quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Yamaha reforça a equipe para 2019, com a compra do passe de Ton Kawakami

Acho que Ton é o japa do centro

Jovem e experiente piloto representará a marca dos três diapasões e o Brasil no WorldSSP300, 2019.

A temporada 2019 do WorldSSP300 promete fortes emoções. Principalmente para os brasileiros, que agora terão um piloto como representante nesta que é uma das competições mais acirradas que existe no cenário mundial. Defendendo as cores do país e da Yamaha Motor do Brasil, Ton Kawakami é o novo piloto da MS Racing, equipe com suporte oficial de fábrica mais bem-sucedida dentre as equipes que competem de Yamaha YZF-R3, inclusive com um título mundial em 2017 e a com a melhor classificação entre as equipes que correram de Yamaha em 2018 no Mundial de Superbike SSP300.

Apesar da pouco idade, Ton Kawakami, que completou recentemente 18 anos, já tem uma grande experiência em competições. O jovem piloto teve uma surpreendente ascensão, principalmente nos últimos 3 anos, após se tornar piloto oficial da Yamaha.

“A oportunidade é um sonho, precisei de um tempo para entender e me dar conta do que estava acontecendo. Ainda que o nível do mundial seja altíssimo, tenho a meu favor a grande experiência com a Yamaha R3, o suporte da Yamaha Motor do Brasil e também o da equipe MS Racing, que conquistou a vitória e um terceiro lugar na última corrida de 2018”, diz o jovem piloto

A temporada 2019 do Campeonato Mundial de Superbike SSP300 terá sete etapas, e a primeira delas acontecerá em Aragão, Espanha, entre os dias 5 e 7 de abril.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Título de Maiara Basso no Brasileiro Velocross representa feito inédito

Após conquistas no motocross e enduro, multicampeã da equipe KTM
Sacramento completou trilogia na temporada 2018 do motociclismo nacional

Maiara Basso fez história no motociclismo brasileiro mais uma vez. No domingo, dia 2, a atleta da equipe KTM Sacramento venceu a etapa final do Campeonato Brasileiro de Velocross realizada em Tapejara (RS) e alcançou o terceiro título nacional da temporada na categoria VXF. Com o resultado a piloto de 22 anos conquistou um feito inédito sendo campeã brasileira em três modalidades: velocross, motocross e enduro.

"Correr em casa é sempre muito bom, fiquei muito feliz com o meu rendimento", disse a gaúcha que acelera uma KTM 250SX. "No velocross venci todas as etapas, no motocross também e no enduro, de quatro etapas, perdi apenas uma. No total, de 11 corridas que disputei em campeonatos brasileiros venci 10. Foi um ano sensacional na minha carreira", destacou a multicampeã.

Disputar três campeonatos nacionais simultaneamente exigiu um grande esforço da atleta. "Eu sabia que seria muito difícil, que teria que treinar muito, me dedicar e foi isso que eu fiz. Baixei a cabeça, dei o máximo de mim nos treinos e os resultados vieram, completou Maiara.
Resultado da etapa final do Campeonato Brasileiro de Velocross 2018 - Tapejara (RS):

VXF
1. Maiara Basso, KTM Sacramento
2. Tayna Zolet
3. Eduarda Guilardi

Classificação final do Campeonato Brasileiro de Velocross 2018:
VXF
1. Maiara Basso, 75 pontos, KTM Sacramento - Campeã
2. Sabrina Cuyabano, 60 pontos
3. Tayna Zolet, 40 pontos

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Emerson Loth e Loandro Anton vencem GP 6h de Endurance Cross Country

Pilotos KTM Sacramento dominaram edição 2018 da duríssima prova na pista Kalango Cego, em Itupeva (SP)
Bombadinho e Loandro Anton

Emerson Loth, o Bombadinho, e Loandro Anton, o Lolo, são os novos campeões do icônico GP 6h de Endurance Cross Country. No sábado, dia 1º de dezembro, a dupla da equipe KTM Sacramento dominou de ponta a ponta a edição 2018 da prova realizada na famosa pista Kalango Cego, em Itupeva (SP).

A intensa chuva do dia anterior deixou o desafio ainda mais exigente já que a lama e o barro tomaram conta da maior parte do percurso. No entanto, sem tomar conhecimento das dificuldades nas trilhas, a dupla campeã mostrou desde o início da corrida que estava afinada. Bombadinho foi o primeiro a entrar em ação, largou na frente com a KTM 350 EXC-F, completou as primeiras voltas sem erros e entregou a liderança para o companheiro de prova. Em seguida, Lolo foi para a pista com a KTM 250 EXC-F e seguiu ampliando a vantagem que se consolidou cada vez mais com o passar do tempo.

Ambos foram se alternando na disputa até a bandeirada final. A vitória na classificação geral e na categoria Super Production foi concluída com 18 voltas completas em 6h15min28seg. "Faz tempo que queríamos disputar o GP 6h, uma prova bem falada que superou as expectativas", disse Bombadinho. "Foi um evento de nível técnico bem alto e a chuva deu uma apimentada. Estou voltando pra casa bem satisfeito, nossa dupla conseguiu vencer, mas estou mais feliz com o estilo da prova e com os novos amigos que fizemos", destacou o campeão.

Lolo, que já havia vencido a corrida individualmente em 2015, pela classe Iron Man, também aprovou as trilhas deste ano. "As provas do Fabião (Simões, do Adrenatrilha Trail Club), como a Copa EFX e o GP 6h, são sensacionais. A corrida como sempre surpreendeu, muito bacana, volta grande, trecho técnico, trecho rápido, trecho mais lento, estava sensacional. O clima ajudou também, choveu um pouco, então estava molhado, mas muito bom. Estou feliz com o resultado, a gente conseguiu impor um ritmo bom e nossa dupla venceu de ponta a ponta", avaliou Lolo.
Resultados do GP 6h de Endurance Cross Country 2018:

Geral
1. Loandro Anton e Emerson Loth, 18 voltas, 06:15:28.217 - KTM Sacramento
2. Fernando Pereira e Vitor Menino, 18 voltas, 06:31:58.840
3. Ravi Lopes e Renan Bueno, 17 voltas, 06:20:09.453
4. Claudiney Couto e Bruno Morsa, 17 voltas, 06:34:16.377
5. Júlio Pereira e Márcio Grandão, 17 voltas, 06:38:04.176

Super Production
1. Loandro Anton e Emerson Loth, 18 voltas, 06:15:28.217 - KTM Sacramento
2. Fernando Pereira e Vitor Menino, 18 voltas, 06:31:58.840
3. Everson e Clerisson, 16 voltas, 06:21:24.463
4. Íthalo Nogueira e Otávio Cardoso, 16 voltas, 06:21:47.561
5. Valdemir Júnior e Murilo Rodrigues, 15 voltas, 06:21:03.649

Honda Racing comemora a conquista de 21 títulos em 2018

Equipe vermelha celebra temporada de sucesso, marcada pelos 40 anos de
competições da Honda no Brasil

Os primeiros 40 anos de incentivo da Honda às competições no Brasil, completados em 2018, ganharam mais um capítulo de peso. Os pilotos oficiais da equipe Honda Racing, ao lado dos times apoiados pela fábrica japonesa, conquistaram 21 títulos nesta temporada nas principais competições do motociclismo nacional. O feito foi comemorado neste domingo (dia 2), com grande festa no Autódromo Internacional de Interlagos, em São Paulo (SP).

O circuito paulista recebeu no mesmo dia a etapa final do Super Bike Brasil, principal competição de motovelocidade do país. O piloto paulista Eric Granado já havia conquistado para a Honda Racing o título da categoria de elite, a SBK Pro, com uma rodada de antecipação.

A equipe vermelha garantiu as outras taças no ambiente off-road, nas modalidades Motocross, Rally, Enduro de Regularidade e Enduro FIM - na qual contou com o desempenho dos pilotos da Honda Motofield e Honda Moto Litoral, ambos times apoiados. Os destaques foram os pilotos oficiais Tunico Maciel, campeão geral do Rally dos Sertões, e Dário Júlio, tetracampeão brasileiro de Enduro de Regularidade, que conquistaram quatro títulos cada um (veja abaixo a galeria completa de conquistas).

RALLY
Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country
Gregorio Caselani (classificação geral / motos)
Gregorio Caselani (categoria Super Production)
Tunico Maciel (categoria Production Aberta)
Júlio “Bissinho” Zavatti (categoria Rally Brasil)

Rally dos Sertões
Tunico Maciel (classificação geral / motos)
Tunico Maciel (categoria Production Aberta)
Júlio “Bissinho” Zavatti (categoria Rally Brasil)
Júlio “Bissinho” Zavatti (categoria especial Brasil - CRF 230cc)

MOTOVELOCIDADE
SuperBike Brasil
Eric Granado (categoria SBK Pro)

MOTOCROSS
Campeonato Brasileiro de Motocross
Jetro Salazar (categoria MX Elite)

ENDURO FIM
Copa EFX Brasil
Júlio Ferreira (classificação geral)
Júlio Ferreira (categoria Elite)
Nicolás Rodriguez (categoria E1)
Fernando Pereira (categoria E8 / Honda Motofield)
Marcos Oliveira (categoria E4 Light / Honda Motofield)
Campeonato Brasileiro de Enduro FIM
Tiago Wernersbach (categoria E4 Light / Moto Litoral)

ENDURO DE REGULARIDADE
Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade
Dário Júlio (categoria Over 40)
Enduro da Independência
Dário Júlio (categoria Brasil)
Ibitipoca Off-Road
Dário Júlio (categoria Over 40) 

Rally Cerapió
Tunico Maciel (categoria Master)
Dário Júlio (categoria Over 40).

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Produção de motos cresce e pode fechar o ano com 1 milhão de unidades

Fábricas entregaram 26% mais motocicletas em outubro do que há 1 ano. Vendas também aumentaram. A má notícia vem da exportação.

Publicado no portal G1 em 12/11/2018
O mercado de motocicletas continua apresentando forte expansão em 2018 e pode fechar o ano acima de 1 milhão de unidades fabricadas.
Com exceção das exportações, as fabricantes instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) mantiveram em outubro uma tendência de crescimento que começou em setembro do ano passado e só registrou uma pequena queda em julho, efeito da greve dos caminhoneiros em maio.

Na comparação anual, a produção de motos cresceu 26,1%, somando 99,2 mil unidades; as vendas no atacado chegaram a 91,6 mil motos, alta de 31,6%; e 83,3 mil motos foram emplacadas, com avanço de 22,1%.

Mesmo na comparação com setembro, os números são expressivos. A produção cresceu 23%, as vendas no atacado foram 19,5% maiores e os emplacamentos avançaram 12,5%.
“O desempenho também nos deixa mais otimistas quanto ao comportamento do consumidor no próximo ano, que poderá manter a demanda em alta”, afirmou Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo, entidade que representa os fabricantes, em nota divulgada à imprensa.

Segundo Fermanian, entre os fatores que explicam a retomada do setor estão a maior oferta de crédito pelas instituições financeiras, a expansão do consórcio e o crescimento da confiança do consumidor.
Com um crescimento de 19,9% na produção no acumulado do ano, somando 876,3 mil unidades até outubro, o setor está confiante em superar a meta prevista para 2018, de 11%.



quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Pilotos Honda Racing são destaque no Capacete de Ouro 2018

Gregorio Caselani conquista troféu na categoria rally e Eric Granado, da motovelocidade, o prêmio de Destaque Internacional

A equipe Honda Racing de motociclismo foi destaque no Capacete de Ouro 2018, realizado na noite desta quarta-feira (7) no Salão Paulo Expo, na capital paulista - palco do Salão do Automóvel. Considerado um dos principais do segmento de esportes a motor, o evento, em sua 22ª edição, é promovido anualmente pela Revista Racing, da Editora Motor Mídia.

A cerimônia reuniu os principais nomes do automobilismo e do motociclismo no cenário nacional, premiando pela primeira vez os pilotos das duas rodas. O gaúcho Gregorio Caselani conquistou o troféu de melhor competidor de rally na categoria motos, enquanto o piloto de motovelocidade Eric Granado, de São Paulo, foi reconhecido com o prêmio de Destaque Internacional.

Bicampeão brasileiro de Rally Cross Country (em 2016 e 2018), Caselani celebrou o troféu inédito. “Estou muito contente, é a primeira vez que ganho o Capacete de Ouro. A conquista traz ainda mais motivação para manter o bom desempenho em 2019 e conquistar novos títulos”, afirmou.

O reconhecimento por parte da imprensa especializada foi comentado pelo campeão do Rally dos Sertões em 2016. “É um prêmio diferente, não é só na pista que a gente ganha. Foi uma eleição com os jornalistas, que analisaram todas as qualidades dos pilotos, e não só os resultados”, continuou Caselani.

Eric Granado, campeão europeu de motovelocidade em 2017, foi destaque pelo prestígio internacional. Em 2018, ele marcou presença no Campeonato Mundial de Moto2. “Estou muito feliz de receber esse prêmio, sendo homenageado pelos jornalistas e todos que fazem parte desse comitê de votação. Isso só me dá mais energia, mais força para continuar me dedicando, me esforçando para representar o melhor possível o Brasil”, declarou o paulista.

O público do Capacete de Ouro também pôde conferir de perto a motocicleta Honda CBR 1000RR Fireblade, modelo utilizado por Granado nas pistas. Para os fãs do off-road, a grande atração foi a moto Honda CRF 450RX do heptacampeão do Rally dos Sertões Jean Azevedo, que também estava pessoalmente no evento.

Triumph expõe duas motocicletas no Salão do Automóvel de São Paulo

As atrações da marca no evento serão as clássicas Street Scrambler, no estande da Ford, e Thruxton R, no espaço exclusivo Dream Lounge.

A Triumph vai expor duas motocicletas da sua linha Bonneville no Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece entre os dias 8 e 18 de novembro no São Paulo Expo, em São Paulo (SP). As atrações da marca no evento serão as clássicas Street Scrambler, no estande da Ford, e Thruxton R, no espaço exclusivo Dream Lounge.

No estande da Ford, a Street Scrambler será exposta na caçamba da picape cabine dupla Ranger Urban Black Edition Concept, modelo que segue a tendência de visual “all Black” e detalhes nostálgicos.
Já a Thruxton R é uma das atrações do espaço exclusivo Dream Lounge, uma área restrita que vai expor apenas carros e motocicletas dos sonhos do consumidor. O modelo da Triumph será exposto, portanto, junto com marcas de prestígio mundial, como Porsche, Rolls-Royce e Alfa Romeo. 

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Maiara Basso é tetracampeã Brasileira de Motocross em 2018

Piloto da equipe KTM Sacramento termina invicta temporada 2018 do
campeonato nacional

A temporada 2018 do Campeonato Brasileiro de Motocross terminou da melhor forma possível para Maiara Basso, piloto da equipe KTM Sacramento. A atleta gaúcha de 22 anos venceu as quatro corridas da categoria MXF disputadas ao longo da competição, conquistando de forma invicta o seu quarto título nacional na modalidade. A grande final do campeonato foi realizada neste domingo, dia 4, em Fagundes Varela (RS).

Maiara liderou a corrida decisiva do início ao fim, recebendo a bandeirada com 23 segundos de vantagem sobre a concorrente mais próxima. "Estou muito feliz por ter conseguido o meu quarto título nacional no motocross de maneira invicta. Mostra que estou em uma excelente fase e em um excelente ritmo. Agradeço a KTM Sacramento por me proporcionar a melhor moto do mercado", destacou a piloto de 22 anos que acelera uma KTM 250SX.

A lista de conquistas desta temporada coloca Maiara entre os grandes nomes do motociclismo brasileiro. Campeã nacional de Motocross e de Enduro FIM simultaneamente, um feito inédito, Maiara também está próxima da conquista do título da categoria VXF no Campeonato Brasileiro de Velocross. A grande final da modalidade será realizada nos dias 1 e 2 de dezembro, em Tapejara (RS).

Resultado do Brasileiro de Motocross 2018 - Etapa Final - Fagundes Varela (RS)
MXF
1. Maiara Basso - KTM Sacramento
2. Marcely Cazadini
3. Larissa Dalló
4. Tatiane Poltronieri
5. Micheli Schmidt

Classificação final do Brasileiro de Motocross 2018
MXF
1. Maiara Basso - KTM Sacramento, 100 pontos
2. Larissa Dalló, 84
3. Tatiane Poltronieri, 74
4. Marcely Cazadini, 60
5. Sarah Raquel, 48

Inspirada no MotoGP, Ducati lança Panigale V4R com 234 cavalos e até 'asas' na carenagem

Custando 39.990 euros, modelo é a esportiva mais radical da montadora italiana.
Versão para rodar nas ruas tem 221 cavalos.

Publicado no portal G1 em 05/11/2018
Antecipando sua principal novidade para o Salão de Milão 2018, que começa na próxima terça-feira (6), a Ducati revelou a inédita esportiva Panigale V4R, inspirada diretamente dos modelos de MotoGP da montadora italiana.

O modelo é a versão mais radical da Panigale V4, lançada em 2017 para substituir a 1299 Panigale. Custando 39.990 euros, a V4R está homologada para rodar nas ruas e chega a uma potência máxima de 221 cavalos - 7 cavalos a Panigale V4.

Seu motor tem 4 cilindros e 998 cc de cilindrada, capaz de alcançar torque de 11,5 kgfm. Toda essa força e potência estão em uma moto de apenas 172 kg.

Outro detalhe que remete às pistas são as "asas" para efeito aerodinâmico nas carenagens, similares as que estão nas motos de Andrea Dovizioso e Jorge Lorenzo no Mundial de MotoGP.
Com a instalação de um kit de corrida, a Panigale V4R fica ainda mais potente: chegando a 234 cavalos, para um peso de apenas 165,5 kg.

O objetivo da Ducati ao desenvolver a V4R é a participação no Mundial de Superbike 2019. Esta competição utiliza apenas motos homologadas para a rua, como é o caso da V4R, por isso a montadora produziu um modelo tão esportivo para rodar nas estradas.

Em relação às outras motos da linha Panigale V4, que possuem motores de 1.103 cc, a V4R teve de ter a cilindrada reduzida para se enquadrar nas regras do Mundial de Superbike, mesmo assim, consegue uma potência superior comparada à de suas "irmãs".

Yamaha vence em 3 categorias no Brasileiro de Motocross 2018

A última rodada do Brasileiro de Motocross 2018 coroou a equipe Yamaha
Monster Energy Geração com três títulos das principais categorias do circuito.

Carlos Campano ficou com o troféu principal, da MX1, com sua Yamaha YZ 450F. Fabio Santos ganhou a categoria MX2 e Tallys Nathan confirmou o título da MX2-Junior, ambos a bordo de Yamaha YZ 250F.
A etapa de encerramento aconteceu em Fagundes Varela, Rio Grande do Sul, neste domingo, 4, com presença de grande público e transmissão ao vivo nos canais da Yamaha de Facebook e Youtube.

Campano é o piloto que mais venceu no ano. Faturou o título após ganhar 6 das 15 baterias realizadas e chegou a marca de 5 títulos da MX1 no Brasileiro de Motocross. Ganhou em 2012, 2014, 2015, 2017, 2018 e atingiu um lugar isolado no ranking de campeões da categoria principal do motocross brasileiro. Em toda história, apenas Pedro Bernardo Raymundo, o Moronguinho, com 6 conquistas, tem mais títulos que o piloto Yamaha.

"Estou super feliz por ganhar o pentacampeonato. Chegamos bem tranquilos na final graças aos bons resultados ao longo da temporada (o pior foi um terceiro)", comemora Campano.

Fabio Santos chegou ao bicampeonato do Brasileiro de Motocross na MX2. O paulista de Jarinu ganhou em 2016 e 2018 a categoria das motos 250F. Após uma disputa intensa com o piloto Pepê Bueno ao longo das últimas rodadas, assegurou o título na última corrida do dia, com vitória.

"Estou feliz demais por terminar o ano com este título. Foi difícil, fiquei fora de algumas baterias, tive que me superar para vencer, mas no fim deu tudo certo", diz Fabinho.

Tallys Nathan já havia garantido o título da MX2-Junior com duas rodadas de antecedência. A sensação de Santa Cruz do Capebaribe, Pernambuco, ganhou também a rodada final e comemorou junto com a equipe.

"Graças a Deus consegui o título de 2018. Foi um ano muito bom e terminei muito feliz também porque consegui dois pódios na MX2, categoria que vou integrar em 2019. Agora vamos treinar e evoluir ainda mais na MX2 para fazer um grande campeonato no ano que vem", conclui Nathan.

Resultados da 8ª etapa
MX1
1. Hector Assunção / 50 pontos
2. Paulo Alberto (Yamaha YZ 450F) / 42 pontos
3. Carlos Campano (Yamaha YZ 450F) / 42 pontos
4. Humberto Martin / 33 pontos
5. Thales Vilardi / 29 pontos

MX2
1. Fabio Santos (Yamaha YZ 250F) / 47 pontos
2. Leo Souza / 40 pontos
3. Lucas Dunka / 40 pontos
4. Pepê Bueno (Yamaha YZ 250F) / 38 pontos
5. Tallys Nathan / 31 pontos

MX2-Junior
1. Tallys Nathan (Yamaha YZ 250F) / 25 pontos
2. Nicolas Oliveira / 22 pontos
3. Joaquim Neto (Yamaha YZ 250F) / 20 pontos
4. Pedro Magero / 18 pontos
5. João Xavier (Yamaha YZ 250F) / 16 pontos

Elite MX
1. Hector Assunção / 25 pontos
2. Paulo Alberto (Yamaha YZ 450F) / 22 pontos
3. Carlos Campano (Yamaha YZ 450F) / 20 pontos
4. Jetro Salazar / 18 pontos
5. Jean Ramos (Yamaha YZ 450F) / 16 pontos

Classificação final do BRMX 2018
MX1
1. Carlos Campano (Yamaha YZ 450F) / 336 pontos
2. Paulo Alberto (Yamaha YZ 450F) / 304 pontos
3. Jetro Salazar / 301 pontos
4. Hector Assunção / 270 pontos
5. Jean Ramos (Yamaha YZ 450F) / 207 pontos

MX2
1. Fabio Santos (Yamaha YZ 250F) / 313 pontos
2. Pepê Bueno (Yamaha YZ 250F) / 307 pontos
3. Lucas Dunka / 271 pontos
4. João Ribeiro (Yamaha YZ 250F) / 221 pontos
5. Leo Souza / 118 pontos

MX2-Junior
1. Tallys Nathan (Yamaha YZ 250F) / 195 pontos
2. João Xavier (Yamaha YZ 250F) / 126 pontos
3. Augustinho Algarve / 98 pontos
4. Vanderlei de Souza / 93 pontos
5. Bruno Schmitz / 91 pontos

Elite MX
1. Jetro Salazar / 153 pontos
2. Paulo Alberto (Yamaha YZ 450F) / 150 pontos
3. Carlos Campano (Yamaha YZ 450F) / 150 pontos
4. Hector Assunção / 111 pontos
5. Humberto Martin / 98 pontos



terça-feira, 30 de outubro de 2018

Jean Ramos fica em 3º no Arena Cross em Lençóis Paulista-SP

Com o resultado, o piloto segue com chances de conquista do tricampeonato.

A quarta e penúltima rodada do Arena Cross 2018 aconteceu neste sábado, 27, em Lençóis Paulista, São Paulo, com presença de cerca de 5 mil pessoas nas arquibancadas, transmissão ao vivo e muitos duelos na pista.
Jean Ramos, da Yamaha Monster Energy Geração, garantiu a terceira colocação do pódio e manteve acesa a chama do tricampeonato – o paranaense foi campeão da categoria profissional em 2016 e 2017.
“Me senti bem nos treinos, consegui classificar para o Duelo 1×1 e somei um ponto apesar dos erros no Duelo. Na primeira bateria, larguei mal, consegui me recuperar, mas travei um pouco e não consegui render tudo, acabei em terceiro. Na segunda, comecei travado, caí com 11 minutos, recuperei, cheguei em segundo, mas acabei cansando e o Machito (Humberto Martin) me passou no final. O resultado é um 3º na geral. Vamos atrás do quase impossível na última etapa. Não vamos desistir, tudo pode acontecer!”, analisa Jean Ramos.

Agora, o atleta está a 17 pontos do líder Paulo Alberto. Restam 40 pontos em disputa na rodada final, que ainda terá sua data e local anunciados pelos organizadores.

Confira abaixo os resultados, a classificação e os comentários do piloto.
Resultado da 4ª etapa
1. Paulo Alberto (Yamaha YZ450F)
2. Hector Assunção
3. Jean Ramos (Yamaha YZ450F)
4. Humberto Martin
5. Dudu Lima

Classificação do campeonato após 4 etapas
1. Paulo Alberto / 146 pontos (Yamaha YZ450F)
2. Hector Assunção / 135 pontos
3. Jean Ramos / 129 pontos (Yamaha YZ450F)
4. Humberto Martin / 120 pontos
5. Lucas Dunka / 69 pontos



quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Arena Cross Brasil 2018: Hector Assunção busca a terceira vitória consecutiva em Lençóis Paulista (SP)

Piloto da equipe Honda Racing é o segundo na tabela da categoria Pró e quer chegar ainda mais perto da liderança.
Hector Assunção

Fonte: Mundo Press
Fotos:Idário Café/Mundo Press

O paulista Hector Assunção acelera em busca da terceira vitória consecutiva no Arena Cross Brasil. A quarta e penúltima etapa da competição será realizada neste sábado (27) em Lençóis Paulista (SP). A bordo da motocicleta Honda CRF 450R, o piloto da equipe Honda Racing está em segundo lugar na categoria Pró e quer manter a boa sequência de triunfos para chegar ainda mais perto da liderança.

A nove pontos do português Paulo Alberto, líder do certame, Hector Assunção vem motivado pela espetacular corrida de recuperação que fez na etapa anterior, em Boituva (SP). Na ocasião, ele saiu do último lugar para vencer a segunda bateria, garantindo, assim, o triunfo na etapa. “Estou bastante confiante, ainda mais depois de conseguir vencer mesmo vindo de trás”, afirmou. “As duas vitórias seguidas aumentaram minha confiança para esta etapa. Agora, preciso vencer para continuar firme em busca do título.” O piloto já venceu a competição em quatro oportunidades (duas vezes na classe Júnior, uma na 85cc e outra na MX2).

A disputa paralela das etapas decisivas do Brasileiro de Motocross, para ele, ajuda a manter o ritmo de prova. No último final de semana, Assunção disputou a sétima etapa da competição nacional em Caldas Novas (GO). “Venho de disputa do Campeonato Brasileiro, com um bom ritmo de corrida. Nesta semana, fizemos os últimos acertos para esta corrida do Arena Cross e estou bem animado. Espero vencer novamente e chegar no final do ano com o título”, acrescentou.

Lucas Dunka, de Santa Catarina, tenta subir ao pódio mais uma vez no Arena Coss. “A expectativa é boa. Velocidade eu tenho e também a moto bem acertada para esta prova. Vou para cima dos meus concorrentes para buscar um bom resultado”, disse.

Além de Assunção e Dunka, a equipe Honda Racing acelera com Jetro Salazar e Leo Souza. Todos competem pela classe Pró com motos Honda CRF 450R. A prova será disputada no Recinto da Facilpa e deverá ter, mais uma vez, casa cheia - são esperadas seis mil pessoas nas arquibancadas e camarotes montados no local.

Além das duas baterias da classe Pró, o Arena Cross, competição que é patrocinada pela Honda, apresentará as disputas das classes 50cc e 65cc. O evento, cujas provas são realizadas em uma pista compacta, também terá apresentações de freestyle e o Duelo 1x1, com corridas individuais entre pilotos. A equipe Honda Racing de Motocross conta com o patrocínio de Honda, Alpinestars, Bell, D.I.D e Mobil.

Serviço:
Arena Cross 2018 - 4ª etapa
Local: Recinto da Facilpa - Av. Lázaro Brígido Dutra, 300, Jardim Lago da Prata
Lençóis Paulista (SP)
Ingressos: https://www.arenacross.com.br/ingressos

Programação: Sábado - 27/10
16h - Abertura dos portões
16h30 - Treinos cronometrados
17h30 /18h30 - Visitação de box
18h40 - Sessão de autógrafos
19h30 - Abertura do evento
19h35 - Duelo 1x1 - Pró
19h45 - Solenidade oficial
20h - Prova 50cc
20h20 - Prova 65cc
20h40 - Duelo 1x1 - Ídolos
21h - Apresentação dos pilotos da categoria Pró
21h10 - Prova da categoria Pró (1ª bateria)
21h30 - Show de Freestyle
22h - Prova da categoria Pró (2ª bateria)
22h20 - Solenidade de premiação.

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Pilotos da equipe Yamaha vencem no Brasileiro de Motocross 2018

A 7ª etapa do Brasileiro de Motocross 2018, realizada no dia 21 de outubro em
Caldas Novas, Goiás, teve domínio total da Yamaha Monster Energy Geração, equipe vencedora em quatro categorias 

Carlos Campano, correndo com sua Yamaha YZ450F, ganhou as duas baterias da MX1 e ampliou sua vantagem na liderança do campeonato para 21 pontos. O tetracampeão brasileiro também faturou a corrida única da Elite MX e assumiu a vice-liderança da classe, apenas 5 pontos atrás de Jetro Salazar.

"Uma pista difícil de ultrapassar, mas me senti confortável desde sábado. Na primeira bateria larguei em 3º e depois consegui abrir uma boa vantagem e administrar, ainda mais que o Jetro se enroscou com o Hector"analisou Carlos Campano.

Para que o piloto da Yamaha seja campeão na MX1, basta que conclua a etapa com duplo sexto lugar nas baterias, somando mais 30 pontos para chegar a 324 pontos, o que seria inatingível por qualquer adversário.

Fabio Santos que disputa a MX2 com uma Yamaha YZ250F, venceu a rodada em Goiás conquistando um segundo lugar e uma vitória nas baterias, mantendo assim a vice-liderança do campeonato a 3 pontos de Pepê Bueno, também competindo de Yamaha YZ250F. 

Tallys Nathan completa a lista de vencedores da Yamaha Monster Energy Geração com seu quinto triunfo consecutivo na categoria MX2-Junior. Nathan já é campeão da classe em 2018, e mesmo assim segue acelerando forte frente a seus oponentes.
A última etapa do campeonato será em Fagundes Varela, Rio Grande do Sul, nos dias 3 e 4 de novembro.

Resultados da 7ª Etapa:
MX1
1. Carlos Campano (Yamaha YZ 450F)
2. Jetro Salazar
3. Hector Assunção
4. Paulo Alberto (Yamaha YZ 450F)
5. Humberto Martin

MX2
1. Fabio Santos (Yamaha YZ 250F)
2. Pepê Bueno (Yamaha YZ 250F)
3. Leo Souza
4. Lucas Frazão
5. Tallys Nathan

MX2-Junior
1. Tallys Nathan (Yamaha YZ 250F)
2. Joaquim Neto (Yamaha YZ 250F)
3. João Xavier (Yamaha YZ 250F)
4. Pedro Magero
5. Augustinho Algarve

Elite MX
1. Carlos Campano (Yamaha YZ 450F)
2. Jetro Salazar
3. Paulo Alberto (Yamaha YZ 450F)
4. Hector Assunção
5. Humberto Martin

Classificação do campeonato após 7 etapas
MX1
1. Carlos Campano / 294 pontos (Yamaha YZ 450F)
2. Jetro Salazar / 273 pontos
3. Paulo Alberto / 262 pontos (Yamaha YZ 450F)
4. Hector Assunção / 220 pontos
5. Jean Ramos / 180 pontos (Yamaha YZ 450F)

MX2
1. Pepê Bueno / 269 pontos (Yamaha YZ 250F)
2. Fabio Santos / 266 pontos (Yamaha YZ 250F)
3. Lucas Dunka / 231 pontos
4. João Ribeiro / 197 pontos (Yamaha YZ 250F)
5. Leo Souza / 155 pontos

MX2-Junior
1. Tallys Nathan / 170 pontos (Yamaha YZ 250F)
2. João Xavier / 110 pontos (Yamaha YZ 250F)
3. Vanderlei Junior / 93 pontos
4. Bruno Schmitz / 91 pontos
5. Augustinho Algarve / 84 pontos

Elite MX
1. Jetro Salazar / 135 pontos
2. Carlos Campano / 130 pontos (Yamaha YZ 450F)
3. Paulo Alberto / 128 pontos (Yamaha YZ 450F)
4. Hector Assunção / 86 pontos
5. Humberto Martin / 83 pontos

Honda SH 300 2019 ganha versão sport

Honda SH 300i Sport, virá com freios ABS e chave presencial Smart Key

A família SH vendida no Brasil ganha mais exclusividade com a versão SH 300 Sport, que, com seu exclusivo e dinâmico visual, se confirma como a opção ideal para a vida ativa, típica das grandes cidades.

À proteção oferecida pelo amplo para-brisa e escudo frontal, se alia a habitabilidade superior devida ao assoalho plano e, claro, a praticidade do espaço sob o banco. Itens de alta tecnologia não faltam, como a frenagem a disco com sistema ABS ou a chave presencial Smart Key.

A nova versão esporte se diferencia pela exclusiva pintura branco perolizada com apliques em preto no escudo frontal e carenagem de farol, além de bengala da suspensão, rodas e bagageiros escurecidos. Equipada com o mais moderno motor do segmento, a SH 300i é referência em maneabilidade e versatilidade, sendo capaz de encarar com desenvoltura o tráfego travado das cidades, assim como vias expressas e rodovias. Previsão de chegada em 2018.

Honda XRE300 2019, virá com ABS de série

Honda XRE 300, agora 5 quilos mais leve. Disponível nas concessionárias até dezembro

Design atualizado com manutenção da forte identidade, iluminação full-LED e sistema de frenagem ABS de série: estes são os os principais destaques da nova XRE 300, uma moto que em 2019 completará dez anos de mercado.

Desde o início de sua produção o modelo se colocou no topo das preferências. Razões para tal não faltam como o design cheio de personalidade e robustez, o conforto da posição de pilotagem ereta que, aliada a suspensões de longo curso, filtra perfeitamente as imperfeições do terreno.

Além disso há a confiabilidade do potente motor, campeão em economia, e a maneabilidade extrema, agora melhorada pela diminuição do peso em 5,4 kg. A nova XRE 300 ABS chegará ainda mais versátil e moderna. Previsão de chegada ao mercado em 2018.

Honda apresenta edição especial da CG 160 Titan para 2019

Honda CG 160 Titan SE virá com cores especiais e edição limitada. Modelo chega ano que vem.

No rastro do sucesso da edição comemorativa dos 40 anos da Honda CG, apresentada em 2016, nasce agora a CG 160 Titan SE, uma Special Edition destinada a comemorar os 25 anos do lançamento da primeira Titan. 
Caprichada como todas as edições comemorativas, a CG 160 Titan SE se caracteriza pelas cores especiais, o "badge" 25 anos e uma produção limitada a 8.000 exemplares. 
É uma homenagem mais do que justa para um modelo que ocupa um lugar muito especial na história da motocicleta do Brasil e também no coração dos brasileiros. Previsão de chegada em 2019.

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Rafael Becker é vice-campeão brasileiro de motocross 65cc

Piloto da equipe KTM Sacramento completou na segunda posição etapa decisiva da categoria, realizada neste domingo, 21, em Caldas Novas (GO)

Neste domingo, dia 21, Rafael Becker conquistou o vice-campeonato brasileiro de motocross na classe 65cc. A prova disputada em Caldas Novas (GO), durante a sétima e penúltima etapa da temporada, valeu como final da categoria de base. Segundo colocado na prova, o piloto de 11 anos lutou até fim pelo título nacional, mas dependia de uma combinação de resultados para levantar o troféu.
O desempenho na corrida decisiva fez Rafinha pular do quarto para o segundo lugar na classificação, terminando o campeonato 11 pontos atrás do campeão Garmichel Giehl. O abandono na primeira etapa, em virtude de uma queda, acabou complicando a temporada do vice-campeão. Mesmo assim, com dois primeiros lugares em quatro corridas, Rafinha foi o maior vencedor da temporada na categoria 65cc.

O jovem atleta já tem novo desafio com sua KTM 65SX neste sábado, dia 27, com a disputa da quarta etapa do Arena Cross, em Lençóis Paulista (SP). Rafinha Becker conta com patrocínio da KTM Sacramento.

Resultado da sétima etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross 2018:
65cc
1. Garmichel Giehl
2. Rafael Becker - KTM Sacramento
3. Vitor de Borba
4. Bruno Rodrigues
5. Gustavo de Oliveira

Classificação final do campeonato:
65cc
1. Garmichel Giehl, 83 pontos
2. Rafael Becker, 72 pontos - KTM Sacramento
3. Vitor de Borba, 70 pontos
4. Felipe Marques, 67 pontos
5. Gustavo de Oliveira, 66 pontos

Jetro Salazar mantém liderança da classe MX Elite no Brasileiro de Motocross

Equatoriano é o destaque da equipe Honda Racing na penúltima etapa da competição, realizada em Caldas Novas (GO)

Fonte: Mundo Press
Foto:Idário Café
O equatoriano Jetro Salazar manteve a liderança da categoria MX Elite após a sétima e penúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross. O piloto da Honda Racing foi o segundo colocado na corrida que reúne os pilotos mais rápidos da competição, realizada neste domingo no Complexo Esportivo Jeferson Aragão Júnior, em Caldas Novas (GO).

Marcado por pista arenosa e forte calor, o evento teve entrada franca para o público, que lotou as arquibancadas. Salazar também conquistou resultado consistente na MX1 a bordo da motocicleta Honda CRF 450R, confirmando o segundo lugar na soma das duas baterias válidas pela categoria. “Foi um fim de semana muito difícil”, disse Salazar, que passou recentemente por uma cirurgia no joelho esquerdo.

“Senti a falta de ritmo por conta da minha recuperação, mas mesmo assim fiz largadas muito boas em todas as corridas. Dei o máximo na pista e agora vou treinar duro nos próximos dias para estar 100% na etapa final, para buscar esse título da MX Elite. A taça da MX1 ficou mais difícil, mas enquanto houver chances estarei na briga”, garantiu. O piloto é o atual vice-líder da MX1, atrás do espanhol Carlos Campano.

A equipe Honda Racing ainda contou com Hector Assunção nas corridas das categorias. O paulista foi o terceiro na soma das baterias da MX1 e confirmou a quarta colocação da MX Elite. Com os resultados, ele ocupa o quarto lugar nas duas classes.

Na MX2, o paranaense Leo Souza alcançou o pódio em terceiro lugar com a Honda CRF 250R (o mais rápido na soma das duas baterias foi o piloto Fábio Santos). Além de Souza, que com o resultado assume o quinto lugar da tabela, o time vermelho acelera na MX2 com o catarinense Lucas Dunka, o terceiro colocado na briga pelo título.

A decisão do Brasileiro de Motocross 2018, patrocinado pela Honda, está marcada para os dias 3 a 4 de novembro em Fagundes Varela (RS). A equipe Honda Racing de Motocross conta com o patrocínio de Honda, Alpinestars, Bell, D.I.D e Mobil.

Resultados - 7ª etapa do Brasileiro de Motocross
MX Elite
1 - Carlos Campano
2 - Jetro Salazar - Honda CRF 450R
3 - Paulo Alberto
4 - Hector Assunção - Honda CRF 450R
5 - Humberto Martin

MX1
1 - Carlos Campano
2 - Jetro Salazar - Honda CRF 450R
3 - Hector Assunção - Honda CRF 450R
4 - Paulo Alberto 5 - Humberto Martin

MX2
1 - Fábio Santos
2 - Pepê Bueno
3 - Leo Souza - Honda CRF 250R
4 - Lucas Frazão
5 - Tallys Nathan
8 - Lucas Dunka - Honda CRF 250R

Classificação após sete etapas
MX Elite
1 - Jetro Salazar - 135 pontos - Honda CRF 450R
2 - Carlos Campano - 130 pontos
3 - Paulo Alberto - 128 pontos
4 - Hector Assunção - 86 pontos - Honda CRF 450R
5 - Humberto Martin - 83 pontos

MX1
1 - Carlos Campano - 294 pontos
2 - Jetro Salazar - 273 pontos - Honda CRF 450R
3 - Paulo Alberto - 262 pontos
4 - Hector Assunção - 220 pontos - Honda CRF 450R
5 - Jean Carlo Ramos - 180 pontos

MX2
1 - Pepê Bueno - 269 pontos
2 - Fábio dos Santos - 266 pontos
3 - Lucas Dunka - 231 pontos - Honda CRF 250R
4 - João Pedro Pinho Ribeiro - 197 pontos
5 - Leo Souza - 155 pontos - Honda CRF 250R​.

Bárbara Neves encerra Goiano de Motocross com vitória

Piloto de 18 anos é a mais rápida na corrida da categoria MXF, na etapa final em
Caldas Novas (GO)

Fonte: Mundo Press
Fotos: Danyllo Proto

A piloto Bárbara Neves encerrou sua participação no Campeonato Goiano de Motocross com triunfo. A atleta de 18 anos venceu a quarta e última etapa da competição, disputada neste final de semana (dias 20 e 21 de outubro) em Caldas Novas, Goiás.

Com o resultado, que representou a segunda vitória no campeonato estadual, a goiana encerra a temporada em terceiro lugar da classe direcionada às mulheres. Vale lembrar que Bárbara não pôde disputar a segunda etapa do calendário, por estar com o braço machucado.

A final do campeonato foi realizada em uma pista com o solo arenoso, repleta de valas e buracos. Versátil, a jovem piloto usou a experiência adquirida em outras modalidades do motociclismo off-road para se destacar.

“Como eu vim do Enduro, não tive dificuldade com os buracos e valas. Pelo contrário, eu achei até bom”, disse Bárbara. “Estou acostumada a andar na trilha e ficar desviando dos obstáculos, dos lugares mais difíceis. Na final do Goiano de Motocross, eu estava fazendo isso com os buracos, sempre buscando um traçado menor e que tivesse menos pancada para não cansar”, completou a piloto.

Além de Motocross e Enduro, ela compete em provas de Velocross, Cross Country, Enduro de Regularidade e Hard Enduro. Bárbara é a atual campeã latino-americana de Enduro na classe Mulheres Open Júnior, além de ter conquistado o título brasileiro da modalidade em 2017 e o vice em 2018.

A piloto afirma ter encarado as últimas etapas do Goiano de Motocross como preparação para as disputas de 2019. “O foco principal em 2018 foi o Enduro. Mas estas outras provas são importantes como treino, porque uma modalidade complementa outra”, lembrou. “Foi o meu primeiro ano no Motocross, então acabou servindo como um treino, mesmo. Foi uma experiência maravilhosa como atleta”, concluiu.

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Bárbara Neves,(sempre ela), acelera na quarta etapa do Goiano de Motocross

Piloto goiana vai a Caldas Novas (GO) para manter-se em ritmo de prova, com o objetivo de iniciar a temporada 2019 em alto nível

Foto: Danyllo Proto
De olho na temporada 2019, a piloto Bárbara Neves encara mais um desafio neste final de semana (dias 20 e 21 de outubro), quando disputa a quarta etapa do Campeonato Goiano de Motocross, em Caldas Novas (GO). A goiana de 18 anos, que também compete pelas modalidades Enduro, Hard Enduro, Enduro de Regularidade e Velocross, pretende aproveitar as últimas provas deste ano como “treinos de luxo”.

“O objetivo é manter o ritmo de prova, já de olho em 2019. Estou encarando os últimos desafios deste ano como uma espécie de pré-temporada para o ano que vem, para que eu possa chegar às competições em alto nível”, afirmou Bárbara. Em 2018, ela foi campeã latino-americana de Enduro na categoria Mulheres Open Júnior - o primeiro título internacional de sua carreira.

A etapa deste final de semana do Goiano de Motocross será realizada junto às disputas do Brasileiro da modalidade e terá como base o Complexo Esportivo Jeferson Aragão Junior. O evento integra a programação da comemoração dos 107 anos de emancipação da cidade goiana, considerada a maior estância hidrotermal do mundo.

A pista apresenta terreno acidentado e solo arenoso. A experiência da piloto goiana em provas de Enduro FIM neste tipo de terreno pode ajudar na corrida da categoria MXF, exclusiva para mulheres no Goiano de Motocross.

“Lembro de ter andado muito bem em uma especial com muita areia em uma prova de Enduro em Patrocínio (MG). Espero poder repetir o bom desempenho nesse solo mais uma vez”, disse a campeã brasileira de Enduro FIM em 2017 e vice em 2018 pela categoria Feminina.

Mesmo sem poder disputar a segunda etapa do Goiano de Motocross, por conta de uma lesão na mão, Bárbara ocupa o terceiro lugar na classificação da MXF. Ela venceu a prova de abertura e subiu em terceiro lugar no pódio da terceira etapa.

domingo, 14 de outubro de 2018

Bárbara Neves vai ao pódio na terceira etapa do Campeonato Goiano de Motocross

Bárbara Neves

De olho na temporada 2019, piloto goiana alcança o terceiro lugar na corrida da classe MXF, realizada na cidade de Edeia (GO)

Foto: Hemphotografia
Bárbara Neves subiu no pódio na terceira etapa do Campeonato Goiano de Motocross. A piloto, que representa o Estado de Goiás em diversas modalidades do motociclismo off-road, alcançou o terceiro lugar na bateria da classe MXF, realizada neste sábado (13) em Edeia (GO). “Além do resultado, a prova foi importante para manter o ritmo de corrida já pensando na temporada 2019”, explicou Bárbara.

A piloto retornou às pistas uma semana após conquistar o primeiro título internacional da carreira, o Latino-Americano de Enduro da classe Mulheres Open Júnior, em competição realizada no Chile. Ela foi campeã brasileira da mesma modalidade em 2016 e vice em 2107. Versátil, Bárbara estava na briga direta pela taça do Goiano de Motocross, mas ficou fora da disputa por conta de uma lesão na mão. O incidente impossibilitou a atleta de disputar a segunda etapa, após ter vencido a abertura do campeonato.

Na terceira etapa, Bárbara brigou pelas primeiras posições até o final. Largou em quarto lugar, fez duas ultrapassagens e, na penúltima volta, foi para o terceiro posto, mantendo a posição. “Foi uma disputa bacana, consegui imprimir um bom ritmo e fazer um excelente treino”, analisou. Além de competir em provas de Motocross e Enduro, Bárbara acelera nas modalidades Enduro de Regularidade, Hard Enduro e Velocross.

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Yamaha apresenta nova MT 07 2019

A nova MT-07 2019 estará disponível na rede de concessionárias Yamaha a partir do dia 20 de outubro, com o preço de R$33.790,00 + frete

A Yamaha MT-07, lançada no Brasil em 2015, chega à sua segunda geração completamente remodelada. Seu novo design possui linhas arrojadas e agressivas e seu conforto surpreende com banco mais largo e ergonômico.
O torque, associado ao menor peso da categoria, garante acelerações e retomadas empolgantes, além de agilidade e estabilidade nas manobras.
A nova MT-07 possui a melhor relação peso/potência da categoria, com 2,4 kg/cv, dando mais leveza e agilidade na pilotagem.

Com apenas 183 kg em ordem de marcha, a MT-07 2019 surpreende pela facilidade e diversão na condução, privilegiando o desempenho. O que contribui para isso, é seu compacto chassi tubular – cujo motor faz parte da estrutura – e rodas de liga leve de 10 raios.

FICHA TÉCNICA MT-07 2019
Comprimento total (mm)............. 2.085
Largura total (mm).......................... 745
Altura total (mm)......................... 1.090
Altura do assento (mm) ..................805
Altura mínima do solo (mm)...........140
Peso em ordem de marcha (kg)...... 183
Distância entre eixos (mm)......... 1.400
Motor:.... 4 Tempos / DOHC 8 válvulas / Arrefecimento líquido
Cilindradas (cm³)............................689
Quantidade de cilindros......................2
Diâmetro X curso (mm)..........80x68,6
Taxa de compressão....................11.5:1
Torque máximo (kgf.m/rpm)...6,9 / 6.500
Potência máxima (cv/rpm) ..74,8 / 9.000
Capacidade de óleo do motor (L)........3
Combustível............................Gasolina
Capacidade do tanque de combustível (L) (reserva)..14 (2,7L)
Transmissão:............................Corrente
Câmbio............................ 6 velocidades
Tipo de chassi........................ Diamante
Ângulo de cáster:........................ 24º 50'
Trail (mm)......................................... 90
Pneu dianteiro: 120/70 ZR 17M/C (58W)
Pneu traseiro:...180/55 ZR 17M/C (73W)
Freio dianteiro: Disco duplo hidráulico com sistema ABS. Ø do freio dianteiro:282(mm)
Freio traseiro:Disco hidráulico com sistema ABS.Ø do freio traseiro 245 (mm)
Suspensão dianteira: Garfo telescópico:Curso da suspensão dianteira 130 (mm)
Suspensão traseira: Balança traseira tipo Monocross com link Curso da roda traseira: 130 (mm)












Produção de motos sobe 5,2% em setembro, diz Abraciclo

Mês teve 80.690 unidades produzidas, com alta sobre setembro de 2017. No
entanto, produção caiu 23,4% na comparação com agosto.

Publicado no Portal G1 em 09/10/2018
A produção de motos no Brasil subiu 5,2% em setembro, em relação ao mesmo mês do ano passado, informou a associação dos fabricantes, a Abraciclo, nesta terça-feira (9).
De acordo com a entidade, 80.690 motos foram produzidas em setembro de 2018, contra 76.668 unidades no mesmo mês de 2017.

No entanto, ao comparar com agosto, que alcançou 105.340 unidades, houve queda de 23,4%. Parte dessa baixa está relacionado aos 19 dias úteis em setembro, enquanto agosto teve 23 dias úteis.
“Enxergamos os resultados registrados até o momento com entusiasmo, porque isto significa que a nossa expectativa de crescimento no volume de produção será alcançada”, disse Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo, em comunicado.

Em julho, a entidade havia revisado para cima a projeção de produção, passando de 935 mil para 980 mil unidades, o que significa um crescimento de 11% em 2018, na comparação com o ano passado.

Entre janeiro e setembro de 2018, as montadoras produziram 777.091 motos no Brasil, volume 19,2% superior às 652.092 unidades feitas no mesmo período do ano passado.

Nas vendas, o setor de motos teve um crescimento de 20,9% em setembro (76.669 unidades), em comparação com o mesmo mês de 2017 (63.428 unidades), e uma queda de 19,3% sobre agosto, cujo volume foi de 94.987 motocicletas.
No acumulado dos nove meses foram vendidas 711.747 motocicletas para as lojas, o que significa um avanço de 18% sobre o mesmo período do ano passado, que havia totalizado 603.350 unidades.

Entre as categorias com mais motocicletas comercializadas em setembro, os destaques foram a Street, que aparece no topo do ranking com 56,3% de participação (43.166 unidades); a Trail, com 18,7% (14.367); e a Motoneta, com 11,3% (8.679). Na sequência, vieram Scooter, com 7,3% (5.598), e Naked, com 2,6% (1.983 unidades).

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Yamaha sagra-se campeã brasileira de Enduro FIM

Os títulos foram conquistados na categoria EJ, com Patrik Capila, e na E3, com Rômulo Bottrel.

A equipe Yamaha O2BH América Racing  conquistou o Campeonato Brasileiro de Enduro, realizada entre os dias 29 e 30 de setembro em Patos de Minas (MG), nas categorias EJ com Patrik Capila e a E3 com Rômulo Bottrel. 
Com o resultado, a equipe se sagrou campeã da temporada e obteve ainda uma terceira colocação com Ronald Santi na E4 light, que venceu a etapa. Foi o primeiro ano da Equipe Oficial Yamaha no Enduro e quinto título na carreira de Bottrel.

“Sem dúvidas esse foi o ano mais difícil da minha carreira. Fiz a temporada inteira com uma lesão complicada no ombro, sentindo muita dor, muita fraqueza nos braços e superação foi a palavra do ano. Estou muito feliz em conquistar o meu quinto título brasileiro de Enduro e o primeiro para essa nova equipe da Yamaha," declarou  o pentacampeão Rômulo Bottrel.

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Rally dos Sertões 2018: Tunico Maciel conquista título inédito nas motos.

Com a vitória do piloto mineiro a bordo da CRF 450RX, equipe Honda Racing comemora o tetracampeonato no principal desafio off-road nacional.

O piloto Tunico Maciel é o grande campeão das motocicletas no 26º Rally dos Sertões. Após sete dias e 3.601 quilômetros percorridos a bordo da moto Honda CRF 450RX, sendo 2.059 de trechos cronometrados, o mineiro conquistou neste sábado (25) a taça inédita com 31min37seg de vantagem sobre o segundo colocado, o catarinense Ricardo Martins. O resultado representa o tetracampeonato da Honda Racing no principal desafio do calendário off-road nacional.

A equipe tem mais motivos para comemorar na rampa de chegada em Fortaleza (CE). Além do título geral da motos, Maciel confirmou vitória na Production Aberta, enquanto Júlio “Bissinho” Zavatti foi o campeão da classe Rally Brasil e da categoria especial Brasil - CRF 230cc. O paulista acelerou a moto Honda CRF 230F e ainda alcançou a nona posição na tabela geral das motocicletas.

Na sétima e última etapa da prova, realizada neste sábado (25) entre Juazeiro do Norte (CE) e a capital cearense, Tunico Maciel consolidou a vitória ao concluir a especial no segundo lugar - foram três vitórias em sete etapas, no total. O dia somou 656 km, sendo 200 km de especiais. A conquista do Rally dos Sertões é um sonho realizado para o piloto, que em 2015 tinha sido campeão pela categoria Marathon.

"Estou muito feliz, batalhei muito para estar aqui, foram sete dias bem longos, difíceis. Nem sei explicar a sensação que estou sentindo, acho que a ficha ainda não caiu", afirmou o mineiro. "Agora que venham os próximos desafios. Vou treinar mais, me dedicar mais e, se Deus quiser, este vai ser o primeiro de muitos títulos que ainda vou conquistar no Sertões."

Bissinho assegurou o tetracampeonato da carreira na classe Rally Brasil e na categoria especial Brasil – CRF 230cc, destinadas a pilotos que competem com motocicletas de fabricação nacional.
A equipe Honda Racing também foi destaque na categoria Super Production, com o vice-campeonato de Gregório Caselani. O gaúcho finalizou a disputa geral das motocicletas em terceiro lugar.

"Foi uma prova dura desde o começo e na quinta etapa estava tudo meio resolvido. O Tunico já estava liderando com uma boa vantagem, eu em terceiro já não tinha muito o que fazer, não dependia só de mim. Então, abracei a missão de ajudá-lo nas etapas finais. Estou feliz demais pelo título dele e da equipe Honda", disse o gaúcho.

O heptacampeão da prova e maior vencedor das motos Jean Azevedo, por sua vez, saiu da briga pelo título das motos no quarto dia de disputa. Apesar disso, seguiu na prova e acabou vencendo a última etapa.

O 26º Rally dos Sertões teve início em Goiânia (GO), no dia 19 de agosto, e passou por caminhos da Bahia e do Piauí antes de chegar no Ceará. A prova também reuniu quadriciclos, UTVs e carros.

Minha homenagem especial de blogueiro apaixonado por motos ás mulheres que participaram. Não importa em que posição chegaram ou se concluíram a prova. Já são vencedoras por participarem. Parabéns!

Classificação final após sete etapas (extraoficial)
Classificação geral - Motocicletas
1 - Tunico Maciel - 27:24:40 - Honda CRF 450RX
2 - Ricardo Martins - 27:56:17
3 - Gregorio Caselani - 28:27:51 - Honda CRF 450RX
4 - Mário Marchiori - 29:07:37
5 - Túlio Malta - 29:09:14
9 - Júlio "Bissinho" Zavatti - 30:18:20 - Honda CRF 230F

Categoria Super Production
1 - Ricardo Martins - 27:56:17
2 - Gregorio Caselani - 28:27:51 - Honda CRF 450RX
3 - Wagner Jovenal - 36:15:50
4 - Moara Sacilotti - 37:11:34
5 - Tiago Fantozzi - 46:09:11

Categoria Production Aberta
1 - Tunico Maciel - 27:24:40 - Honda CRF 450RX
2 - Mário Marchiori - 29:07:37
3 - Luciano Gomes - 29:19:25
4 - Elias Folly - 29:22:18
5 - Vítor Closs - 29:39:42

Categoria Rally Brasil
1 - Júlio “Bissinho” Zavatti - 30:18:20 - Honda CRF 230F
2 - Álvaro Amarante - 31:10:11
3 - Cristiano Teixeira - 32:24:05
4 - Sandro Conci - 33:53:14
5 - Janaína Souza - 35:02:49

Categoria Rally Brasil
1 - Júlio “Bissinho” Zavatti - 30:18:20 - Honda CRF 230F
2 - Álvaro Amarante - 31:10:11
3 - Cristiano Teixeira - 32:24:05
4 - Sandro Conci - 33:53:14
5 - Janaína Souza - 35:02:49

Rally dos Sertões - 7ª etapa (resultados extraoficiais)
Classificação geral - Motocicletas
1 - Jean Azevedo - 3:12:43 - Honda CRF 450RX
2 - Tunico Maciel - 3:13:13 - Honda CRF 450RX
3 - Ricardo Martins - 3:16:44
4 - Gregorio Caselani - 3:19:09 - Honda CRF 450RX
5- Mário Marchiori - 3:21:09
7 - Júlio “Bissinho” Zavatti - 3:22:40 - Honda CRF 230F

Categoria Super Production
1 - Jean Azevedo - 3:12:43 - Honda CRF 450RX
2 - Ricardo Martins - 3:16:44
3 - Gregorio Caselani - 3:19:09 - Honda CRF 450RX
4 - Wagner Jovenal - 4:28:54
5 - Moara Sacilotti - 5:30:00

Categoria Production Aberta
1 - Tunico Maciel - 3:03:14 - Honda CRF 450RX
2 - Mário Marchiori - 3:21:09
3 - Elias Folly - 3:22:50
4 - Luciano Gomes - 3:23:57
5 - Vítor Closs - 3:24:25

Categoria Rally Brasil
1 - Júlio “Bissinho” Zavatti - 3:22:40 - Honda CRF 230F
2 - Álvaro Amarante - 3:24:33
3 - Cristiano Teixeira - 3:32:162
4 - Sandro Conci - 3:38:29
5 - Rafael Paschoalin - 3:45:42

Categoria especial Brasil - CRF 230cc
1 - Júlio “Bissinho” Zavatti - 3:22:40 - Honda CRF 230F
2 - Álvaro Amarante - 3:24:33
3 - Cristiano Teixeira - 3:32:162
4 - Sandro Conci - 3:38:29
5 - Líbera Costabeber - 3:46:10

Rally dos Sertões 2018: Enrico Amarante é campeão dos UTVs.

Enrico Amarante/Breno Rezende confirma título nos quilômetros finais, a bordo do Can-Am Maverick X3; Campeões são recebidos em Fortaleza (CE) após 3.601 km de desafios

A Can-Am desembarcou em Fortaleza (CE) neste sábado (25) para comemorar o hexacampeonato dos UTVs no Rally dos Sertões. Considerada o principal desafio off-road brasileiro, a prova teve sete dias de disputas e 3.601 quilômetros de percurso, incluindo 2.059 de especiais. Os campeões dos UTVs, pela primeira vez na história, foram o goiano Enrico Amarante e o mineiro Breno Rezende, a bordo do Can-Am Maverick X3.

O título foi consolidado apenas nos quilômetros finais, já que a dupla travou duelo acirrado com Deni Nascimento/Idali Bosse (Sanautica) nas últimas etapas.

Os UTVs Can-Am Maverick X3 foram os grandes destaques da categoria, já que venceram o prólogo e todas as especiais do 26º Rally dos Sertões. A classificação final aponta o Can-Am Maverick X3 em nove posições do Top 10 dos UTVs, incluindo as seis primeiras da tabela.

A largada do 26º Rally dos Sertões foi no dia 19 de agosto, em Goiânia (GO), sendo que o roteiro também incluiu caminhos pela Bahia e pelo Piauí, além do Ceará. A prova ainda apresenta categorias para quadriciclos, motos e carros.

Resultados - Rally dos Sertões 2018
Classificação final dos UTVs após sete etapas (extraoficiais)
1 - #203 - ENRICO AMARANTE/BRENO REZENDE - 28:03:21 - Can-Am Maverick X3
2 - #202 - DENISIO NASCIMENTO/IDALI BOSSE - 28:07:31 - Can-Am Maverick X3
3 - #213 - GABRIEL CESTARI/JHONATAN ARDIGO - 28:26:17 - Can-Am Maverick X3
4 - #207 - EDU PIANO/SOLON FONSECA - 28:41:33 - Can-Am Maverick X3
5 - #214 - MARCELO GASTALDI/CLAUDIO RIESER - 28:56:38 - Can-Am Maverick X3
6 - #227 - REINALDO VARELA/GUSTAVO GUGELMIN - 29:03:52 - Can-Am Maverick X3
7 - #208 - TATA XAVIER/DECO MUNIZ - 29:42:42
8 - #223 - ALLAN CESTARI/WEIDNER MOREIRA - 30:23:57 - Can-Am Maverick X3
9 - #204 - EUCLIDES BENVENUTI/FERNANDO TORQUATO - 30:24:54 - Can-Am Maverick X3
10 - #236 - AUGUSTO MONTANI/GABRIEL AGNOL - 30:49:54 - Can-Am Maverick X3

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Rally dos Sertões 2018: Tunico Maciel está a uma etapa do título inédito

Tunico Maciel

 Além das taças da classificação geral e da categoria Production Aberta com o piloto mineiro, equipe Honda Racing está perto de assegurar mais duas vitórias na prova. 

O piloto Tunico Maciel, da equipe Honda Racing, manteve a liderança geral das motocicletas e da classe Production Aberta após o término da sexta e penúltima etapa do 26º Rally dos Sertões, nesta sexta-feira (24). Entre as cidades de São Raimundo Nonato (PI) e Juazeiro do Norte (CE), as disputas somaram 602 km de percurso (226 km de trechos cronometrados). O mineiro foi o terceiro mais rápido do dia com a moto Honda CRF 450RX e agora possui vantagem de 27min54seg sobre o catarinense Ricardo Martins, segundo colocado na classificação geral da prova. Assim, Maciel fica a apenas uma etapa dos títulos inéditos, sendo que todos os campeões do desafio mais difícil do calendário off-road nacional serão conhecidos neste sábado (25), em Fortaleza (CE).

Quem também está perto de conquistar troféus para a Honda Racing é o piloto Júlio “Bissinho” Zavatti, líder da categoria Rally Brasil e da classe especial Brasil - CRF 230cc. O paulista, que acelera uma Honda CRF 230F, ostenta vantagem de 49min57seg sobre o piloto Álvaro Almarante em ambas as disputas. Bissinho também é o décimo colocado na classificação geral do certame.

Pela categoria Super Production, Gregorio Caselani foi o terceiro mais rápido do dia e ocupa o segundo posto na tabela de classificação. Na disputa geral entre as motocicletas, o gaúcho foi o sexto colocado nesta etapa, mantendo-se em terceiro lugar. Os resultados são extraoficiais.

A especial desta sexta etapa passou pelo sertão do Piauí, cruzando rios secos com pedras e estradas arenosas. Os pilotos também tiveram que enfrentar trechos montanhosos antes de encarar estradas mais travadas e sinuosas.

Maciel está perto de entrar para o seleto rol de campeões gerais entre as motocicletas do Rally dos Sertões. “É claro que estou ansioso, mas minha concentração está maior que a minha ansiedade. Vou fazer uma etapa extremamente cautelosa amanhã para não deixar escapar esse título, que seria a realização de um sonho para mim”, declarou.

A sétima e última etapa do Rally dos Sertões será realizada neste sábado (25), entre as cidades de Juazeiro do Norte e Fortaleza, no Ceará. Serão percorridos 656 km, sendo 288 km de trechos cronometrados. Os campeões serão conhecidos na rampa de chegada no Aterro da Praia de Iracema, com acesso livre ao público. A competição, que ainda inclui carros, quadriciclos e UTVs, possui sete dias de disputas no total, com 3.601 km de percurso (2.059 de especiais).

Rally dos Sertões - 6ª etapa (resultados extraoficiais)
Classificação geral - Motocicletas
1 - Tiago Fantozzi - 3:01:42
2 - Ricardo Martins - 3:02:50
3 - Tunico Maciel - 3:03:14 - Honda CRF 450RX
4 - Elias Folly - 3:04:38
5- Mário Marchiori - 3:05:34
6 - Gregorio Caselani - 3:09:40 - Honda CRF 450RX
20 - Júlio “Bissinho” Zavatti - 3:20:26 - Honda CRF 230F

Categoria Super Production
1 - Tiago Fantozzi - 3:01:42
2 - Ricardo Martins - 3:02:50
3 - Gregorio Caselani - 3:09:40 - Honda CRF 450RX
4 - Moara Sacilotti - 3:47:28
5 - Wagner Jovenal - 4:05:17

Categoria Production Aberta
1 - Tunico Maciel - 3:03:14 - Honda CRF 450RX
2 - Elias Folly - 3:04:38
3 - Mário Marchiori - 3:05:34
4 - Luciano Gomes - 3:10:48
5 - Vítor Closs - 3:13:00

Categoria Rally Brasil
1 - Álvaro Amarante - 3:18:56
2 - Júlio “Bissinho” Zavatti - 3:20:26 - Honda CRF 230F
3 - Sandro Conci - 3:32:16
4 - Cristiano Teixeira - 3:35:22
5 - Líbera Costabeber - 3:43:48

Categoria especial Brasil - CRF 230cc
1 - Álvaro Amarante - 3:18:56
2 - Júlio “Bissinho” Zavatti - 3:20:26 - Honda CRF 230F
3 - Sandro Conci - 3:31:16
4 - Cristiano Teixeira - 3:35:22
5 - Líbera Costabeber - 3:43:48

Classificação geral - Motocicletas
1 - Tunico Maciel - 24:11:26 - Honda CRF 450RX
2 - Ricardo Martins - 24:39:21
3 - Gregorio Caselani -25:08:42 - Honda CRF 450RX
4 - Mário Marchiori - 25:46:28
5 - Túlio Malta - 25:47:42
10 - Júlio "Bissinho" Zavatti - 26:55:40 - Honda CRF 230F

Categoria Super Production
1 - Ricardo Martins - 24:39:21
2 - Gregorio Caselani - 25:08:42 - Honda CRF 450RX
3 - Moara Sacilotti - 31:41:34
4 - Tiago Fantozzi - 31:44:11
5 - Wagner Jovenal - 31:49:45

Categoria Production Aberta
1 - Tunico Maciel - 24:11:26 - Honda CRF 450RX
2 - Mário Marchiori - 25:46:28
3 - Luciano Gomes - 25:55:28
4 - Elias Folly - 25:59:28
5 - Vítor Closs - 26:35:16

Categoria Rally Brasil
1 - Júlio “Bissinho” Zavatti - 26:55:40 - Honda CRF 230F
2 - Álvaro Amarante - 27:45:38
3 - Cristiano Teixeira - 28:51:48
4 - Sandro Conci - 30:14:44
5 - Janaína Souza - 31:02:10

Categoria Rally Brasil
1 - Júlio “Bissinho” Zavatti - 26:55:40 - Honda CRF 230F
2 - Álvaro Amarante - 27:45:38
3 - Cristiano Teixeira - 28:51:48
4 - Sandro Conci - 30:14:44
5 - Janaína Souza - 31:02:10

Roteiro do Rally dos Sertões 2018:
7ª Etapa - Sábado (25/8)
Juazeiro do Norte (CE) - Fortaleza (CE)
Deslocamento Inicial - 168 km
Trecho Especial (Cronometrado) - 200 km
Deslocamento Final - 288 km
Total do dia: 656 km

TOTAL DA PROVA: 3.601 km
TOTAL DE ESPECIAIS: 2.059 km

Lei prioriza segurança e proíbe uso de pneus reformados em motocicletas

Deformação na geometria do pneu e instabilidade da direção são motivos que impedem o uso e serviço de recauchutagem dos itens para veículos duas rodas

Publicado no Portal  Vrumm em 23/08/2018
Andar de motocicleta pode ser considerada uma atividade de risco. Por isso, é essencial que o usuário esteja com todos os equipamentos em ordem, especialmente os pneus, que são os únicos pontos de contato do veículo com o solo. Pensando na segurança dos motociclistas, a legislação proíbe, desde 2004, o uso de pneus reformados em veículos de duas rodas.

Um estudo realizado em 2013 pela Abraciclo, em parceria com a FMUSP e HCFMUSP, aponta que 8% dos acidentes com motociclistas são causados por problemas de manutenção, sendo que os piores itens de conservação observados foram pneus (11%) e freios (7%).

O pneu de motocicleta não foi projetado para ter uma segunda vida. Isso acontece porque a carcaça, que serve de estrutura do pneu, sofre um grande desgaste ao fim de sua primeira vida, impactando o pneu como um todo. As reduzidas espessuras dos materiais dificultam a raspagem e há grande chance da formação de rugas, bolhas e má adesão quando há aplicação do material de reforma.

Deste modo, as tensões e deformações da área de contato do pneu com o solo interferem na sua geometria e assimetria, e favorecem o possível descolamento da estrutura reconstruída.

A dirigibilidade e segurança dependem da geometria da suspensão da motocicleta. Alguns ângulos são fundamentais para isto, entre eles o camber, que é o ângulo criado quando a motocicleta se inclina durante uma curva, sendo que traseiro é diferente do dianteiro.

A Resolução 158/2004 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e a Portaria 554/2015 do Inmetro proíbem, respectivamente, o uso e o serviço de reforma de pneus em todo o território nacional. Portanto, a recapagem de pneus duas rodas é considerada uma prática ilegal do mercado.