sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Suzuki confirma V-Strom 1000 para junho no mercado brasileiro

Renascida, modernizada e equipada com motor de dois cilindros,
controle de tração e freios ABS, a grandalhona chega ao mercado nacional no primeiro semestre de 2014
Publicado no Estado de Minas em 26/12/2013
A big trail V-Strom 1000 foi lançada mundialmente em 2002, curiosamente com um motor de dois cilindros em V, estilo Ducati, herdado da finada e malsucedida esportiva TL 1000, dentro da filosofia de que na indústria o reaproveitamento é a alma do negócio. No Brasil, a V-Strom 1000 disputou o mercado entre 2003 e 2009, quando subiu no telhado, deixando de ser comercializada. O retorno ao mercado nacional, porém, já tem data marcada: vai voltar no fim do primeiro semestre de 2014, com preço estimado de R$ 50 mil, montada em regime CKD, em Manaus, Amazonas, completamente reformulada, tanto na estética quanto na parte técnica.

O novo modelo foi apresentado como conceito no fim de 2012 e virou realidade um ano depois. Na verdade, o parto da renascida V-Strom 1000 não foi difícil, já que o modelo 2014 que chega agora ao mercado é praticamente o mesmo, com mínimas alterações em relação ao conceito. Outra curiosidade no processo de renovação do modelo foi a sua fonte de inspiração visual. A marca japonesa foi buscar no passado as formas da nova motocicleta, com desenho baseado na DR 750S, de 1988, que tinha como principal característica um ousado para-lama dianteiro, estilo bico de pato.

O motor conservou a mesma arquitetura, mas foi integralmente revisto. A capacidade foi ligeiramente aumentada de 996cm³ para 1.037cm³ de cilindrada. As mudanças internas também exigiram alterações externas complementares. O radiador de água foi redimensionado, junto com um radiador de óleo para controlar e manter a temperatura do motor.
As alterações incorporaram o emprego da eletrônica embarcada. A nova Suzuki V-Strom 1000 tem pela primeira vez na marca o controle de tração. O sistema que impede a roda traseira de girar em falso, ou patinar, conservando a estabilidade direcional, permite duas regulagens. Uma mais atuante, para pisos molhados, ou com baixa aderência, e outra mais esportiva, menos atuante, além da opção desligada, totalizando três possibilidades. Além disso, o sistema de freios ABS é de série. Na dianteira, são dois discos com 310mm de diâmetro, e na traseira, disco simples de 260mm de diâmetro.

O motor, equipado com injeção eletrônica e quatro válvulas por cilindro, também ganhou potência e, principalmente, torque. Agora rende 101cv a 8.000rpm e tem um torque de 10,5kgfm a apenas 4.000rpm. O torque ou força do motor é o fator que permite retomadas de velocidade e reacelerações mais vigorosas, facilitando a pilotagem. Também está equipada com embreagem deslizante, que não trava a roda traseira em reduções de marchas radicais (seis velocidades), típica de pilotagens mais esportivas. Aliás, a adoção de rodas de liga leve e pneus mais urbanos denuncia sua vocação mais para o asfalto do que para a terra.

Nesse quesito de comodidades urbanas, o banco foi rebaixado para 850mm de altura e o desenho do tanque afinado, para melhor encaixe das pernas, reduzindo deliberadamente a capacidade para 20 litros e também a autonomia, em nome do conforto. A suspensão dianteira é invertida e a traseira mono, com regulagens. O painel obedece ao formato misto, com instrumentos analógicos, como conta-giros, e digitais, com as demais informações, incluindo temperatura ambiente. O para-brisa pode ser regulado na distância e na altura manualmente. O modelo tem ainda malas laterais de fácil remoção e encaixe, mala central, e a versão Adventure, com equipamentos para longas viagens, além da irmã caçula V-Strom 650, já comercializada em nosso mercado.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

BMW Motorrad apresenta sua nova roadster de alto desempenho, a BMW S 1000 R.


Baseada na BMW S 1000 RR naked, chegará ao mercado nacional no primeiro semestre de 2014.
Fonte: BMW Group PressClub
A BMW Motorrad apresenta seu novo modelo de alto desempenho, a BMW S 1000 R. Baseada na superesportiva BMW S 1000 RR, este novo modelo naked oferece a condução dinâmica de uma superbike, com o estilo emocionante de uma roadster. Lançada na Europa à imprensa no início de dezembro, a moto estará disponível no mercado nacional no primeiro semestre de 2014.
Com visual agressivo, a BMW S 1000 R estabelece novos padrões no segmento roadster esportiva. Para proporcionar um desempenho equilibrado, com respostas eficientes no trânsito urbano e alta performance na estrada, seu motor de 999 cc e quatro cilindros – o mesmo que equipa a BMW S 1000 RR - passou por alterações no torque e potência disponíveis em baixas e médias rotações. A potência máxima de 160 hp é atingida a 11.000 rpm e o torque de 112 Nm a 9.250 rpm. Até 7.500 rpm, esta versão do motor desenvolve 10 Nm a mais do que a BMW S 1000 RR.
O modelo traz, de série, ASC (Controle Automático de Estabilidade), DTC (Controle Dinâmino de Tração) e freios Race ABS. A versatilidade e o excelente desempenho são garantidos pelos diferentes modos de condução “Rain” e “Road” que, dependendo das condições do piso – baixa aderência ou pista seca, respectivamente –, altera automaticamente as curvas de potência e torque.
A exemplo do design e dos componentes esportivos, o painel da BMW S 1000 R também foi inspirado nas motos de competição. O visor de LCD traz instrumentação completa, com conta-giros analógico, velocímetro, indicação de nível de combustível, autonomia e todos os dados de funcionamento da motocicleta, como marcha e modo de condução, além do sistema shift light, que indica o momento ideal para as trocas no câmbio de seis velocidades.
Com 207 kg em ordem de marcha a BMW S 1000 R é uma das motos mais leves em sua categoria. As rodas são de alumínio aro 17”, com pneus nas medidas 120/70 ZR 17 na dianteira e 190/55 ZR 17 na traseira. Em relação à BMW S 1000 RR, a distância entre-eixos foi aumentada em 22 mm, chegando a 1.439 mm, o que resultou em aumento de tração e estabilidade, além de aprimorar a resposta de direção e o conforto.
A BMW S 1000 R estará disponível nas cores vermelha, azul (metálica) e branca e seu preço será anunciado próximo da ocasião do lançamento.


terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Can-Am encerra ano vitorioso com ações sociais no RN 1500

Ação social evento off road
Entrega de doações será feita neste final de semana em São Rafael (RN); Temporada da Can-Am inclui título dos UTVs no Rally dos Sertões
Fonte: Mundo Press
Após temporada vitoriosa no ambiente off-road, a Can-Am encerra 2013 da melhor forma possível: com ações sociais promovidas pelo RN 1500, um dos principais ralis do país. Haverá neste final de semana a entrega de doações a famílias carentes de São Rafael, no oeste do Rio Grande do Norte – a última fase do projeto que também incluiu ações ambientais e é patrocinado pela Can-Am.
“A população local sempre ajuda muito no RN 1500, permite a nossa passagem e participa do fechamento de estradas. Esta é uma forma de reforçar o envolvimento com a comunidade, e não conseguimos realizar estas ações sem parcerias. A contribuição da Can-Am é fundamental, simplesmente o evento não aconteceria sem o envolvimento dos patrocinadores”, comentou Kleber Tinoco, organizador da prova que possui 16 edições.

A iniciativa irá beneficiar 100 famílias das zonas rurais e urbanas de São Rafael e foi batizada de “Solidariedade nos Quatro Cantos”. Serão doados materiais como comida, roupas, água, produtos de higiene e brinquedos. A entrega de doações será feita até esta sexta-feira, dia 20, na PG Prime, concessionária dos produtos BRP, o que inclui a Can-Am. A loja fica na Avenida Rio Branco, 171, Ribeira, em Natal (RN), sendo que o telefone para contato é o (84) 4009-4600. Há outros dois pontos de entrega de donativos na capital potiguar, a Escola Escritório – Livraria e Papelaria e a Marbelo Casa.
A Can-Am também investiu em ações sociais durante o Rally dos Sertões, por meio do projeto "Sorria para o Raly", organizado pelo Ideia Fixa. O projeto atende comunidades carentes por onde o evento passa. Em 2013, a iniciativa beneficiou de forma direta 640 crianças com a distribuição de kits com produtos de higiene bucal e pessoal, livros de histórias infantis, folha de atividades e pasta escolar.

Temporada de sucesso – Nas trilhas, o sucesso atingido pela Can-Am foi evidente. O veículo Maverick dominou as principais competições do ano, incluindo o título dos UTVs no Rally dos Sertões com o piloto Carlo Collet e o navegador Marcos Lara. Em seu ano de estreia, Deninho Casarini foi o vice-campeão do Brasileiro de Rally Baja, sendo que Collet confirmou o título do Sertões Series.
A marca canadense faturou as primeiras posições entre os UTVs no Rally dos Amigos (Rodrigo Varela em primeiro, seguido por Casarini e Collet), além de ter vencido o Rally Barretos (com Casarini) e o Rally Rota Sudeste (Collet e Lara), no interior paulista.

Casarini foi o mais rápido ainda no Rally da Ilha, em Ilha Comprida (SP), sendo que Ernesto Jun ganhou o Rally Cuesta Off-Road, em Botucatu (SP), na classe para quadriciclos. A temporada incluiu vitórias regionais no rally baja, com títulos no Campeonato Potiguar, com Lucas Barroso, e no Cearense, com Rômulo Valentim.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Cerimônia de lançamento da nova fábrica BMW no Brasil


Serão investidos 200 milhões de Euros, que vão gerar 1.300 novos empregos.
Fonte: BMW Group.
Hoje, o Grupo BMW inaugurou oficialmente sua nova nova fábrica no Brasil  em Araquari, Santa Catarina, com a participação do Vice-presidente da República  Michel Temer, do Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, de  Ludwig Willisch, Diretor Regional  para as Américas, do Grupo BMW.
"Com a construção da nossa fábrica em Araquari, estamos fortalecendo o compromisso com o Brasil e adicionando mais um marco na estratégia de crescimento de longo prazo do Grupo BMW. O Brasil tem uma das maiores economias do mundo, em rápido crescimento. É um mercado com  enorme potencial para o futuro". Explicou Ludwig Willisch.
O Grupo BMW tem por objetivo atingir um crescimento equilibrado em todos os mercados. Os mercados emergentes de crescimento rápido como Brasil, Rússia, Índia e Coréia desempenham um papel vital neste esforço. Ao inaugurar uma nova fábrica no Brasil, o Grupo BMW está expandindo ainda mais a sua capacidade de produção global, chegando assim a 29 unidades de produção e montagem em 13 países de quatro continentes.
O início das operações da nova fábrica está prevista para o outono de 2014. A infra-estrutura de produção vai incluir uma body shop, uma oficina de pintura e uma linha de montagem.
Nos próximos anos, mais de 200 milhões de euros vão ser investidos na planta, resultando em uma capacidade produtiva de até 30 mil veículos por ano. O portfólio de produção deve incluir os seguintes modelos: MINI Countryman, BMW Série 1 modelo de 5 portas, a BMW Série 3 Sedan, BMW X1 e BMW X3. Quando estiver totalmente pronta a nova fábrica vai gerar. 1.300 novos postos de trabalho; 60 novos funcionários já estão trabalhando.


domingo, 15 de dezembro de 2013

Contran equipara bicicletas elétricas às comuns e dispensa placa e CNH

Modelos sem acelerador deixam de ser considerados ciclomotores. Assim, não precisam de placa, mas não podem passar de 25 km/h.
Publicado no portal G1.com em 13/12/2013.
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou na sexta-feira (13), no Diário Oficial, uma resolução que altera as regras em relação ao uso de bicicletas elétricas, equiparando-as a bicicletas comuns.
As "e-bikes" sem acelerador deixam de ser equiparadas com ciclomotores. Agora elas podem rodar em ciclovias e ciclofaixas e dispensam o emplacamento.
Além disso, o usuário também não precisa mais utilizar o capacete de motociclista, e sim o de ciclista, nem possuir a "Autorização para Conduzir Ciclomotor" (ACC) ou a carteira de habilitação na categoria "A" (motocicletas) e nem pagar o seguro obrigatório (DPVAT).
Em maio de 2012, um ciclista foi multado em uma blitz da Lei Seca no Rio de Janeiro, quando utiliza uma bicicleta elétrica porque ele se recusou a fazer o teste do bafômetro e estava sem capacete de motociclista. Na época, o condutor recebeu 21 pontos na carteira e infração no valor de R$ 1,7 mil. Ainda naquele mês, o governo do RJ decidiu que a Operação Lei Seca não mais multaria bicicletas elétricas que atingem velocidade de até 20km/h

As normas publicadas nesta sexta pelo Contran valem somente para os modelos que utilizam energia elétrica como assistente aos pedais, os chamados "pedelecs", e não os que possuem acelerador.
Para circular em vias públicas, essa bicicleta elétrica tem que ter potência máxima de 350 Watts, alcançar velocidade máxima de 25 km/h e não dispor de acelerador. Os modelos também devem estar dotados de indicador de velocidade, campainha, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral, espelhos retrovisores, além de pneus "em condição mínima de segurança".

Para as bicicletas elétricas com acelerador, a equiparação com ciclomotor continua.
A resolução é válida tanto para as bicicletas que saírem de fábrica com motor elétrico, como para as que tiverem o dispositivo instalado posteriormente, e entrou em vigor a partir de sua publicação.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Linha de Bengalas Completas da X Motos do Brasil: resposta rápida em terrenos acidentados

 Os produtos obedecem as características das peças originais e atendem 80% das motos produzidas para o mercado nacional.
Fonte: Engenharia de Comunicação
A X Motos do Brasil disponibiliza sua mais nova Linha de Bengalas Completas. O sistema funciona para absorção de impacto na roda dianteira e é composto por tubo externo em alumínio especial com durabilidade estendida devido a sua estrutura robusta; e tubo interno de suspensão em aço com alto desempenho no amortecimento.

O tubo interno ainda possui valor agregado quanto aos seus componentes internos, pois são confeccionados segundo padrões normalizados internacionalmente, que melhoram o funcionamento do conjunto dando resposta rápida em terrenos acidentados. O item ainda possui a maior camada de cromo duro da categoria, o que propicia maior resistência, evita a oxidação e não altera o diâmetro externo.

Ambos os produtos possuem rugosidade baixa resultante do processo de retifica, fator que propicia para o tubo externo vedação eficaz e ao interno evita desgastes e vazamentos prematuros
Os produtos foram desenvolvidos obedecendo as características das peças originais e atendem 80% das motos produzidas para o mercado nacional. A venda pode ser feita unitariamente.
Para mais informações  sobre os produtos acesse  o site: xmotosdobrasil.com.br ou pelo SAC 0800 602 1166. 

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Gregório Caselani busca título do Sertões Series no Rally dos Amigos‏

Gregório Caselani 
Piloto do Team Rinaldi lidera a Production Aberta e está confirmado na decisão do campeonato em Avaré (SP), neste sábado
Fonte: Mundo Press
Gregório Caselani busca o título da Production Aberta do Sertões Series neste sábado, com o Rally dos Amigos em Avaré (SP). O piloto de motocicleta do Team Rinaldi é o atual líder da categoria. “Vou pensando no título. Se ganhar, melhor ainda”, afirmou o gaúcho. A prova também é válida pela final do Brasileiro de Rally Baja, no qual Ramon Sacilotti assegurou o título da Super Production de forma antecipada. Por conta de uma lesão nas costas, o piloto do Team preferiu não participar.
Caselani tem trabalhado forte para levar o título do Sertões Series para casa. Ele é o primeiro da Production Aberta com 67 pontos, dois a mais que Fabrício Bianchini. “Venho treinando bastante para buscar essa vitória e encerrar o ano com chave de ouro. Andei muito na areia, um dos tipos de chão da prova, para sair com o resultado positivo”, explicou.

O piloto terá momentos especiais no Rally dos Amigos. “O meu pai, Sidnei Azevedo, vai correr de UTV. Será a primeira vez que andaremos em uma prova juntos”, contou Caselani. Ele irá utilizar os pneus Rinaldi SR 39 na traseira e HE 40 na dianteira. A prova no interior paulista será formada por 125 quilômetros de trechos cronometrados que passarão canaviais e eucaliptos e terrenos que mesclam cascalho e piçarra, além de areia. A base do Rally dos Amigos será o Parque de Exposições Fernando Cruz Pimentel, conhecido como EMAPA.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Can-Am Adventure Tours fecha o ano no clima do Natal

Passeio na região de Biguaçu, em Santa Catarina, entrega
doações para comunidades carentes do percurso
Fonte: Mundo Press.
O Can-Am Adventure Tours encerra o ano de 2013 no mais puro clima do Natal, com um passeio solidário em Biguaçu (SC) neste sábado. A bordo de quadriciclos e UTVs, um grupo de amantes do off-road irá entregar doações para comunidades carentes da cidade e localidades da região que fazem parte do percurso do passeio, aberto a proprietários de veículos de todas as marcas.
A organização do evento solicitou que os participantes levem donativos, como brinquedos, roupas, calçados e alimentos, para serem distribuídos pelo caminho. “Vamos entregar as doações em casas de famílias carentes de Biguaçu e dos bairros de Três Riachos e Sorocaba, além da cidade de Antônio Carlos”, contou Clésio Nau, da Megajet, organizadora da etapa e concessionária dos produtos BRP – incluindo as máquinas da Can-Am.
“A própria Megajet fez uma doação grande para o passeio, certamente as famílias e crianças irão gostar da nossa visita. O roteiro inclui a passagem por terras indígenas, e eles também precisam bastante de donativos. O passeio terá estrada de chão e trilhas mais fechadas e irá durar cerca de quatro horas”, completou.

Para participar do Natal solidário do Can-Am Adventure Tours, os interessados devem entrar em contato com a Megajet no telefone (48) 3246-4546 para confirmar as inscrições. A organização do evento exige o uso de equipamentos de segurança nos passeios.

GP Gaúcho encerra temporada com show de motovelocidade na Fronteira da Paz

Pódio categoria turismo
Evento realizou etapa final em Rivera, Uruguai, com destaque para título de Robson Portaluppi na GP 1000
Fonte: Mundo Press.
O GP Gaúcho de Motovelocidade encerrou a temporada com show de motovelocidade na Fronteira da Paz, na etapa final no Autódromo Eduardo Prudêncio Cabrera, em Rivera, Uruguai, a um quilômetro de Santana do Livramento (RS). O evento realizado no último final de semana foi marcado por público de aproximadamente oito mil pessoas e grids repletos de pilotos de alto nível técnico. As corridas tiveram motocicletas de 125 até 1000 cilindradas, valendo ainda pela decisão do Campeonato Uruguaio da modalidade.

Na disputa envolvendo as superbikes, Robson Portaluppi foi o mais rápido da GP 1000 e conquistou em grande estilo o quinto título estadual do seu currículo. Os outros pilotos que confirmaram as taças de 2013 foram: Pedro Sampaio (GP 600), Marcelo Dahmer (Fórmula Turismo 1000), Rafael Portaluppi (GPR 300), Djonatas Catarina (GPR 125), Elder Cabreira (GP Light), Hebert Pereira (GPR 250) e Luis Henrique Zottis (Turismo 600). Entre as mulheres, os destaques foram Ilaine Ceratti (GP 600), Helencris da Silva (300cc) e Juliana Dalmas (GP 600).

Já nas classes Old Challenge, para competidores acima de 38 anos, os campeões foram Rogério Gentil Fernandes (Old Challenge GP 1000), Ernani Moraginski (Old Challenge 250cc), Sérgio Martins Correa (Old Challenge Ninja 300), Rafael Rosanelli (Old Challenge Turismo 1000), Elder Cabreira (Old Challenge GP Light), Edson Zanatta (Old Challenge GP 600), Alessandro Jacobsen (Old Challenge GPR 300) e Sérgio Alexandre da Rosa (GPR 125).

sábado, 7 de dezembro de 2013

Team Rinaldi acelera por mais títulos no Gaúcho de Motocross

Mateus Basso
Com três taças garantidas, equipe disputa a final do campeonato 2013 de olho nas vitórias da MX Pró e da MX2 em Veranópolis
Fonte: Mundo Press.
O Team Rinaldi acelera em busca de mais títulos no Rinaldi Gaúcho de Motocross. A grande decisão do evento está marcada para este final de semana na pista do Parque de Rodeios do CTG Rincão da Roça Reúna, em Veranópolis, região serrana do Rio Grande do Sul. Com três taças garantidas por antecipação, o Team Rinaldi tem como objetivo assegurar mais dois títulos nas classes principais, a MX Pró e a MX2.

A equipe tem três pilotos com chances de ser o campeão da MX Pró. Mateus Basso é o líder da classe, seguido por Duda Parise e seu irmão, Lucas Basso. Já na MX2, Duda Parise é o líder da classificação, tendo como adversário Leonardo Lizott. “Vou correr para ser o campeão nas duas categorias. Quero ganhar as corridas, mas não vou colocar em risco o campeonato, que é a minha prioridade”, comentou o experiente Parise, que possui nada menos do que 15 títulos gaúchos em seu currículo.

Mateus Basso depende de outros resultados, já que o regulamento permite descarte no final da temporada. “Estou bem confiante e vou fazer a minha parte. O público de Veranópolis gosta bastante de moto e a festa promete ser bonita. A pista é nova, espero que seja bem técnica, para destacar os melhores pilotos”, comentou o competidor de Gentil.
Missão cumprida – Enquanto uns lutam pelo título, outros entram na pista com a sensação de missão cumprida. Este é o caso de Gabriel Andrigo (50cc B), Gabriel Della Flora (Júnior) e Maiara Basso (MXF), todos campeões na rodada anterior, a sétima do calendário. “Quero coroar o título com mais uma vitória na MXF, mas também pretendo conquistar um bom resultado na MX3, competindo ao lado dos homens. Sempre aprendo muito com eles e vou focar nesta categoria na etapa final”, concluiu Maiara Basso.


domingo, 1 de dezembro de 2013

Campeão Lipão Rosendo conclui Mineiro de Cross Country

Lipão Rosendo
Piloto da Gas Gas Racing Team encerrou o campeonato neste domingo com o segundo lugar na etapa de Coimbra-MG
Fonte: Mundo Press
Campeão antecipado da XC2, Lipão Rosendo concluiu neste domingo a participação no Campeonato Mineiro de Cross Country para motocicletas. O piloto da Gas Gas Racing Team confirmou o segundo lugar na etapa final, realizada em Coimbra (MG), mesmo tendo dificuldades no percurso escorregadio. Com o resultado, ele fecha o ano com um retrospecto notável, já que venceu as quatro etapas anteriores da competição.
“Choveu muito em Coimbra e a prova quase foi cancelada. A solução da organização foi modificar o trajeto, que estava muito escorregadio, com subidas e descidas repletas de lama, e reduzir o tempo de prova para 30 minutos e mais uma volta. Estava muito complicado de andar, há tempos que eu não corria em um terreno assim. Foi sem dúvidas a etapa mais difícil do ano”, relatou Rosendo, que acelerou com a Gas Gas EC 250F. Inicialmente, a disputa teria mais de uma hora de duração.

“Eu larguei mal e tive que correr atrás. Cheguei a andar na ponta, mas em um trecho de alta velocidade, numa descida, eu quis acelerar o ritmo e acabei escorregando. Fui ao chão e luxei a minha mão direita, mesmo assim terminei em segundo lugar. Não foi como esperava, mas estou muito feliz com o campeonato. Além disso, a moto funcionou mais uma vez muito bem, sem nenhum problema”, concluiu. Rosendo volta a correr em 2014, dia 18 de janeiro, com o Mundial de Super Enduro em Belo Horizonte (MG).