|
Marc Coma |
Espanhol conquista seu segundo título do Sertões nas motos. Jean Azevedo é o melhor brasileiro. Nos quads, Nahas conquista seu quarto título e, nos UTVs, Mota e Shimuk são os campeões da regularidade
Depois de sete dias emocionantes, passando por belas regiões e cruzando os estados de Goiás e Minas Gerais, numa disputa com mais de 2,6 mil km, a 22ª edição do Rally dos Sertões chegou ao seu final neste sábado (dia 30) em Belo Horizonte. A festa na capital mineira aconteceu na bela Lagoa da Pampulha e contou com ótimo público, que também participou da Virada Cultural e viu de perto os campeões do Sertões 2014.
Nas motos, o português Paulo Gonçalves (Team Honda HRC) venceu a última especial, disputada entre Diamantina e Belo Horizonte, com 125,88 km cronometrados e diferentes tipos de piso (cascalho, piçarra com lombas e mata-burros), com trechos de trial, subindo e descendo serra. O campeão do Sertões 2013 venceu quatro das sete etapas, mas não conseguiu superar o espanhol Marc Coma (KTM Red Bull Factory Team) que é o novo campeão do Rally dos Sertões. Coma venceu uma especial a menos que o rival, e conquistou seu segundo título na maior prova de off-road do Brasil (o primeiro foi em 2010).
Líder do Mundial de Rally Cross Country da FIM, Coma vinha travando um duelo particular com o português e venceu com a vantagem de 3min23s (total de 18h21min51s).
Fora da briga internacional, destaque para o brasileiro Jean Azevedo (Honda Mobil de Rally), que terminou em terceiro lugar, a 14min05s de Coma. O português Helder Rodrigues (Team Honda HRC) ficou em quarto, seguido pelo espanhol Jordi Viladoms (KTM Red Bull Factory Team).
"Ganhar aqui no Brasil é muito difícil, ainda mais quando tem pilotos tão fortes na disputa, como o Paulo e o Jean. Foi um roteiro duro, estou muito contente. O ritmo imposto foi altíssimo, tive que me aplicar ao máximo para ganhar este ano. Em toda a minha carreira só consegui ganhar o Sertões uma vez. Se são dez dias ou sete, para mim tem o mesmo valor. Foi tão difícil ganhar hoje quanto foi em 2010", destacou Coma.
Em seu 19º Sertões, Azevedo ficou satisfeito com o terceiro lugar e agradeceu o trabalho de toda a equipe Honda. "Foi um ano muito bom. Eu já sabia que os melhores do mundo estariam aqui, com as motos de fábrica. A gente já sabia que a disputa seria difícil, mas conseguimos fazer um bom rali, com o apoio da equipe Honda. Eu sozinho não faço nada, eu dependo de toda estrutura por trás de mim. Consegui ficar em terceiro, atrás dos melhores do mundo. Eu estou muito feliz, com certeza foi um resultado que superou as expectativas", comemorou.
O pentacampeão do Sertões gostou do novo formato, com sete dias de disputas. "Achei um formato muito interessante, as provas ficaram mais disputadas. As provas são menores e o ritmo do rali fica mais intenso e não pode errar, qualquer errinho e você sai da disputa", observou.
Das 37 motos, que largaram em Goiânia (GO), 32 disputaram a última especial.
Nos quadriciclos, o paulista Robert Nahas (RNN Sports) faturou seu segundo título seguido, em sua 11ª participação no Sertões. O piloto também foi campeão em 2005 e 2008. Neste sábado, ele administrou a vantagem e chegou em terceiro, a 4min51s do polonês Rafal Sonik (Sonik Team), o vice-campeão.
No geral, Nahas fechou as sete etapas em 20h38min09s, 22min54s à frente de Sonik. Gabriel Varela (Divino Fogão Rally Team) ficou em terceiro. Tom Rosa (ATV Yamaha) foi o quarto e Rodolfo Brito (Paraíba Rally Team) terminou em quinto.
Sonik, que já venceu o Sertões em 2010 e está liderando o Mundial de Rally Cross Country da FIM, foi o melhor em três especiais deste ano.
Dos 17 quadriciclos, que iniciaram o rali, nove "sobreviveram" à chegada em Belo Horizonte.
"Agora é hora de comemorar, vamos pra festa. Eu não gosto de comemorar antes da hora, mas no deslocamento eu já vim comemorando muito. Parabéns pra toda equipe, todo apoio. Estou feliz demais. Não tem nem palavras pra descrever esse momento do tetra. A diferença do título de 2005 para esse é que aquele foi o primeiro Sertões. Em 2013 e 2014 o grid foi super competitivo, tem uma geração nova chegando que vai dar trabalho. Nesse Sertões, não tinha muita estratégia, tinha que acelerar muito. Eu forcei, mas sem colocar a segurança em risco. Agora é só comemorar", disse o entusiasmado Nahas.
Nos UTVs, José Hélio Rodrigues e o navegador Edmilson de Camargo Jr. (Polaris Racing / Zé e os Caras 4x4) venceram a última especial, mas o título foi para uma dupla que não ganhou nenhuma etapa, mas soube manter a regularidade: Vinícius Mota / Rafael Shimuk (Taguatur Racing). Eles terminaram em quinto no último dia e foram campões com o tempo de 22h27min12s, mais de 22 minutos de vantagem para os vice-campeões Henrique Gutierrez e Weidner Moreira (Polaris).
O resultado foi surpreendente já que a dupla André Sawaya/Eduardo Costa (S2 Rally / Bike Box) liderava até o penúltimo dia de disputas, com mais de 30 minutos de vantagem. Neste sábado, no entanto, eles tiveram uma quebra da homocinética no km 140 e não completaram.
Zé Hélio e Camargo Jr. venceram quatro especiais, mas uma quebra em uma das etapas deixou a dupla longe do título, terminando em sétimo no geral. Elson Cascão/Claudia Grandi (Kandangus Rally Team) ficou em terceiro no geral. Leadro Torres/Idali Filho (Xtreme Plus/Torres Racing) completou em quarto e a dupla Gustavo Lapertosa/Marcello Brandão foi a quinta colocada.
Mota comemorou muito seu primeiro título no Sertões. "A emoção de ganhar um Sertões é muito grande. São dias difíceis, com especiais muito difíceis. Conseguimos completar todas as etapas e conseguimos conquistar o resultado. Estou muito feliz. No UTV, você tem que ter um equilíbrio, você pode quebrar, mas nunca forfetar (não completar a especial no tempo limite). Eu tive problemas no primeiro e no terceiro dia, mas completamos em todos. O UTV é uma categoria nova. É preciso ter estratégia, se você forçar muito ele quebra. O segredo é acelera, mas poupar" explicou o piloto campeão.
O navegador Shimuk também festejou. "No ano passado, eu fiz o Sertões Series e fui campeão. Esse ano eu vim com o Vinícius e nosso objetivo era completar. Depois mudamos para completar entre os dez, depois assumimos a quinta e queríamos o pódio. Fomos comendo pelas beiradas, achamos que não seríamos campeões. O Sawaya deu o azar de quebrar hoje e nós completamos", declarou. "A navegação desse ano foi perfeita. Todos os dias a planilha estava 100%. Parabenizo o Edu Sachs, que é um grande diretor de prova. Todos os perigos e referências estavam na planilha. Acho que a especial mais marcante foi a maratona, que conseguimos completar sem quebrar o carro e fez com que a gente ganhasse mais condições no rali", finalizou.
Entre Goiânia (largada) e Belo Horizonte (chegada), o Sertões 2014 passou por mais cinco cidades. Três foram sede do rali pela primeira vez: a goiana Catalão e as mineiras Paracatu e São Francisco. Completaram o percurso, Caldas Novas (GO) e Diamantina (MG), que já receberam o Sertões em outras edições.
Além de motos, UTVs e quads, o Sertões também teve as disputas das categorias carros e caminhões. Foram sete etapas até a chegada em Belo Horizonte e mais de 2,6 mil km percorridos. A prova contou com 197 competidores no total e pilotos de seis países, além do Brasil: Chile, Espanha, França, Polônia, Portugal e Reino Unido. Nas categorias motos e quads, o Sertões também foi válido pelo Mundial de Rally Cross Country da FIM (Federação Internacional de Motociclismo).
Resultado extraoficial
Motos
1. #2 MARC COMA (KTM / KTM RED BULL FACTORY TEAM) 18h21min51s
2. #1 PAULO GONCALVES (HONDA / TEAM HONDA HRC) 18h25min14s
3. #5 JEAN AZEVEDO (HONDA / HONDA MOBIL DE RALLY) 18h35min56s
4. #4 HELDER RODRIGUES (HONDA / TEAM HONDA HRC) 18h43min37s
5. #3 JORDI VILADOMS (KTM / KTM RED BULL FACTORY TEAM) 18h48min28s
Quads
1. #100 ROBERT NAHAS (PROTOTIPO / RNN SPORTS) 20h38min09s
2. #101 RAFAL SONIK (HONDA / SONIK TEAM) 21h01min04s
3. #105 GABRIEL VARELA (CAN-AM / DIVINO FOGAO RALLY TEAM) 21h34min53s
4. #103 TOM ROSA (YAMAHA / NC RALLY TEAM) 22h43min18s
5. #110 RODOLFO BRITO (PARAIBA RALLY TEAM) 23h49min34s
UTVs
1. #213 VINÍCIUS MOTA/RAFAEL SHIMUK (TAGUATUR RACING) 22h27min12s
2. #218 HENRIQUE GUTIERREZ/ WEIDNER MOREIRA (PODIUM) 22h49min20s
3. #211 ELSON CASCAO II/CLAUDIA GRANDI (KANDANGUS RALLY TEAM) 23h06min24s
4. #208 LEANDRO TORRES/IDALI RODRIGUES FILHO (XTREME PLUS / TORRES RACING) 23h35min52s
5. #219 GUSTAVO LAPERTOSA/MARCELLO BRANDÃO (LAPERTOSA MOTORSPORTS) 26h40min53s
Veja resultados completos:
http://www.webventure.com.br/sertoes2014/resultados/dia