros em V, que fica quase camuflado, a nova moto alemã resgata o passado da marca, incorporando tecnologia para reviver dias de glória
Publicado no Estado de Minas em 21/08/2013.
Relançada em 2010, depois de décadas inoperante, e comercializada desde 2011, a alemã Horex VR6 pretende reviver os dias de glória da marca, que já foi líder de mercado na Alemanha, além de uma das mais importantes do mundo. O modelo agora tem companhia, com o lançamento em julho da versão VR6 Classic, que mantém a estrutura, mas conta com pintura especial e coração ligeiramente amansado. O motor é o destaque. Um V6, com inclinação entre as bancadas de apenas 15 graus, criando a sensação de que é um propulsor menor. A pequena inclinação permite um único cabeçote, em um arranjo extremamente compacto e inédito.

A primeira versão, com 1.218cm³ de cilindrada, fornece 161cv, mas para a versão Classic o propulsor foi amansado para “apenas” 126,4cv a 8.500rpm e torque de 12,2kgfm a 7.000rpm. Um ajuste para conferir maior docilidade na condução. Nascida em 1923, na cidade de Bad Homburg, fruto da paixão do piloto Fritz Kleemann, ganhou o batismo de Horex, com a junção dos nomes da cidade e da fábrica de vidros do pai, chamada Rex. A marca sobreviveu até 1958, quando o nome foi vendido e a produção passou a ser esporádica e artesanal. Volta agora recheada de tecnologia, pelas mãos do engenheiro Clemens Neese e colaboração técnica da Volkswagen.

 O motor até parece ter arquitetura com cilindros em linha, mas é um V6 de dimensões tão compactas que é capaz de confundir, além de produzir um espetacular e afinado ronco. O escape igualmente disfarça. A sua disposição tem dois “canos”, que por sua vez abrigam três saídas cada, mais uma vez dificultando as possíveis pistas de um motor do tipo V6. Equipado com três válvulas por cilindro, injeção eletrônica e refrigeração líquida, tem triplo comando. Como nas motocicletas tradicionais, ou nakeds, o motor fica propositalmente à mostra, sem carenagens ou outros artifícios aerodinâmicos.
O visual obedece à linha clássica sem ser exatamente retrô. A versão Classic incorporou uma pintura em duas cores, com uma faixa que se estende aos para-lamas dianteiro e traseiro, pintados na mesma cor predominante do tanque, com capacidade para 17 litros. O tanque arredondado também ostenta o símbolo da marca, composto por um “H” alado e coroado. Outro toque clássico é o painel, com instrumentos arredondados e virados para o piloto, além do grande farol redondo. Já o banco transmite uma certa sofisticação, com capa marrom em vez do usual preto.

 A nova Horex VR6 Classic não foge do passado, com traços resgatados das motos que fizeram a fama da marca nos áureos tempos. A Regina 350, com motor de um cilindro, e a Imperator, com motorização de dois cilindros, das décadas de 1940 e 1950, respectivamente, que também fizeram bonito nas pistas. As rodas Kineo, feitas com exclusividade para a Horex, têm aros de 17 polegadas de diâmetro e são raiadas para manter a harmonia, porém, com fixação dos raios de tal forma que permite o uso de pneus sem câmara. O quadro é em alumínio, com o motor fazendo parte da estrutura. O peso, entretanto, é de bem nutridos 249kg.

No departamento de segurança, a Horex Classic conta com dois freios estilo margarida, Breaking, na dianteira, com 320 milímetros de diâmetro e pinças Brembo. Na traseira, o disco único também é estilo margarida, com 264 milímetros de diâmetro. O sistema ABS está presente nas duas rodas. A suspensão traseira é do tipo mono, Sachs, ancorada em monobraço. A suspensão dianteira é invertida, White Power, com tubos de 48 milímetros de diâmetro. O câmbio tem seis velocidades e a transmissão final é por corrente, apesar da potência e do torque elevados do motorzão de seis cilindros. Na Europa, o modelo Horex VR6 Classic custa 24,5 mil euros.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Honda lança curso inédito para pilotagem de quadriciclos

O curso traz, entre outras informações, dicas de postura, frenagem, métodos de segurança no transporte de equipamentos e controle de velocidade.
Fonte: Moto Honda da Amazônia
Reconhecida pela difusão de técnicas de pilotagem e conceitos de segurança no trânsito, a Honda inova mais uma vez com o lançamento do 1º curso online de quadriciclo, veículo motorizado aberto para uso off-road.
A novidade, inédita no segmento, já está disponível no site “Harmonia no Trânsito” (www.honda.com.br/harmonianotransito) gratuitamente. Dividido em dois módulos - Inspeção Preventiva e Equipamentos de Segurança e um específico sobre Técnicas de Pilotagem -o curso traz, entre outras informações, dicas de postura, frenagem, métodos de segurança no transporte de equipamentos e controle de velocidade.  Todo o conteúdo é apresentado por meio de imagens, sons e vídeos, que contam com a narração de um simpático instrutor virtual.

Referência nacional na formação de motociclistas conscientes e preocupados com a segurança no trânsito, a Honda investe em programas educativos e atividades itinerantes desde a década de 70, quando iniciou suas atividades no Brasil.
Os números impressionam: mais de 485 mil motociclistas já participaram de treinamentos, acompanharam palestras e outras atividades realizadas pelo Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH) de Indaiatuba e Recife, desde a inauguração da primeira unidade, no interior paulista, em 1998.

A equipe do CETH também desenvolve ferramentas educacionais que são disponibilizadas para órgãos públicos, entidades e sociedade em geral no site Harmonia no Trânsito. A plataforma oferece vídeos, animações 3D e cursos on-line com dicas e técnicas de pilotagem que transmitem informação a milhões de brasileiros, sejam eles motociclistas, motoristas ou pedestres.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Motos aquáticas conscientizam e divertem na região Nordeste

Recife

No próximo fim de semana tem passeio que apoia a limpeza do Rio Capibaribe em Pernambuco e Jet Tour Sea-Doo em Sergipe.

Fonte: Mundo Press
As motos aquáticas conscientizam e divertem pelo país afora. Neste final de semana, a região Nordeste será palco de passeios imperdíveis a bordo dos veículos. No sábado, um grupo de 70 máquinas alerta sobre a importância da limpeza do Rio Capibaribe em Recife (PE). Já o Jet Tour Sea-Doo agita as águas de Aracaju (SE) no domingo.
O objetivo do passeio em Pernambuco é bastante nobre. Famoso por suas pontes e palafitas, o Rio Capibaribe é cartão postal de Recife, mas tem sofrido por conta da poluição. “A nossa meta é chamar a atenção de todos para a situação do rio, além de integrar os proprietários de motos aquáticas”, comentou Fernando Da Fonte, da Da Fonte Náutica, organizadora do passeio e concessionária dos produtos BRP na região. “Sairemos de Maria Farinha com direção ao Parque da Jaqueira, passando pelas pontes do Capibaribe.” Para inscrições e mais informações, o telefone de contato é o 81 3325-1022.

No domingo, será a vez do público de Aracaju se divertir com o passeio monitorado do Jet Tour Sea-Doo. O evento será realizado às margens do Rio Paripueira, em Itaporanga D´Ajuda. “Iremos até a Praia do Saco, será um passeio muito bonito, repleto de visuais com dunas e belas paisagens”, antecipou Matheus Cerqueira, da Sport Jet, concessionária da BRP em Aracaju, o que inclui as motos aquáticas da Sea-Doo. Quem quiser experimentar a sensação de pilotar as máquinas mais desejadas do mercado pode agendar um test drive no sábado com a equipe da Sport Jet, responsável ainda pelas inscrições do passeio de domingo (79 9960-4222).

X Motos lança Bateria em gel e inteligente.

"Esta bateria é de ponta, de alta qualidade. A única com o chip teste, tecnologia patenteada X Motos"
Fonte: Engenharia de comunicação.
Não ser pego de surpresa. Este é o principal objetivo do produto que está ganhando o mercado brasileiro de motos: a bateria outdo, da X Motos do Brasil.
A bateria é a única no país em gel com a tecnologia exclusiva do chip teste, com a qual o usuário consegue verificar em segundos o nível da carga. Se a carga estiver baixa é só colocar o outdo teo carregador que vem incluso na tomada e recarregar a bateria.
Além disso, a bateria X Motos não vaza, não queima a pele; e tem maior durabilidade, pois regula eletronicamente a carga, mantendo-se ativa por muito mais tempo. Por ser em gel e ter maior durabilidade, diminui os riscos de contaminação do meio-ambiente.
Alicerçada em mais de 20 anos de atuação nas áreas técnicas, comercial e administrativa; a empresa tem uma preocupação contínua com a eficiência e a qualidade. Prova disso é que a X Motos é proprietária de nove marcas de moto peças na linha de reposição para motocicletas de rua e seus produtos contam com grande variedade para melhor atender o mercado.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Motos aquáticas movimentam as águas do Rio São Francisco

Grupo a bordo de 40 veículos realiza passeio de quatro dias, passando por Três Marias e Pirapora, em Minas Gerais
Fonte: Mundo Press
As motos aquáticas agitaram as águas do Rio São Francisco nos últimos dias. Um grupo de 40 veículos se divertiu tendo como plano de fundo cidades como Três Marias e Pirapora, em Minas Gerais, entre quinta-feira (22) e domingo (25). Além de explorar o famoso rio, os participantes tiveram à disposição estrutura de ponta e muito conforto.
“A nossa base foi um sitio localizado nas margens do São Francisco, no pé da barragem de Três Marias. Todos puderam deixar os seus veículos estacionados, havia quase cinquenta carros no ponto de concentração”, contou Júlio Cabizuca, da GP Mini Veículos, concessionária dos produtos BRP – o que inclui as motos aquáticas Sea-Doo – e organizadora do evento. “Parecia um estacionamento de shopping center”, contou, com bom humor.

No primeiro dia do passeio, as 40 motos aquáticas foram divididas em 10 equipes. “Todos foram identificados com adesivos. Percorremos 150 quilômetros rio abaixo, com paisagens indescritíveis. O grupo fez diversas paradas e chegamos em Pirapora apenas no final da tarde”, relatou, destacando a surpresa da população local. “Todos ficaram perplexos ao ver aquele enxame de motos aquáticas na margem da cidade.”
A equipe de apoio teve papel fundamental para garantir o sucesso do evento, encarregando-se da segurança das máquinas, do reabastecimento e do transporte dos pilotos até o hotel. “Na sexta-feira, fizemos o percurso de volta e chegamos a Três Marias por volta das 15h30, dando início à segunda parte do evento: churrasco de confraternização e mais passeios pelas águas da região no sábado e no domingo.”

Ao lado de Paulo Gontijo e Guilherme Velloso, da GP Mini, Cabizuca considera ter atingido todos os objetivos do passeio. “Foi uma grande festa, uma movimentação na cidade jamais vista. As metas foram totalmente atingidas, integrando os nossos clientes e apresentando a enorme janela de possibilidades de utilização da moto aquática. É impossível transmitir o grau de entusiasmo que todo o grupo ficou, certamente muita coisa está por vir”, concluiu.

domingo, 25 de agosto de 2013

Moto 1000GP: numa chegada espetacular, Calura leva a melhor na GPR 250

Igor Calura
Corrida da categoria de base do Campeonato Brasileiro de Moto velocidade mais uma vez é encerrada com vitória em cima da linha de chegada.
Fonte: Grelak Comunicação.
Apenas 19 milésimos de segundo separaram Igor Calura, da Mototech, da segunda colocada, Sabrina Paiuta, piloto da Mobil Rush Racing. Uma vitória conhecida sob a linha de chegada da quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, realizada na tarde deste domingo (25), no Autódromo Zilmar Beux de Cascavel (PR). O piloto Joelsu da Silva, que defende as cores da Suel Racing foi o terceiro colocado.

O horário da GPR 250 foi alterado devido a neblina que encobriu a região Oeste do Paraná na manhã do domingo, e fechou o dia de corridas do Moto 1000 GP. Quem esperou para ver a disputa, não se arrependeu. Numa alternância de posições desde a largada, os três primeiros colocados mostraram o porquê a GPR 250 tem corridas emocionantes no Brasileiro de Motovelocidade. Na segunda etapa, em Curitiba, no dia 26 de maio. Sabrina superou Meikon Kawakami por apenas três milésimos sob a linha de chegada. Em Cascavel a decisão também foi na linha de chegada, mas desta vez ela foi superada por Igor Calura, por apenas 19 milésimos.

“Foi só na última volta que consegui imprimir um ritmo mais forte, o que me deu confiança para na curva da vitória poder acreditar que seria possível chegar em primeiro. O nível está muito competitivo, então acertar bem a moto e errar pouco, foi o que me fez vencer”, apontou Igor Calura, que com os 25 pontos conquistados pela vitória, alcançou 72 pontos, contra 70 pontos de Sabrina Paiuta.

Mesmo perdendo a liderança após quatro corridas, Sabrina crê na possibilidade de uma recuperação. “Penso que as disputas como essas, elevam nosso nível de pilotagem”, considerou Sabrina. “O campeonato chegou à metade,ainda tem muito pontos em disputa. Acho que dá para recuperar a ponta sim. O importante é pontuar sempre”, completou a piloto, que nesta segunda-feira (26), embarca para a Alemanha onde disputará uma das etapas da European Junior Cup.
A próxima etapa do Moto 1000 GP, válida pela quinta corrida do ano, das oito programadas na temporada, será em São Paulo, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, no dia 22 de setembro.

Confira a classificação final da corrida deste domingo (25), no Autódromo Zilmar Beux em Cascavel, válida pela quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade:

1º) Igor Calura (SP/Mototech), Honda, 16mins21s480
2º) Sabrina Paiuta (SP/Mobil Rush Team), Kawasaki, a 0s019
3º) Joelsu da Silva (PR/Suel Racing), Honda, a 1s200
4º) Pedro Sampaio (RS/Fábio Loko), Honda, a 3s077
5º) Meikon Kawakami (SP/Alex Barros Racing), Honda, a 6s507
6º) Cleber Parrado (SP/Procomps Racing Team), Kawasaki, a 20s159
7º) Ton Kawakami (SP/Alex Barros Racing), Honda, a 33s399
8º) Suel Dirluiz (PR/Suel Racing), Honda, a 34s632
9º) Maycon Benassi (PR/Team Fuel Racing-Mormaii), Kawasaki, a 43s738
10º) Nic Nottingham (SP/Team de Grandi Bardahl), Kawasaki, a 1min14s505


quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Moto 1000 GP: noite de autógrafos reúne pilotos e fãs no Cascavel JL Shopping

Fãs da moto velocidade poderão ver de perto alguns dos principais pilotos do Campeonato Brasileiro na noite desta sexta-feira.
Fonte: Grelak Comunicação.
O Moto 1000 GP volta a Cascavel neste fim de semana para as corridas da quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. Mais de 100 dos melhores pilotos do Brasil disputarão curvas e retas com competidores da Espanha, França, Portugal, Itália, Venezuela e Argentina, acelerando motos lendárias de 1000 cilindradas como BMW, Yamaha, Kawasaki, Honda, Suzuki, e MVAugusta.
Os fãs da velocidade poderão ver de perto, ainda antes das corridas que serão disputadas no domingo (25) no Autódromo Zilmar Beux, alguns dos principais pilotos da competição. Uma sessão de autógrafos está marcada para acontecer a partir das 18h desta sexta-feira (23) no Cascavel JL Shopping, com presença confirmada de Alexandre Barros, do argentino Luciano Ribodino, líder da categoria GP 1000, do cascavelense Nico Ferreira, que correrá pela primeira vez em sua cidade natal, e do piloto português Miguel Praia.
MOTOPASSEIO:
Dando continuidade às ações do Moto 1000 GP em Cascavel, a organização do evento prepara para a tarde de sábado (24) um motopasseio, saindo da Praça da Bíblia até o Autódromo Zilmar Beux. A concentração vai começar às 16h, com saída prevista para acontecer as 17h. Os motociclistas percorrerão toda a extensão da Avenida Brasil até o Trevo Cataratas, de onde seguirão pela BR 277 até o autódromo. Toda a atividade será acompanhada pela Cettrans – Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito de Cascavel –, além da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal. Quem participar do motopasseio não pagará entrada no autódromo no sábado, e será recepcionado por pilotos e por membros da organização.
Os treinos preparatórios para o GP Cascavel de Motovelocidade, quarta etapa do Moto 1000 GP, começarão nesta sexta-feira (23) às 12h e terão sequência durante todo o sábado. As sessões classificatórias, na parte da tarde, definirão as posições de largada das quatro corridas, no domingo (25).

Natal-RN e Campinas-SP têm final de semana a bordo de quadris e UTVs

Can-Am Adventure Tours percorre trilhas no sábado e o domingo será dia de test drive com as máquinas da marca canadense
Fonte: Mundo Press
O fim de semana será dedicado aos quadriciclos e UTVs nas cidades de Natal (RN) e Campinas (SP). No sábado, serão realizadas etapas do Can-Am Adventure Tours, um passeio aberto a proprietários dos veículos off-road de todas as marcas pelas trilhas das regiões. Já no domingo, haverá test drives com as máquinas da Can-Am, as mais desejadas do mercado.
As belezas do litoral potiguar serão o plano de fundo para o Can-Am Adventure Tours de Natal. O passeio conta com monitores treinados e irá acelerar em dunas, lagoas e trechos a beira mar, com duração de aproximadamente cinco horas. O test drive de domingo terá como palco a Praia de Baía Formosa. As duas atividades exigem agendamento prévio com a equipe da PG Prime, concessionária dos produtos BRP em Natal (o que inclui os veículos da Can-Am), no telefone (84) 4009-4608.

Em Campinas, os quadriciclos e UTVs partem com direção aos distritos rurais de Sousas e Joaquim Eugídio. Após um pequeno deslocamento em estrada de terra, os participantes terão pela frente trilhas em mata com aclives, declives, trechos de erosão e passagens por fazendas. A diversão off-road terá aproximadamente quatro horas de duração. O ponto de encontro para o test drive será no distrito de Sousas, no domingo. Para participar de qualquer uma das atrações, basta entrar em contato com a Posto 6, revendedora dos produtos BRP no telefone (19) 3324-7525.

O Can-Am Adventure Tours apoia a iniciativa “Trilha Solidária” e solicita dois quilos de alimentos não perecíveis aos participantes como taxa de inscrição. Os donativos serão encaminhados a entidades assistenciais das cidades que sediam os eventos. A organização exige a utilização dos itens de segurança, assim como no test drive Can-Am, que é direcionado a pessoas habilitadas (categoria A ou B).

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Moto 1000 GP: treinos livres em Cascavel abrem atividades nesta quarta.

Equipe Alex Barros
Algumas das principais equipes do Brasileiro de Moto velocidade vão à pista na preparação para as corridas deste domingo.
Fonte: Grelak Comunicação.
As atividades do Moto 1000 GP no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR), terão início nesta quarta-feira (21). Durante todo o dia, as principais equipes do país estarão na pista para os treinos livres de adaptação dos pilotos que não conhecem o circuito e regulagem dos componentes das motocicletas, visando as corridas da quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, que serão disputadas neste domingo (25). Essa será uma atividade livre, não obrigatória, aberta a quaisquer pilotos interessados em disputar uma das cinco categorias que compõem o Moto 1000 GP – GPR 250, GP 600, GP Light, GP Máster e GP 1000.

Entre as equipes que participam da atividade já na manhã desta quarta-feira está a Pitico Racing, chefiada por José Carlos, o “Pitico”, responsável técnico pelo time da Petronas SBK Team e da PRT. “Um dia a mais de treinos é essencial para muitos ajustes. A gente consegue entrar na pista para os treinos de sexta-feira com o serviço bastante adiantado em relação a quando não realizamos esses testes antes”, explica. Na avaliação do chefe de equipe, o circuito cascavelense não exige tanto motor, mas um equilíbrio maior da máquina. “O desenvolvimento fica centralizado no trabalho sobre a ciclística da moto, a relação e o acerto de suspensão, que são muito exigidos nessa pista”, continua.

Alex Barros, chefe da equipe que leva seu nome, também ratifica o pensamento de seus colegas sobre a importância de conhecer bem o traçado, seja para ajustar a máquina ou para dar maior confiança aos pilotos. “O grande desafio, nos treinos livres, é deixar os pilotos confiantes para a corrida. Por isso é importante o treino da quarta-feira. Melhora o nível técnico e o espetáculo para o público, que vê pilotos mais competitivos na pista”, avalia Barros, cuja equipe participará do treino com sete pilotos, entre eles Lucas Barros e Luciano Ribodino, atuais campeões da GP Light e da GP 1000 – neste ano, os dois disputam o título da GP 1000.

Os treinos desta quarta-feira serão iniciados pela manhã e divididos em dois grupos. A categoria GPR 250 terá quatro sessões livres com duração de 20 minutos, cada. Nas categorias GP 600cc, GP Light/GP Máster e GP 1000, serão quatro sessões de 90 minutos se a atividade reunir até 25 pilotos. Caso o número de participantes seja superior a organização do Moto 1000 GP pode dividir a programação por categorias.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Yamaha confirma sua 1ª moto 150 flex

Modelo urbano será produzido em Manaus e terá injeção eletrônica.
Publicado no G1.com em 16/08.
Comentário: Nilson Silva
A Yamaha confirmou nesta sexta-feira (16) que irá lançar no Brasil uma inédita moto flex de 150 cilindradas da marca, com injeção eletrônica, ainda sem nome definido. O anúncio ocorreu dias após a Honda renovar a linha CG no país. Além disso, a Yamaha aproveitou para divulgar as primeiras imagens do novo modelo. Apesar de não serem totalmente nítidas, as fotos mostram um modelo urbano mais requintado que a atual YBR 125, que brigará com as CGs 150 Titan e Fan.
As primeiras unidades chegaram do país asiático para testes e homologação no país, para, em uma segunda fase, serem produzidas no país, como confirmou a Yamaha. De acordo com informações obtidas pelo G1 junto a Receita Federal, a YBR 150 possui motor monocilíndrico de 149,3 cilindradas do tipo 4 tempos.
Sua potência máxima é de 12,97 cavalos e a moto possui sistema flex, que pode rodar com gasolina e álcool – ou ambos. É a estreia deste sistema nas motos de 150 cilindradas da Yamaha - por enquanto, só a Fazer 250 é bicombustível.

O peso da YBR 150 é de 118 kg e as medidas das rodas são de 18 polegadas.
Sua irmã off-road XTZ 150, que compartilha grande parte de componentes, traz o mesmo motor, mas o peso é de 121 kg e a roda dianteira é de 19 polegadas, enquanto a traseira tem 17 polegadas.
Em pesquisa informal feita em concessionárias da Yamaha em São Paulo, alguns vendedores já falam abertamente da YBR 150. Segundo eles, a moto chegaria no mês que vem, custando cerca de R$ 7.500.
A Yamaha divulgou poucas informações sobre a futuro modelo, que terá partida elétrica e sistema BlueFlex, para rodar com gasolina e etanol.

Segundo a empresa, o projeto foi concebido em parceria das das equipas de engenharia da empresa no Brasil e no Japão. A transmissão secundária é feita por corrente e o câmbio possui cinco marchas
Analisando as imagens, é possível ver que, a exemplo da CG, que abandonou o farol redondo, a Yamaha 150 traz conjunto óptico diferenciado na dianteira, com carenagem envolvendo o farol. Além disso, o farol utiliza sistema misto de analógico com digital.
Nosso comentário: 
A Yamaha, no Mercado Brasileiro tem-se comportada  como um vagão, a reboque da Honda. Uma atitude sempre reativa. Na verdade não precisaria de fazer nada nem de mexer em sua linha de motos de baixa cilindrada, pois o seu segundo lugar no mercado está cativo e bem longe de ser alcançado por outra montadora. Quanto á tecnologia flex, já mudei de idéia e acho  isto também uma bobagem que só vai encarecer o preço final, pois na maioria dos  postos de combustíveis do país o álcool custa mais que 70% do preço da gasolina. Freios ABS sim seriam uma novidade. Mas pelo menos estão prometendo injeção eletrônica. Menos mal!

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Can-Am Maverick sai na frente no Cearense de Rally de Regularidade

Silvio Goyanna e Jeferson Nobre vencem etapa de abertura da nova classe para UTVs
Fonte: Mundo Press
Atual campeão do Rally dos Sertões, o Can-Am Maverick saiu na frente no Campeonato Cearense de Rally de Regularidade conduzido por Silvio Goyanna e pelo o navegador Jeferson Nobre. A dupla venceu a etapa de abertura da nova classe para UTVs, realizada no último sábado em Cumbuco, no município de Caucaia (CE). A bordo do Can-Am Commander, Lucas Barroso e Aníbal Feijó subiram no pódio em segundo lugar, completando a dobradinha para a equipe Terra Bella Racing.

Goyanna compete em nível nacional desde 1999, sendo duas vezes vice-campeão do Rally dos Sertões entre os carros da Marathon. “A minha impressão do UTV foi ótima desde o início. O Maverick é seguro e proporciona muito contato com o ambiente da prova, eu posso dizer que me encontrei na pilotagem. Estou adorando a experiência”, contou o piloto. “A prova foi bastante técnica, com pedra, areia, estradas de chão batido, curvas fechadas e entradas escondidas”, continuou.

Pedro Barroso, chefe de equipe da Terra Bella Racing, revelou planos ainda maiores. “Nós ajudamos a criar a categoria para UTVs no Cearense e a receptividade foi enorme. Tivemos seis concorrentes nesta primeira etapa e esperamos 10 veículos na segunda. O Silvio Goyanna trouxe bastante experiência para a equipe e o objetivo principal é competir regionalmente para encarar o Rally dos Sertões em 2014”, antecipou. A próxima etapa do Cearense está marcada para o dia 28 de setembro.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Trial Show marca presença no 3º Bike Days

Thiago Vermelho
Tiago Vermelho e Valter Padeiro têm dois shows agendados para este final de semana no encontro de motociclistas em Fortuna de Minas (MG)
Fonte: Mundo Press.
Trial Show marca presença neste final de semana no 3º Bike Days, encontro nacional de motociclistas que agita a cidade mineira de Fortuna de Minas. Os pilotos Tiago Vermelho e Valter Padeiro utilizam a motocicleta Gas Gas TXT Pro 300 para levar o público ao delírio nos shows, marcados para as 19h de sábado e para as 11h de domingo.
O Trial Show conta com o apoio da Gas Gas e realiza manobras inusitadas: os pilotos desafiam a lei da gravidade ao atingir locais impensáveis com uma motocicleta e ainda apresentam o back flip com Tiago Vermelho, já que ele é o único piloto da modalidade no país a executar o movimento de freestyle motocross.
“O Bike Days tem algo inusitado, acontecerá o mesmo evento nos Estados Unidos, simultaneamente, e haverá integração entre as duas festas por meio de telões. Vai ser bem diferente e divertido”, comentou Vermelho.

O Trial Show inclui em seus shows obstáculos como uma pirâmide de três metros, uma torre de dois metros e 60 e um trailer, sendo que os pilotos também fazem as manobras a bordo de bicicletas. “O público das cidades do interior agita muito nas apresentações, tenho certeza de que no Bike Days não será diferente”, concluiu.

Harley-Davidson e Petrobras fecham parceria para recomendação de combustível

Fabricante indica a gasolina Podium para melhor performance e durabilidade das motocicletas
Fonte: Print Press
A Harley-Davidson anuncia parceria estratégica com a Petrobras para incentivar e orientar os clientes sobre a importância do abastecimento das motos com combustível de boa qualidade. A empresa passa a recomendar a gasolina Podium, produto desenvolvido especialmente para extrair o máximo do funcionamento dos motores, melhorando a durabilidade e preservando os componentes do sistema de alimentação de combustível da motocicleta.

“O brasileiro é bastante exigente e criterioso. Ter parceiros como a Petrobras demonstra a preocupação da marca em orientar o cliente para extrair o melhor de sua motocicleta. Estamos criando sinergia entre dois produtos de alta tecnologia e qualidade. De um lado, um combustível de alta octanagem e, de outro, os motores Harley-Davidson”, conta Júlio Vitti, gerente de Marketing, Produto e Relações Públicas da Harley-Davidson do Brasil.
“Essa parceria confirma o êxito da qualidade dos combustíveis Petrobras e sua Linha Podium, idealizados para o alto desempenho como o oferecido pelos veículos da marca Harley-Davidson, empresa referência no setor duas rodas de alta cilindrada”, afirma Guilherme França, gerente de Marketing da Petrobras.

As motocicletas, quando abastecidas com Gasolina Podium, apresentam ganho de performance, tornando a condução mais confiável e prazerosa. A Petrobras Podium possui fórmula de estabilidade elevada, resultando em menor degradação do produto, mantendo íntegras suas características e propriedades, por muito mais tempo. Além disso, a Gasolina Podium, com sua formulação especial, é mais eficaz na limpeza do sistema de alimentação das motos, evitando o acúmulo de resíduos, o que agrega ainda mais confiança à sua condução, além de reduzir os custos de manutenção.

“A Harley-Davidson sempre considerou o combustível fator fundamental para que os seus clientes possam desfrutar por completo toda a experiência que nossas motocicletas proporcionam. Afinal, há implicações que vão muito além do desempenho. A qualidade da gasolina ajuda na preservação da estrutura mecânica e de outros componentes, aumenta a vida útil do sistema de alimentação e exaustão da moto, e, pela manutenção do funcionamento da moto nas condições ideais, até auxilia na questão de emissão de gases, contribuindo para a conservação ambiental”, explica Vitti.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Can-Am comemora resultados dentro e fora das trilhas do Rally dos Sertões

Can-Am é patrocinadora do Projeto Ideia Fixa no Rally dos Sertões
Além de vencer entre os UTVs, marca canadense dá exemplo de solidariedade por meio do projeto Ideia Fixa.
Fonte: Mundo Press
Dentro e fora das trilhas, a Can-Am cumpriu a sua missão na 21ª edição do Rally dos Sertões. A equipe foi a grande vencedora entre os UTVs, com o piloto Carlo Collet e o navegador Marcos Lara, e ainda deu exemplo de solidariedade ao patrocinar o projeto Ideia Fixa. A iniciativa beneficiou de forma direta 640 crianças das cidades por onde o evento itinerante passou. O Sertões teve largada e chegada em Goiânia, Goiás, percorrendo ainda os caminhos do Tocantins entre os dias 25 de julho e 3 de agosto.
“Os objetivos foram mais do que cumpridos. Mostramos a qualidade dos produtos na competição, que foi duríssima, e a filosofia da marca com o investimento em ações sociais. A Can-Am foi um grande destaque no Rally dos Sertões e estamos muito satisfeitos com os resultados”, comentou Adilson Greco Gaspar, do marketing da fabricante canadense.

Para realizar as doações, a equipe do Ideia Fixa percorreu 4.320 quilômetros pelo interior do país, entregando pastas com o kit “Sorria para o Rally”. “Visitamos as cidades que fizeram parte do roteiro do rali a partir de Goiânia, incluindo centros de atendimento a mulheres e crianças, creches, escolas e comunidades extremamente carentes”, comentou Tânia Mara Carvalho, presidente do Projeto Ideia Fixa. Os kits entregues continham produtos de higiene bucal e pessoal, livros de histórias infantis, folha de atividades e pasta escolar.

Desde 2002, quando foi criado, o Projeto Ideia Fixa já beneficiou cerca de 123 mil pessoas em 13 Estados, entregando 190 toneladas de doações para moradores de comunidades carentes. A ação incluiu a distribuição de 137 mil livros para 57 mil alunos de diversas escolas de cidades que fizeram parte do roteiro do Rally dos Sertões.

Sobre a BRP - A Bombardier Recreational Products Inc (BRP) é uma empresa privada, líder mundial em projeto, desenvolvimento, fabricação, distribuição e marketing de veículos recreativos motorizados. Seu portfólio de marcas e produtos inclui: snowmobiles Ski-Doo e Lynx, jets e lanchas Sea Doo, motores de popa Evinrude e Johnson , veículos ATV, Side-by-Side e roadsters Can-Am e também motores Rotax. Os produtos da BRP são distribuídos em mais de 100 países.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Obras no autódromo de Santa Cruz do Sul adiam abertura do GP Gaúcho

Primeira etapa do campeonato de moto velocidade será nos dias 7 e 8 de setembro, em Guaporé
Fonte: Mundo Press
A etapa de abertura do GP Gaúcho de Moto velocidade foi adiada em função de obras na pista do Autódromo da cidade de Santa Cruz do Sul (RS), que seria palco das corridas neste final de semana, dias 10 e 11 de agosto. A organização anunciou que a primeira etapa do campeonato será nos dias 7 e 8 de setembro, em Guaporé (RS).
“Ao preparar um calendário, buscamos sempre evitar o conflito de datas. Fizemos a reserva do Autódromo de Santa Cruz com mais de dois meses de antecedência. Infelizmente a Prefeitura decidiu de forma unilateral realizar uma reforma de última hora na pista, o que impede o uso do local no final de semana”, explicou Alexandre Sampaio, diretor do GP Gaúcho de Motovelocidade.

No comunicado divulgado pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, assinado por Cesar Antonio Cechinato, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciências e Tecnologia, as obras foram feitas por determinações da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). “(...) As obras visam dotar de total segurança o circuito do Autódromo, tornando-o um dos melhores do país em termos de segurança e condições de competitividade. Ao fazermos intervenções na reta dos boxes, foi constatada uma maior complexibilidade e consequente maior duração dos trabalhos, o que inviabiliza a realização das provas no próximo final de semana.”

Com todos os preparativos em dia para a realização da abertura do GP Gaúcho, tanto a organização do evento como o público e os competidores terão de se adequar ao novo calendário. “Entendemos a justa revolta dos pilotos e fãs do esporte, que se sentiram desprestigiados pelos gestores do município por conta deste incidente na semana da etapa de abertura. O GP Gaúcho irá agendar o quanto antes uma nova data para a etapa perdida, e o calendário continuará com cinco eventos até o final do ano”, concluiu Sampaio.

Com organização da Associação Gaúcha de Esportes Motociclísticos (AGEM), o GP Gaúcho de Motovelocidade tem o patrocínio de M3 Parts/Michelin e Sulfer. O evento conta com o apoio da Zuun Motorcycle, Chacal Fotografias, Curva do S, Revista Potência Máxima, Serjão Box Racing e Associação dos Motociclistas do Rio Grande do Sul, além da supervisão da Federação Gaúcha de Motociclismo (FGM) e da Confederação Brasileira de Motociclismo

sábado, 3 de agosto de 2013

A bordo do Maverick, Equipe Can-Am conquista título dos UTVs no Sertões

Carlo Collet/Marcos Lara
Carlo Collet e Marcos Lara concretizam virada histórica e comemoram a taça inédita na rampa de chegada em Goiânia (GO)
Fonte: Mundo Press
A Equipe Can-Am escreveu o seu nome na história do Rally dos Sertões ao faturar o título dos UTVs de forma emocionante. A bordo do novo Can-Am Maverick, o piloto Carlo Collet e o navegador Marcos Lara concretizaram a virada na categoria neste sábado, comemorando a taça inédita na rampa de chegada do Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia (GO). A dupla venceu seis das 10 etapas realizadas na prova e ficou próxima de ser campeã apenas no penúltimo dia de disputa. “Eu já perdi o Sertões no oitavo dia, e agora posso dizer que ganhei no nono”, disse Collet, radiante pela conquista.

Ele possui outros cinco títulos do maior rali do país, mas competindo com quadriciclos. “Foi uma prova perfeita e muito dura, o Can-Am Maverick se comportou de forma excepcional. Enfrentamos dias longos e mesmo assim vencemos, como na passagem pelo Jalapão, no Tocantins, a mais quente e difícil”, lembrou. A dupla havia ficado distante da taça após sofrer um acidente e não completar a terceira etapa. Porém, não desistiu e seguiu com força máxima na prova, até que os dois concorrentes que estavam na frente tiveram problemas na nona etapa e também foram punidos.

“Hoje estávamos com a mão na taça e fizemos a décima etapa com muita tranquilidade”, continuou o piloto, que terminou como o segundo mais rápido do dia, o suficiente para soltar o grito de campeão. A última etapa teve início em Goianésia (GO) e 290 quilômetros, sendo 123 de especiais, totalizando os 4.115 quilômetros do percurso (2.488 de especiais, ou seja, 60% do roteiro). O segundo lugar dos UTVs foi conquistado pela dupla Rodrigo Varela/João Arena a bordo do Can-Am Commander, reforçando a qualidade e a resistência da marca.

Na parte da navegação, Marcos Lara teve o seu trabalho coroado. “Ainda não dá para acreditar que conquistamos o título, ganhamos seis etapas e merecíamos vencer. Não erramos nenhum caminho e estou bastante satisfeito”, comemorou.

O argentino Daniel Mazzuco foi o sexto do dia e confirmou a quinta colocação dos quadriciclos com o Can-Am Renegade 800. O Rally dos Sertões teve início no último dia 25 e foi válido pelo Campeonato Mundial de Rally Cross Country para motos e quadriciclos, incluindo ainda carros e caminhões.

UTVs
Resultados 10ª etapa (extra-oficiais)
1º - CARLOS AMBROSIO/DIONIZIO SILVA NETO - 01:48:35
2º - CARLO COLLET/MARCOS LARA - 01:51:24 - Can-Am Maverick
3º - RODRIGO VARELA/JOAO ARENA - 01:59:12 - Can-Am Comm

BMW Group Brasil realiza primeira fase de recrutamento para sua fábrica nacional.

fábrica será inaugurada ano que vem em Araquari-SC.
Fonte: BMW Group Brasil. O BMW Group Brasil iniciou o processo de recrutamento para profissionais interessados em atuar na fábrica da marca, a ser construída em Araquari, Santa Catarina. No dia 27 de julho, o Grupo Meta, parceiro no recrutamento e seleção dos colaboradores, realizou um evento para recrutamento de profissionais da área produtiva para a nova unidade. Cerca de 930 candidatos compareceram à sede da empresa (Rua Max Colin, 726, América, Joinville), das 08:00 às 16:00, munidos de currículo e documentos pessoais.

Nos últimos anos, a BMW cresceu de forma significativa no Brasil, expandindo suas atividades e se fortalecendo no segmento de carros de luxo importados. Em 1995, estabeleceu-se como uma companhia nacional de vendas e, em 1999, apresentou a BMW Serviços Financeiros. A partir daí, trouxe para o país a marca MINI (2009) e iniciou a produção de motocicletas em Manaus, Amazonas, a primeira fora da Alemanha (2010).

Em 2014, o Grupo dará mais um passo histórico em direção ao compromisso de longo prazo estabelecido com o mercado brasileiro, a inauguração de sua fábrica em Araquari, município próximo a Joinville. A fim de manter os altos padrões de qualidade da marca, a empresa está em busca de profissionais com espírito de trabalho em equipe e iniciativa pessoal, além de desejo e compromisso em desenvolver constantemente seus conhecimentos.
Para mais informações referentes as vagas disponíveis acesse os sites abaixo:
www.bmw.com.br/carreiras
www.grupometa.com
bmwcarreiras@grupometa.com
Telefone exclusivo: (47) 3431.5777, com atendimento das 08h00 às12h00 e13h30 às18h00 horas, de segunda a sexta-feira.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Bahia e Distrito Federal recebem etapas do Can-Am Aventure Tours

Passeios direcionados a proprietários de quadriciclos e UTVs estão marcados para este sábado
Fonte: MundoPress
O Can-Am Adventure Tours vai a Bahia e ao Distrito Federal neste sábado. Os passeios são direcionados a proprietários de quadriciclos e de UTVs de todas as marcas e prometem diversão ao ar livre e belas paisagens. Os eventos apoiam a Trilha Solidária, ou seja, a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis como taxa de inscrição, os quais serão revertidos a entidades assistenciais.
Na Bahia, o ponto de encontro será Massarandupió, sendo que o percurso inclui a região de Sabaúma, praia localizada no distrito de Entre Rios. “Iremos percorrer 80 quilômetros na mata atlântica, com passagens por dunas, nascentes, fazendas de plantio de eucalipto e de pinho e pontos de atoleiro. Fizemos essa trilha no ano passado e foi um sucesso, tanto que houve muitos pedidos para que a gente repetisse”, contou Paulo Oliveira, da Sport Jet, organizadora do passeio e concessionária dos produtos BRP – o que inclui os desejados veículos da Can-Am.

O passeio deve ter quatro horas de duração, assim como o evento nos arredores de Brasília. “Vamos aproveitar paisagens típicas do cerrado, em uma região que fica a apenas 10 quilômetros do plano piloto. Haverá um pouco de tudo, como passagem por rios perenes e chão de pedra. O nível da trilha é para pilotos com alguma experiência, mas estaremos lá para auxiliar quem tiver qualquer dificuldade”, garantiu Érico Bizzo, da Villa Náutica, concessionária da BRP na região que organiza o evento.

Para participar das etapas do Can-Am Adventure Tours, é necessário fazer a inscrição e utilizar os itens de segurança, sendo que monitores treinados irão acompanhar o passeio. Para inscrições e mais informações, a evento da Bahia tem como contato a Sport Jet no 71 3321-6711. O telefone da Villa Náutica, para o evento de Brasília, é o 61 3223-0201.

Expedição Spyder BR foca a região Sudeste em agosto.

Caravana percorre mais de cinco mil quilômetros para promover a experiência única de pilotar o roadster da Can-Am.
Fonte: Mundo Press
A Expedição Spyder BR está na estrada com um objetivo definido: proporcionar a experiência única de pilotar o roadster da Can-Am por meio de test drives em seis cidades da região Sudeste, durante o mês de agosto. A primeira delas será Ribeirão Preto (SP), neste final de semana, sendo que a caravana irá percorrer mais de cinco mil quilômetros.
Sucesso absoluto, a primeira edição da Expedição Spyder BR foi realizada em setembro do ano passado, rodando oito mil quilômetros de São Paulo (SP) até capitais das regiões Nordeste e Centro-Oeste do país. “Os resultados foram excelentes e organizamos a segunda expedição, desta vez por São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro”, antecipou Adilson Greco Gaspar, do marketing da BRP, responsável pelos produtos da Can-Am.

Para as ações, a marca canadense montou estrutura de ponta, que oferece todo o conforto e segurança necessários aos participantes. “A nossa estrutura itinerante é formada por três monitores Can-Am para a execução dos test drives e quatro veículos Spyder (dos modelos RS, RT e duas unidades do RS-S), além de caminhão de apoio personalizado”, explicou.

O projeto também inclui a presença da caravana nos pontos mais badalados das cidades durante a semana e a divulgação diária dos acontecimentos e situações inusitadas da viagem na fan page da Comunidade Spyder no Facebook (acesse e curta).
Confira a programação de test drives da Expedição Spyder BR Sudeste durante o mês de agosto:
3 e 4 – Ribeirão Preto (SP)
9 e 10 – São José do Rio Preto (SP)
17 e 18 – Belo Horizonte e Nova Lima (MG)
24 e 25 – Rio de Janeiro e Niterói (RJ)

Com outra vitória nos UTVs, Equipe Can-Am parte para as finais do Sertões

Carlo Collet
Carlo Collet e Marcos Lara somam seis vitórias nas especiais da prova e estão a dois dias da rampa de chegada em Goiânia (GO)
Fonte: Mundo Press
A equipe Can-Am faturou nesta quinta-feira mais uma vitória entre os UTVs, desta vez na oitava etapa, realizada entre Palmas (TO) e Minaçu (GO) com 666 quilômetros, sendo 333 de especiais. A bordo do Can-Am Maverick, Carlo Collet e o navegador Marcos Lara foram os mais rápidos da categoria em seis especiais do roteiro e se prepararam para as etapas finais da prova. A chegada está marcada para este sábado, em Goiânia (GO).
“Depois de cumprirmos a etapa mais longa do Sertões, o dia começou cedo hoje, às 4h, e foi muito desgastante. O deslocamento inicial teve 313 quilômetros, ou seja, já chegamos cansados para a especial, que teve de tudo: retas, trechos de trial e grandes altitudes”, contou Collet.

O alto desempenho do Can-Am Maverick no Rally dos Sertões mostra o que o veículo pode proporcionar a quem gosta de paisagens ímpares, muitas vezes em locais de difícil acesso. “Passamos por um lugar lindo e muito alto, só dava para enxergar o céu. Foi incrível, é muito bom poder chegar a lugares assim, únicos, e com segurança”, comentou o piloto, referindo-se à passagem pela Serra da Mulher que Chora.

Nesta sexta-feira, a nona etapa inclui 550 quilômetros até Goianésia (GO), sendo 264 de especiais. “Vamos continuar acelerando para ganhar o máximo de especiais. Quem está mais garantido na classificação geral deve tirar o pé para administrar, mas vamos em frente”, concluiu Collet. Em função de uma punição por não ter completado a terceira etapa, a dupla segue em terceiro lugar entre os UTVs, atrás do Can-Am Commander de Rodrigo Varela e João Arena. Vale lembrar que os resultados do dia são extra-oficiais.

Quadriciclos – Daniel Mazzuco fez o quinto melhor tempo dos quadriciclos pilotando o Can-Am Renegade 800, seguido por Mohamed Abu-Issa, do Catar, a bordo do mesmo veículo. O argentino está em quarto lugar na tabela.

O Rally dos Sertões possui 10 etapas, contabilizando 4.115 quilômetros no total (2.488 de especiais). O evento é válido pelo Campeonato Mundial de Rally Cross Country para motos e quadriciclos, incluindo ainda carros e caminhões.

Moara Sacilotti é exemplo de perseverança no Rally dos Sertões

Moara Sacilotti
Piloto do Equipe Rinaldi não poupa esforços para seguir na prova, mesmo com dores nas mãos e no pescoço; Penúltima etapa será nesta sexta-feira.
Fonte: Mundo Press
Moara Sacilotti é um exemplo do verdadeiro espírito dos praticantes de rali e esbanja perseverança na 21ª edição do Rally dos Sertões. Há três dias sofrendo com dores nas mãos e no pescoço por conta de uma queda, a piloto de motocicleta do Team Rinaldi não desiste e segue para a nona etapa nesta sexta-feira, a penúltima do roteiro, que vai de Minaçu a Goianésia, no Estado de Goiás, com 550 quilômetros (264 de especiais).
Pioneira entre as mulheres do Sertões, a paulista de São José dos Campos fazia uma prova redonda quando sofreu forte queda na quinta etapa, precisando ser resgatada pelo helicóptero da organização. “De lá para cá, estou competindo com muitas dores nas duas mãos e um forte torcicolo. Sigo na prova rendendo menos do que posso, já que qualquer pancada compromete ainda mais, mas não vou desistir. Uma das minhas motivações é a chance de vencer na categoria Feminina do Mundial”, explicou Moara. O Sertões é válido como etapa do Campeonato Mundial da modalidade para motos e quadris.

A etapa desta quinta-feira largou de Palmas (TO) com 666 quilômetros, sendo 333 de trechos cronometrados. O dia começou cedo e com um grande deslocamento de 313 quilômetros em asfalto. “O deslocamento foi puxado e utilizamos os pneus Rinaldi R 34 para render melhor no trecho de asfalto, o que ajudou muito. Foi um dia difícil, com trechos de serra com fesh fesh e paisagens muito bonitas”, contou Moara. De acordo com os resultados extra-oficiais, ela ficou na 21ª colocação na classificação geral, mas aguarda uma punição que deve aumentar o seu tempo.

O Team Rinaldi segue conduzido no Rally dos Sertões pelo catarinense Ricardo Martins, que após o nono lugar do dia subiu mais um degrau na classificação das motos, assumindo a oitava colocação. Leandro Silveira, em 11º na etapa, ocupa a 13ª posição da tabela. Ramon Sacilotti teve problemas mecânicos e não completou, assim como Guillherme Piva. Ao contrário do mineiro, o irmão de Moara não irá largar na penúltima etapa.

Além das respectivas equipes de apoio, um técnico da Rinaldi está acompanhando de perto o desempenho dos pneus em um dos mais duros testes de resistência. O Rally dos Sertões 2013 inclui 4.115 quilômetros de desafios, sendo 2.488 de especiais, com chegada marcada para o dia 3 de agosto em Goiânia (GO). A prova inclui ainda categorias para UTVs, carros e caminhões.